sábado, 31 de março de 2012

Um dia que não deve ser comemorado, porém jamais esquecido


Se passaram 48 anos, mas as marcas persistem na história do Brasil. Não devemos comemorar, mas temos que lembrar o quanto a ditadura foi esmagadora para o Brasil. Que os porões da ditadura sejam abertos e documentos revelados. Que exista justiça nesse país tão injusto.

Meu amigos. Apesar de estar muito cansado não poderia deixar de citar o dia de hoje. Fazem 48 anos que passamos por uma vergonha. A mancha da ditadura é algo ainda vivo em nossas mentes, e jamais poderá ser apagada da nossa história. Não podemos deixar cair no esquecimento, como querem os militares, que hoje inclusive, soltaram de para quedas no Rio de Janeiro, em homenagem ao Golpe. Por falar em “Golpe”, os mesmo militares defendem a palavra “Revolução”, que por muito tempo povoou nossos livros de história. A Comissão da Verdade é uma arma importante, e deve ser lavada adiante na busca pelos assassinos dos muitos que desapareceram, ou se enforcaram absurdamente, como Herzog.

No Brasil, tratamos a ditadura como uma página virada, graças a anistia, ampla e irrestrita. Mas em outros países, os torturadores são presos e julgados. No Brasil, eles andam nas ruas como pessoas de bem, tem prestígio, dinheiro e até viram autoridades políticas, como o doente Jair Bolsonaro.

Andamos vivendo momentos complicados. Por muitas vezes, e não são poucas, temos nossas liberdades tolhidas. Vivemos em um país onde as pessoas não são iguais, onde políticos decidem nossa vidas, se esquecendo que são nossos empregados. Vivemos em um país sem justiça social, onde a educação é tratado com desleixo e sem valorização, e talvez, essa seja a maior ditadura.

Por isso mesmo, para que nada seja esquecido, durante a semana que se adentrará, iremos fazer uma série de postagens sobre este tema. Será na nossa contribuição para que estes dias de chumbo, não sejam esquecidos, e as pessoas conscientizadas, que não há motivo para se comemorar, mas sim muito o que protestar.

Frase do dia


Pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue.

Chico Buarque

sexta-feira, 30 de março de 2012

Que isso Vila Novinha? Que isso? - A realidade velha em Vila Nova.

Em visita a Vila Nova, o Prefeito não fica bem na fita. Será que a culpa é minha, que nem lá estive, ou das pessoas que o acompanhavam, que estão queimadas no bairro. O que sei, é que não fui eu que as escolhi.
Em um compromisso em Vila Nova, agora a tarde, fui abordado por algumas pessoas que me perguntavam sobre a visita do Prefeito Zé Renato e a “turma”, assim foi dito, que estava com ele. Mesmo sem entender muita coisa, parei para tentar esclarecer algumas dúvidas. Uma pessoa um pouco mais nervosa deixou bem claro que a visita do prefeito é uma novidade, já que nos último três anos não foram muitas. Sai em defesa do prefeito explicando suas ações e outras coisas mais, mas não convenci. Quase indo embora, perguntei de que turma era essa. Quem seria? Foi aí que um comerciante me disse: “As coisas já não andam bem para o Prefeito, e ainda mais andando com esse pessoal do PT, vai ficar pior”.
Expliquei que essas pessoas não são mais do PT, e tudo que já aconteceu envolvendo esses casos. Não adiantou muito, o mesmo comerciante disse: “Essa pessoa que mora em Vila Nova, e que estava com o prefeito, pode até não ser mais do PT, mas por aqui não tem voto.” Esse recado é interessante, deixa claro que o prefeito pode estar cercado de problemas. Mas tenho certeza que não são todos, existem pessoas competentes na administração, mas tenho certeza que em busca de voto, o prefeito pode não estar fazendo os melhores negócios.
O que eu sei mesmo, é que esta aliança é estranha. Entre o grupo que veio do PT, tem pessoas muito boas, conheço uma em especial, com muito potencial, e isso ninguém me contou, eu vi com os próprios olhos. O que importa mesmo é que o PT perdeu três eleições seguidas em Barra Mansa, e agora uma parte do PT que está no governo, tem a missão de ajudar a ganhar a reeleição. Não sei não, mas nessa soma, dois e dois, não são quatro.

Manifesto pela Policlínica

Estarei neste momento reproduzindo o manifesto que circula hoje no bairro de Vista Alegre e região. Quem assina o manifesto sou eu mesmo, como vocês poderão ler ao final, e tem como objetivo levar ao entendimento da população a verdade sobre o caso da “Praça do Postinho” em Vista Alegre.
Manifesto pela Policlínica

Nós, moradores de Vista Alegre e região, temos o direito a saúde e lazer públicos, gratuitos e de qualidade. Desejamos a instalação de uma policlínica em nosso bairro, como foi anunciado pelos vereadores e prefeito Zé Renato, mas EXIGIMOS A PRESERVAÇÃO DE NOSSA PRAÇA.

