domingo, 24 de junho de 2012

Eleição SEPE - Barra Mansa - Eu voto Chapa 1


A eleição do SEPE está aí e eu apoio a CHAPA 1.
Entre os dias 26 e 28 deste mês acontecerá a eleição do SEPE. Em Barra Mansa, muitas lutas estão sendo travadas, e a educação, virou um grande campo de batalha. Essas batalhas acontecem porque vivemos em um município de um governo que não tem compromisso com a educação. Mas mesmo tendo esta certeza os movimento de base não param, e nem podem, por isso continuam lutando. E o SEPE é um deles.
Confesso que depois que passei a ir nas reuniões do SEPE, mudei meu conceito sobre ele, e conheci pessoas que são ousadas e aguerridas , e que abraçam calorosamente aqueles que querem lutar pela educação. E reafirmo a dificuldade disso, em meio a uma política de sufocamento, imposto pela prefeitura.
Muitos avanços foram alcançados, e claro, ainda existe muito a ser buscado, e por isso mesmo afirmo meu apoio a CHAPA 1, que com certeza pode dar seguimento as conquistas e rumar a novas. Não tenho dúvida que independente a isso, a participação da categoria é fundamental.
Cartaz da CHAPA 1:
Clique para ampliar




segunda-feira, 18 de junho de 2012

Frase do dia



Só existem dois motivos para alguém se preocupar com você: ou ela te ama muito, ou vocÊ tem algo que ela queira muito.”

Jack Sparrow

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Meu pai e suas observações sobre mais uma obra eleitoreira de Barra Mansa


A observação de uma pessoa que está de passagem, pode ser o retrato de uma cidade que não tem planejamento, nem para executar as suas obras eleitoreiras. As fotos revelam como fica a Av. Tancredo Neves em Vista Alegre durante as muitas chuvas desta época.
Depois que a Beatriz nasceu meu pai decidiu estar mais em Barra Mansa. A primeira e única neta despertou nele um ser babão, e ela que não é boba, sabe aproveitar bem isso. Desde de que ela nasceu, em um pouco mais de um ano ele me visitou mais do que o dobro dos últimos 5 anos.
Como as visitas ficaram mais assíduas, as observações também ficaram mais apuradas. Apesar do meu pai sempre evitar críticas políticas, até pelo fato de não estar envolvido com os problemas da cidade, desta vez sua revolta não ficou silenciada.
Situação da Av. Tancredo Neves no dia de chuva

Ao voltar para Vista Alegre, depois de um alegre passeio com a neta, ele deixou seu comentário sobre a obra da Rua Tancredo Neves. Mesmo com a minha explicação de que esta obra é de asfaltamento e necessária, ele não deixou de fazer um comentário, que na verdade é o mesmo de muitas pessoas do local. Ele disse: “Há quanto tempo eu venho aqui? Essa obra de eleição não tem planejamento. O transtorno acontece, mas ele é minimizado quando existe planejamento.”. Esta é a sensação de uma pessoa que não mora aqui, e que não conhece a nossa realidade. Mas não consegue ser burro. A obra referida é da Tancredo Neves na Vista Alegre, que insiste em não caminhar, e os transtornos