É inadmissível que se justifique a destruição de nossa única praça para a construção de uma policlínica. Não faltam terrenos públicos e privados baldios em nossa região. A única razão plausível para tanta pressa em destruir nosso patrimônio é, obviamente, a viabilização de mais uma obra eleitoreira.
Já existe um posto de saúde no bairro, embora esse posto não funcione adequadamente e tenha carência de médicos, funcionários e material hospitalar. Uma policlínica seria bem vinda em um bairro tão abandonado na área de saúde quanto tem sido o nosso, Vista Alegre. 
Apesar das autoridades nos visitarem em inaugurações (finalidade eleitoral), e outras aqui morarem, elas não conhecem nossos problemas na área de saúde, nos horários de ônibus e uma série de outras coisas que assolam nosso bairro. Uma das nossas carências é da falta de pontos de lazer para nossos filhos e familiares. A “Praça do Postinho”, não é uma área de lazer qualquer, nem seus usuários são drogados e bandidos, ela faz parte da história da nossa comunidade. Destruir a praça de nosso bairro é o mesmo que destruir nossos costumes, tradições, enfim, quem somos.
Queremos ser ouvidos e respeitados. Mas quem, até agora, ouviu os desejos da comunidade? As árvores da praça serão cortadas? As autoridades não ouvem os moradores, criticam os que falam em defesa do bairro como se eles não tivessem ao menos o direito de se pronunciar. Enquanto nós queremos dar voz aos muitos que estão insatisfeitos, determinado vereador  se utiliza de uma rádio ilegal para ameaçar os cidadãos.
 Amamos nosso bairro e rogamos a Deus que ilumine a cabeça de nosso prefeito para que atenda nosso pedido: PREFEITO, NÃO DESTRUA NOSSA PRAÇA. Construa a policlínica em outro lugar de Vista Alegre, não coloque uma faca em nosso pescoço dizendo que é aqui ou nada. Trabalhemos juntos e venha comemorar conosco no próximo primeiro de maio.
Com votos humildes e sinceros de cordialidade.

Samuel Marques, cidadão e morador de Vista Alegre.

A Praça é nossa, o governo não.

O imbróglio envolvendo a “ Praça do Postinho”, em Vista Alegre, é o retrato de um governo que se perdeu com o tempo. O povo não é contra a Policlínica, e quer apenas que a sua praça continue existindo. Governo não tem diálogo e quer vencer a eleição. Vereador reclama na rádio do fato do povo ter voz, e eu continuo dando voz a quem tem que falar.
Vista Alegre nunca foi citado como um lugar de pessoas fracas. Um povo forte que tem histórico de brigar pelo que é seu. É deste jeito que as coisas andam acontecendo por aqui, neste bairro não muito pacato de Barra Mansa. Desde de que foi anunciado pelo governo, e amplamente divulgado pelos vereadores, de maneira trágica, a Policlínica passa a ser debatido em cada esquina. A Policlínica de Vista Alegre, será construída em cima da “Praça do Postinho”, único local de lazer da população. O grande problema não é esse, mas sim a maneira como as pessoas são tratadas pelos seus governantes. Para começar não há diálogo entre o executor do projeto e os moradores, que foram pegos de surpresa. Não nem sequer uma consulta popular acerca de locais para construção da Policlínica. Para piorar, vereadores desastrados e sem o reconhecimento da população, ao tentar alcançar votos, foram até a praça e desandaram ainda mais a maionese, chegando ao ponto de citar que aquela praça era um local de maconheiros e drogados. Diante deste quadro a tendência era que as coisas piorariam, e foi o que ocorreu. O povo começou a se alvoroçar, e o bicho pegou.
Foto da Praça do Postinho em Vista Alegre.

Meu envolvimento começou quando a pedido de uma moradora, visitei a praça e fiquei a par da situação. Mas não cheguei lá mandando, ou dizendo o que as coisas aconteceriam. Fiz o que o governo não fez, e não faz, ouvi a população. Tomando conhecimento do problema, começamos a indicar soluções para abrir um diálogo, já que este é o desejo da população. Em nenhum momento ouvi de nenhum morador que os mesmo são contra a construção da Policlínica. Eles são contra a destruição da praça, e com certeza a coisa piorou, quando os vereadores, em uma tentativa eleitoreira chegaram no local e foram confrontados. Aí surge mais um problema. Os vereadores, que se dizem do nosso bairro, não conseguiram ao longo dos três anos de mandato construir uma identidade com a população, e por isso não conseguem ser vistos como amigos do bairro. As péssimas atuações dos dois vereadores os levaram a esse descrédito. Algo semelhante acontece com as Associações de Moradores que atuam em Vista Alegre, em seus vários Loteamentos, estão desacreditadas, até pelo fato de estarem lotadas de olheiros políticos destes mesmos vereadores. Esta situação me leva a um raciocínio. Quem executa a obra é o poder legislativo? Ele projeta a obra? Não. Quem tinha que fazer esses anúncios e conseqüentemente explicá-los é o poder executivo, que ainda não fez como deveria fazer.
Conversando com os moradores e entendendo a situação. Infelizmente, vereadores do bairro ainda não sabem fazer isso.

Envolvido e apoiando os moradores, decidi entrar nesta briga, e dar VOZ a quem não estava tendo, os moradores. Munidos do abaixo assinado, fomos em comissão para a prefeitura conversar com o prefeito, com a ilusão de que conseguiríamos esclarecimentos. Além de não conseguir nada disso, ainda não fomos atendidos pelo prefeito. A imprensa tomou conhecimento foi até o local, também dando voz a população (ver matéria). No sábado, em meu programa na Rádio Comunitária Social FM, 101.1, a população também esteve presente e recebeu a oportunidade de falar. Essa é a obrigação de uma rádio comunitária de verdade, e não mudar a freqüência, para não ser pego pela Polícia Federal.
Nos últimos dias fui muito atacado por vereadores e membros do poder executivo pelo farto de estar envolvido com o caso da “Praça do Postinho”. Para essas críticas, inclusive através de uma rádio, e por um vereador, lançamos no dia de ontem um manifesto, para explicar detalhes sobre todas essas ações, e publicarei no próximo post. São críticas de pessoas que estão ganhando vantagens com a política atual. Uma política clientelista, eleitoreira e mentirosa, e os que estão o apoiando, são tão fracos politicamente quanto o vereador. O recado é simples, continuarei ao lado do povo, assim como no caso do Plano de Cargos e Salários, que se for aprovado do jeito que está só prejudicará o funcionalismo. Se colocar na política é ter disposição de falar o que tem que ser falado na hora certa, e se posicionar ao lado do povo sempre, mesmo os que têm o poder não gostando disso.

Frase do dia


Quem nada teme não é menos poderoso que aquele a quem todos temem.

Friedrich Schiller

quarta-feira, 28 de março de 2012

Proposituras sem Propósito

Depois de muito tempo sem a série “Proposituras sem Propósito”, voltamos. O fato se deve ao site da Câmara Municipal de Barra Mansa voltar a funcionar para valer depois de alguns meses, fato denunciado aqui em nosso blog diversas vezes (clique aqui). Mas enfim, tudo voltou a normalidade. O site atualiza as ordens dos dias e nós vamos reproduzindo, mas claro, com vários comentários. Para quem não conhece, a nossa série “Proposituras sem Propósito”, tem o objetivo de informar a população as idéias, indicações, requerimentos e até quem sabe, Projetos de Lei que de tão trágicos, chega a ser cômico. Nesta semana, veremos como os problemas de Barra Mansa são pequenos, chegando ao ponto do Vereador criar Projetos de Lei que davam nomes a logradouros. Outro fato, vai ser mais uma vez a confusão mental do Vereador que insiste em fazer o papel da Associação de Moradores.


Requerimento Nº 044/2012 - Ver. Vicente Carneiro Leão Filho (ordem do dia 22/03/2012)Requer a construção de quebra mola na Rua São José, em frente ao número 180, Loteamento Aiuruoca, Bairro Vista Alegre.


O Vereador permanece com o vício de se comportar como presidente de Associação de Moradores. Continuo batendo nesta tecla. O Vereador cria leis, fiscaliza o executivo, aprecia contas, ou seja, legisla. Ele não coloca luz em poste, não traz tampa de bueiro, e muito menos faz quebra mola. Infelizmente essa prática apenas faz com que a cidade perca ainda mais. Um vereador que ganha uma bela quantia para não exercer seu trabalho corretamente, é dinheiro jogado no ralo, e nesse caso, vamos todos juntos.


Projeto de Lei Nº 148/2011 - Ver. José Luiz Vaneli “Leiteiro” (ordem do dia 28/02/2012) - Dá denominação de Logradouro Público Municipal, Rua José Moreira Faria, Bairro Getúlio Vargas.


Vergonhoso.  Eu resumo com apenas uma palavra. O Vereador se utiliza de um Projeto de Lei para dar nome a ruas, e ale do Projeto Nº 148/2011, tem também mais três, todos apresentados no mesmo dia 28 de fevereiro de 2012, e todos no bairro Getúlio Vargas.
Esse é o papel do vereador? A população que não tem atendimento nos postos de saúde, que vê os colégios dos seus filhos sem professores, que paga uma passagem caríssima, e que mora em uma cidade onde o funcionalismo não consegue debater seu próprio Plano de Cargos e Salários, paga pela inoperância de um vereador, que se preocupa com nomes de ruas, ao invés de legislar. Não há fiscalização, nem vontade política de mudar Barra Mansa.

Frase do dia


“Eu posso cuidar de um bebê, eu já fui um.

Patolino

terça-feira, 27 de março de 2012

Frase do dia


“Em ano de eleição tudo pode acontecer. Principalmente aquilo que não aconteceu nos últimos três anos.

Jean-Jacques Rousseau

segunda-feira, 26 de março de 2012

Novas Enquetes - Em quem você votaria para Prefeito de Barra Mansa? Em quem você não votaria para Prefeito de Barra Mansa? Vote.

Uma enquete no ar, para ensaiar o debate. Em quem você votaria para Prefeito de Barra Mansa? E para entender o fenômeno rejeição, em quem você não votaria para Prefeito de Barra Mansa. Acesse, espalhe e vote.
Vamos lançar hoje duas novas enquetes em nosso blog. Pegando o bonde das enquetes, e com finalidade apenas de curiosidade. Não tenho a intenção de fazer uma pesquisa, e a série de enquetes que lançarei, não querem dizer nada. Essas enquetes terão a duração de uma semana de início.
Duas perguntas são feitas. Na primeira, em quem você votaria para prefeito de Barra Mansa? Darei as opções que até agora figuram no cenário político da cidade. São eles: Zé Renato, Jonas Marins, Inês Pandeló, Ruth Coutinho, Tuca, Claudio Manes e Paulo Consenza.
Na outra pergunta estará a seguinte questão: Em quem você não votaria para prefeito de Barra Mansa? O objetivo é fazer uma análise da rejeição de cada candidato. Depois de uma semana e encerrada a enquete, começaremos a brincar com as possibilidades, mas aí é outro passo.
Minha intenção não é pesquisar. Isso é apenas uma enquete, e não pode ser levada ao pé da letra por ninguém. Mas vale a brincadeira. Cada pessoa só poderá uma vez, e em apenas em uma pessoa.
Vamos que vamos, e boa sorte a todos neste ensaio das eleições municipais, guardadas as devidas proporções.

Frase do dias


No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro e os políticos têm medo do passado.

Chico Anysio

sexta-feira, 23 de março de 2012

Câmara Municipal de Barra Mansa e o Plano de Cargos e Salários - A falência moral da casa do povo.

A Câmara Municipal de Barra Mansa no último dia 20, ficou confuso quanto ao Plano de Cargos e Salários. Sendo vaiada, a câmara de Barra Mansa, passa por um momento delicado, onde a falência moral é clara. O momento auge, foi quando Vicentinho sai da sessão alegando ter outros compromissos. Não seria compromisso de um vereador estar nas sessões?
Câmara lotada.

A sessão na Câmara de Vereadores de Barra Mansa do último dia 20 foi quente. Com a plenária lotada de funcionários públicos e a sociedade civil, que ainda receosos com a chance de se votar o Plano de Cargos e Salários, se encontravam presentes, o clima estava quente. Para começar a Câmara não está acostumada com a casa cheia. Isso já era evidente logo de cara. Muitas conversas antecederam o início da sessão, até que enfim, atrasadamente, se inicia a sessão. E como em uma sessão “espírita”, não consegui se ver duas figuras, dois seres, Baianinho e Guto Nader. Os outros dez, estavam lá. Zé Abel toma palavra e com um discurso populista, chega a se oposicionar ao governo executivo, e declara que não votará esse texto. Arrancando aplausos, Zé Abel se senta, para assistir a um dos piores momentos daquela casa. Vicentinho agora tem a fala, e incrivelmente, esbravejando sem dizer nada conexo, se retira da sessão alegando ter outro compromisso.
Foto dos vereadores ( no foco Vicentinho). Repare na foto abaixo.

Foto do mesmo local acima, mas sem o vereador, que se justificou dizendo que tinha outro compromisso. O compromisso de um vereador não é estar nas sessões?



Que compromisso poderia ter um vereador se não estar nas sessões? Como ele pode dizer estar a vontade para votar, se não conhece o texto? Vicentinho então votaria contra o funcionalismo, já que o texto é horrível. Ele não fez isso sozinho, Sônia Coutinho também se levantou e se foi. Fugiram da discussão. Fugiram do debate sobre o “Plano”. Que espécie de vereadores são estes? Os piores possíveis. Saindo do plenário, Vicentinho tentava cumprimentar as pessoas, que ao verem sua mão estendida, não a apertavam, e sobre gritos saia o vereador enxovalhado, pelas suas própria falência ideológica.
O pior disso tudo, não é o fato do vereador se ausentar da discussão, isso é de se esperar. O pior, é que esta discussão é importantíssima para a cidade, e a câmara nesta sessão, se viu confusa, sem soluções, e sem representatividade. Não foram poucos os vereadores, que ao falarem foram vaiados, reflexo de suas atuações. Nas ruas conseguimos ouvir de pessoas, e as mais simples, a indignação com o fato dos vereadores só os procurarem em ano de eleição. A conscientização pode está dando certo, e muito pode se mudar em 2012. Mas isso só acontecerá quando banirmos os covardes da casa do povo, a Câmara Municipal.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sem Plano, sem Cargos e sem Salários.

O Plano de Cargos e Salários em Barra Mansa é um debate antigo, mas nos últimos dias, novidades têm acontecido. Enfim o funcionalismo tem acesso ao "Plano", prefeitura recua, mas apressa debate. Vereadores se assustam, e um chega a fugir da sessão marcada pela presença em massa da população.
Não é novidade nenhuma em Barra Mansa, que o Plano de Cargos e Salários, que vem sendo debatido desde 1997, é motivo de discórdia entre funcionalismo público e governos. Nunca se chegou a uma certeza de nada, mas nos últimos dias, novos capítulos foram exibidos para essa já antiga novela.
Vídeo que está na internet, com os professores sendo proibidos de entrar na prefeitura.

Na quarta feira (14) professores foram proibidos de entrar na prefeitura. Eles procuravam ser recebidos pelo prefeito e discutir várias propostas. Isso não aconteceu e ainda foram impedidos pela Guarda Municipal (que também são servidores públicos) de entrarem no prédio. Um erro terrível por parte da prefeitura, se tratando que aquele prédio é público. Os professores reivindicavam várias coisas, entre elas, eleição direta para diretores, reajuste salarial, e o Plano de Cargos e Salários. Como aqui em Barra Mansa, onde tem fumaça, tem fogo, para quem sabe perceber os fatos, dava para entender que algo estava ocorrendo. Como tinha dito em um dos posts anteriores, tinha recebido uma ligação, dando a informação de que a câmara votaria na terça feira (20), o mesmo “Plano”. Mas diante de uma paralisação dos professores, o prefeito aceitou negociar, e na segunda feira o fez. Apresentou várias recusas, mas trouxe uma novidade, debater o Plano de Cargos e Salários com os profissionais da educação, mas isso teria de ser feito já. Para isso autorizou dois dias de meia paralisação para que os profissionais discutissem as propostas. Aí ocorre o primeiro erro. Não é necessário autorização do governo para se paralisar. Ficou decidido em plenária pelo SEPE, que parariam em meio período, dois dias, quarta e quinta. Aí está o erro dois. Insuficiente para debater tantas propostas que podem mudar a vida das pessoas.
Plenária do SEPE, na Igreja Matriz. Reunião teve várias propostas e a presença em massa dos profissionais da educação

Porque o governo tem tanta pressa? Porque debater tão rápido? Porque não trouxe esse “Plano” ao conhecimento das pessoas antes? Porque o governo municipal insiste em mandar um “Plano” tão ruim? Perguntas que podem ter as mais variadas respostas. A pressa pode ser explicada com a intenção de que pontos importantes não sejam debatidos e passem da mesma forma. A pergunta sobre o fato do governo não ter levado o “Plano” ao conhecimento das pessoas antes, se deve ao fator eleição. Somente por isso estamos debatendo neste momento esta tão ruim plano, que falta clareza e justiça.
Hoje, as escolas para mais uma vez em meio período para debaterem o Plano de Cargos e Salários, mas será que dará tempo? Creio que não. Não existia propostas melhor, do que paralisar 48 horas para se fazer um debate mais amplo. Não se poderia ceder a essas intenções do governo de se agir com pressa. De algo eu tenho certeza, se não houvesse mobilização teríamos a votação na câmara. Em reunião com o SEPE, o prefeito mencionou os números 005 e 006, como ofícios de encaminhamento a câmara. Na sessão do dia 20 de março, a leitura começou com o ofício 007, enviado pela prefeitura para a câmara. Se não houvesse mobilização este “Plano” seria votado e muito possivelmente aprovado.
Tudo isso é triste demais. Como Delegado Nacional da Conferência de Transparência e Controle Social, repudio esta ação, sem transparência e sem o envolvimento da sociedade civil. Todo funcionário público, antes de mais nada é membro de sua sociedade. Este assunto deveria ser abordado em um debate amplo e sem pressa, para que todos os envolvidos fossem ouvidos.
Só existe um plano, o da reeleição a qualquer custo. Quando voltar, contarei a vocês um pouco sobre a sessão da Câmara Municipal de Barra Mansa do dia 20, que estava lotada de funcionários públicos, e a reação dos vereadores, em especial um, que fugiu do debate, alegando ter outros compromissos. Esse é o cenário da política de Barra Mansa.
Sessão da Câmara Municipal de Barra Mansa do dia 20 de março. Possível votação do "Plano" causa medo da população que aparece e assusta vereadores.

Mas antes de terminar, e lembrando que no dia de ontem e hoje, os funcionários estão debatendo o Plano de Cargos e Salários, fica uma pergunta: O que o funcionalismos fará se o governo não aceitar as mudanças propostas pelo funcionalismo? Se o “Plano” for encaminhando para a Câmara mesmo assim? O que será feito? O clima está tenso, muito bom para um ano de eleições municipais. Até mais tarde.

quarta-feira, 21 de março de 2012

I Conferência Estadual de Transparência e Controle Social


Vou reproduzir aqui no blog a matéria veiculada, pelo Jornal “A Voz da Cidade”. No final da matéria também estará o link do site. Durante esta semana e a semana que vem, estarei colocando fotos e contando um pouco como foi esse maravilhoso evento.

 

Cidade será representada em conferência nacional


No evento, o Estado do Rio de Janeiro será representado por 56 delegados, entre eles o professor de História Samuel Marques, de 28 anos, que compôs a bancada de Barra Mansa na etapa estadual, realizada no fim de semana, no Instituto Superior de Educação 



BARRA MANSA

A I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (I Consocial) acontece em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio. No evento, o Estado do Rio de Janeiro será representado por 56 delegados, entre eles o professor de História Samuel Marques, de 28 anos, que compôs a bancada de Barra Mansa na etapa estadual, realizada no fim de semana, no Instituto Superior de Educação (Iserj), na capital.
- “Ser um dos representantes do estado do Rio em Brasília é também a oportunidade de Barra Mansa ter voz em discussões importantes, como o combate à corrupção e a busca de mecanismos de controle social. Quero, antes de ir a Brasília, fomentar essas discussões por toda a cidade para que eu possa levar a vontade da cidade para Brasília, representando de verdade meu município”, disse o professor.
            A I Consocial é uma realização da Controladoria Geral da União (CGU). Convocada por Decreto presidencial de 8 de dezembro de 2010, a conferência vem sendo consolidada através das etapas preparatórias que estão sendo realizadas em todo o Brasil desde julho de 2011 e serão encerradas em abril de 2012. As etapas preliminares devem mobilizar mais de um milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1,2 mil delegados na etapa nacional.
- “As ideias dos barramansenses não estão fechadas no município, mas podem ser aproveitadas a nível nacional. Como delegado, vou levar a bandeira do município. Barra Mansa foi muito vencedora. Ali, o dinheiro não fazia diferença, nem o conhecimento, já que eram todos desconhecidos; mas nós conseguimos a aprovação de propostas com articulação”, enfatizou, citando ainda a característica combativa da região.

Consocial Estadual

Barra Mansa, assim como as demais cidades participantes, preparou 20 propostas, que foram avaliadas e sintetizadas pelos organizadores da conferência estadual. Ao todo, após a filtragem da comissão organizadora, que, por exemplo, agrupou temas comuns, foram analisadas nessa etapa 355 propostas de cerca de 70 municípios. Deste total, foram escolhidas 20 para serem inseridas no debate a nível nacional.
Uma proposta enviada por Barra Mansa destacada por Samuel diz respeito ao financiamento público das campanhas eleitorais. Conforme o texto aprovado para fazer parte do debate nacional, a cota de cada candidato seria limitada e haveria igualdade entre os valores repartidos a todos. Além disso, a proposta prevê sanções para aqueles que buscassem financiamento privado, como cassação dos direitos políticos, e para as empresas, pessoas físicas ou entidades que financiassem as campanhas, que seriam multadas. “Dinheiro público já é colocado na campanha, mas será igualitário”, comentou.
Outra proposta que não passou para a etapa nacional, mas que foi salientada por Samuel, trata-se da participação da comunidade na escolha dos diretores da rede pública. “A eleição direta para os diretores das escolas públicas é um grande mecanismo de controle social em nossa comunidade. Esta proposta é a afirmação da gestão democrática educacional, que tem que ser vista também como uma maneira de ter transparência no controle governamental”, destacou o delegado, acrescentando que temas como esse podem ganhar força no estado e se tornarem realidade localmente. “Algumas propostas se referem apenas à realidade de cada cidade, então, mesmo não entrando no debate nacional, podem ser executadas nos municípios ou no estado”, analisou.

Representação maior do interior

Segundo Samuel, um fato inédito marcou a Consocial Estadual. “Pela primeira vez na história das conferências nós mudamos a desproporcionalidade na representação das regiões. As vagas de delegados para a Consocial nacional eram divididas entre capital, região metropolitana e demais regiões. Para o Rio, havia 20 vagas; para a região metropolitana, 19, e para o grupo denominado Demais Regiões, que engloba cerca de 40 cidades, apenas 13. Nós conseguimos aumentar a representatividade do interior, ocupando 26 vagas”, comemorou.
De acordo com Samuel, houve uma preparação intensa dos delegados do interior interessados em levar a proposta de mudança para a Comissão Organizadora Estadual (COE-RJ). “Nós ficamos até aproximadamente 1h30min da madrugada buscando embasar nossos argumentos; negociamos com as bancadas e enviamos a proposta ao COE, que nos permitiu defender a ideiaem plenário. Obtivemosapoio de esmagadora maioria. Só parte da delegação da capital votou contra, o que é compreensível, já que eles perderam vagas”, contou. “Se vai ser assim nas próximas conferências públicas, como da mulher, do idoso ou da saúde, por exemplo, não sei. Se isso for um marco, só vamos saber depois”, concluiu.


Eu voltei !!! Sem pânico por favor !!!!!


Sem a necessidade de pânico, se acalmem, eu voltei. E comigo uma série de problemas que estão em nosso redor, e alguns insistem em dizer que não.
 Estive na I Conferência Estadual de Transparência e Controle Social, no Rio de Janeiro. Tive a oportunidade de representar meu município e as 20 propostas que levamos até a capital carioca. Entre elas a eleição direta para os diretores de escolas públicas e vários mecanismos de controle social. Foi um sucesso como vocês poderão perceber na matéria a seguir, que reproduziremos do Jornal “A Voz da Cidade”. Com esse compromisso, o tempo foi escasso e os posts foram se acumulando.
Voltando de viagem, encontrei uma Barra Mansa em um caos político. Antes de viajar já sabia que os professores tinham sido impedidos de entrar na prefeitura e reivindicar sobre o Plano de Cargos e Salários, além de outras pautas. Na sexta feira, tinha recebido informações que na terça feira seguinte (21), a Câmara Municipal de Barra Mansa estaria votando o Plano de Cargos e Salários. Ainda na segunda feira o SEPE se reuniu com o Prefeito Zé Renato e em plenária deliberava o que fazer. Esse era o clima da cidade em um ano de eleição.
Passei a segunda feira em uma correria só, e na terça com reuniões e articulações, que envolviam inclusive a mobilização contra a votação de Plano. Estava também em pauta a votação do Projeto de Lei 263/11 que determina a castração gratuita de cães e gatos na cidade de Barra Mansa – RJ, que em cima da hora foi suspensa. Na quarta-feira a correria não foi menor.
Mas para amanhã tentaremos contar o problema da educação em Barra Mansa e o Plano de Cargos e Salários de forma cronológica, além do início de uma série de posts, relatando a Câmara de Barra Mansa e suas mazelas. Portanto até amanhã, temos muito a escrever, causando pânico em muitas pessoas.

terça-feira, 20 de março de 2012

Um belo compromisso para a noite hoje.


Os amigos do Grupo Vira Lata convidam e nós comparecemos. Esta lei é importante e merece nossa atenção.

Nesta terça, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Barra Mansa – RJ , votará o projeto de lei do vereador Marcelo Borges que determina a castração gratuita para cães e gatos.
Lembramos que a castração, em paralelo com outras ações, como a educação pela guarda responsável, evita o abandono.
Crias indesejadas são abandonadas nas ruas todos os dias. Animais são doados e adotados sem qualquer critério; os errantes procriam descontroladamente pelas ruas, aumentando o número de animais perambulando pelas cidades. Este ciclo gera mais abandono e maus tratos.
Abandonar animais é CRIME Lei Federal 9.605
Políticas públicas como a castração em massa, são fundamentais para transformar nossa cidade e a realidade dos animais.
A causa animal, assim como tantas outras, deve sair da esfera assistencialista e avançar politicamente.
Você como cidadão, contribuinte e eleitor, deve participar das decisões que políticos, eleitos por você, tomam todos os dias. Essas decisões influenciam diretamente em nossas vidas.
Nossos políticos deveriam refletir as nossas vontades e as nossas necessidades, mas para isso é preciso que estejamos presentes nestes momentos que são decisivos.
Você não precisa gostar de animais para participar ativamente da votação de uma lei que prevê a diminuição radical de animais nas ruas. Ou você prefere continuar convivendo com animais doentes, famintos e fêmeas grávidas rondando você?

Sua presença na Câmara Municipal de Barra Mansa, amanhã (20/03), às 19:00h, fará toda a diferença.

Esperamos você e seus amigos lá!

sábado, 17 de março de 2012

O blog denunciou e o a prefeitura atendeu. Ruas serão asfaltadas - Mais uma vitória de uma luta que está só começando.


No dia 12 de Março o prefeito inaugurou o início das obras de asfaltamento de várias ruas denunciadas pelo blog, pelos seus buracos e transtornos causados a população. Mais uma vitória da cobrança inteligente. O blog samuelmarquesbm, se junta ao povo e ganha força com as várias vitórias alcançadas. Agora, esperamos que tudo saia do papel.
Manilhas que serão usadas na obra
Na última segunda feira (12) a Prefeitura municipal de Barra Mansa deu início as obras de Infraestrutura e asfaltamento de algumas ruas de Vista Alegre. Coincidentemente, várias das ruas anunciadas nesta obra, são ruas já citadas por esse blog. Todas as matérias sobre os buracos de Vista Alegre, foram amplamente divulgados e tiveram grande repercussão nas redes sociais. Em uma das nossas matérias falamos sobre a Rua santa Inês (clique para acessar). Em outra matéria citamos e fotografamos, como sempre, as ruas Santa Luzia e João Lana (clique). A Rua Santa Luzia inclusive foi recapeada dois dias depois da matéria ir ao ar no blog (clique). A mesma Rua Santa Luzia também foi alvo de uma denúncia feita por mim mesmo e enviado ao Jornal Diário do Vale, na sessão "Eu, Diário" (clique para ver a matéria).

A Rua Santa Inês será asfaltada - Foto publicado na matéria do blog denunciando o péssimo estado da rua.
Seis ruas irão receber a nova pavimenatação. São elas: Rua Juarez Antunes, Santa Inês, João Lana, São Pedro. Joana D'arc e trecho da Tancredo Neves. O anúncio foi feito anteriormente pela Prefeitura e amplamente divulgada por muita gente. Na segunda feira  em um evento de inauguração, com a presença do prefeito e de algumas autoridades e líderes comunitários. Entre os populares, lá estava eu documentando este momento, para a cobrança posterior. Entre os discursos, vale lembrar o momento em que o Vereador Vicentinho, fez um discurso sem era nem beira, e dizendo um monte de coisas que só ele entendeu. Todas as pessoas em volta já cansadas dos mais de dez minutos de Vicentinho começavam a se dirigir para suas casas, quando emfim o legislador encerra sua fala se achando um grego, pelo poder de sua oratória.

Rua Primavera, no Loteamento Belo Horizonte, está a espera de ajuda - Foto da matéria do nosso blog, denunciando o abandono que esta rua se encontra. Acesse a matéria.
Fico feliz pela divulgalção do blog, e pelo fato do prefeito e seus secretários, que têm conhecimento do que escrevemos, tenham atendido nossos pedidos. Estamos trabalhando incasevelmente pela comunidade, com inteligência e coragem, sem nunca deixar de cobrar. Sabemos porém qua ainda há muito o que fazer no nosso bairro, e na cidade como um todo. A Rua Primavera, que já foi alvo de uma de nossas matérias (clique para ver), também espera resolução de seus problemas. A Rua 7 de Setembro (clique), que depois de uma matéria nossa foi recapeada (clique), continua merecendo atenção. Não se pode esquecer da Rua Ipanema (clique), que precisa de uma operação "tapa buraco" e dos problemas da Rua Sebastião da Silva, também conhecida como Rua 10, que em outra matéria também denunciamos o abandono. A Av. Beira Rio, onde inclusive fizemos um vídeo, visualizando claramente os problemas que assolam a população, também precisa ser lembrado pelo prefeito.

Vídeo produzido pelo blog, sobre o péssimo estado que ainda se encontra a Rua Beira Rio, em Vista Alegre - Matéria divulgada em 7 de fevereiro de 2012. Acesse. 
Esperamos de verdade que mais esses pedidos que já fizemos, mas que tornamos a lembrar sejam atendidos pela prefeitura. E que principalemente, esta obra realmente aconteça e seja entregue a população. Estaremos sempre de olho e atentos. E se alguém perguntar aonde está o problema, diga como acessar o blog, e se quiseram solução, também é só pedir para acessarem oi blog. Espalhe essas fotos e o vídeo. Mande e-mails denunciando, mande fotos, estamos a disposição, para judar a resolver o problema do seu bairro através do blog e da cobrança, e quem sabe conseguimos vitórias como essas todas que estamos alcançando e que foram citadas acima nos links da matéria. O asfaltamento dessas ruas pela prefeitura, é uma vitória do blog e principalemente do povo. Por isso não pare, não desista. A luta está apenas começando.

Frase do dia

“Em retrato falado na polícia japonesa, qualquer pessoa é suspeita.
 
National Kid

sexta-feira, 16 de março de 2012

Frase do dia mesmo no final do dele.

“Não importa o quão bom você é em alguma coisa, existem mais ou menos um milhão de pessoas melhores que você fazendo a mesma coisa.
Homer Simpson 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Desculpas, mas hoje não tem atualização

Galera, hoje foi um dia corrido demais. Logo vocês vão ler aqui no blog o porque desta correria. E por isso mesmo, não consegui atualizar o blog no dia de hoje. Peço desculpas e amanhã atualizaremos como de costume. Um abraço a todos !!!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Quando o espelho reflete o que não queremos ver.

O espelho pode refletir nossos erros e apontar imperfeições. Para os arrogantes, o espelho é pior inimigo, mas na verdade é o melhor dos amigos. Odiar o espelho e seus reflexos é a característica de pessoas que não sabem a diferença entre posição e oposição.
O pior problema de um governo é achar que seus erros são pequenos perto de seus acertos. Para piorar ainda mais, quem interpreta as ações como acerto, é o próprio governo. A arrogância chega ao limite de se criticar aqueles que estão apresentando os problemas, pois na verdade, deveriam fingir que não existem. Esse não é apenas o mal de governos, mas de uma população onde a mentalidade foi moldada com a ajuda do clientelismo político, para ser bitolada.
O título deste post revela uma realidade. A pessoas não querem se ver no espelho. Elas querem ver a imagem de alguém que elas queriam ser. Por isso bater nas portas das casas e pedir a participação maior da comunidade em assuntos de grande relevância para todos, não dá certo. Pois as pessoas não querem ser incomodadas para acharem uma solução para os problemas. Elas querem a solução. Por isso elas elegem pessoas sem se quer verificar a capacidade para fazer o que estão prometendo. Tudo isso é resultado de uma acomodação social. Quando batemos nas portas e pedimos que todos participem, evidenciamos, e refletimos como um espelho, o problemas deles mesmos. Ter uma pessoa no seu bairro que briga pelos seus direitos, pelos seus impostos e para que as obrigações do governo sejam feitas, é logo tachado pelas atuais lideranças comunitárias, como baderneiros. E o pior, é que as pessoas não estão prontas para analisar porque essas “lideranças comunitárias” colocam este rótulo nas outras. Essas “lideranças” são compradas, pelo poder local, para simplesmente não trabalharem, ou quando fizerem qualquer coisa, que seja com o aval do vereador por exemplo. Por isso, os “outros” que brigam por todos, acabam sendo rotulados, pois na verdade a sua existência reflete a fraqueza da própria população.
A situação só piora. O pobre coitado que está sem atendimento para o filho, pagando um ônibus caro e sem professor no colégio do outro filho, até concorda com tudo o que o “baderneiro” fala, mas tem medo de perder a cesta básica dada pelo poderoso local, que com um mandato político e com amigos associáveis, acaba alimentando a esmola social. Quando subimos o morro e vemos coisas que para alguns não existe, podemos observar o trabalho destes politiqueiros. Prometem para terem essas pessoas permanentemente em suas mãos. A pessoa te olha dizendo coisas sobre direito, impostos, dever do estado e educação, e te dá razão, mas já está paralisada, estagnada pela esmola dada pelos Viradinhos políticos e seus amigos religiosos.
O cenário é triste, e mais triste ainda, é quando pessoas esclarecidas trabalham para que tudo isso se perpetue. O mais terrível é você ver pessoas se acharem donos de vidas e donos de tudo que deveriam governar em direção ao povo. O pior é quando confundem posição com oposição, quando acham que críticas não devem ser feitas, mesmo com a incontestável prova do abandono e do descaso. O pior é quando pessoas que são bancadas por esses políticos, já não têm mais argumentos para debaterem, se inclinam para atacarem o diploma que você possa ter, tentando induzir que você estaria se desfazendo das pessoas, pelo fato de ter estudado. Essa é a característica dos derrotados, que tentam, através de um ato desesperado, jogar o miserável contra o espelho, para ver se os ferimentos dessa colisão servem de esquecimento para a desgraça vivida por essas pessoas.
Tudo isso que eu disse não é simples, é complexo sim, mas ninguém disse que não seria. Não sou o espelho, até porque não é necessário o Samuel Marques para se verificar a acomodação das pessoas. Isto se verifica no olhar de cada um, que está descrente da política e por conseqüência, já não discute mais, e acaba, para o bem de alguns, ser governado por bandidos, ladrões de esperança. Mas como só falei em “o pior”, e em 2012 nem tudo será assim. Algo está acontecendo, e esse ano a conscientização está dando certo, por isso o desespero dos poderosos de calar as bocas dos que reclamam e que apresentam propostas claras de mudança. Mas não tem jeito, “mesmo calada a boca resta o peito. Silêncio na cidade não se escuta”.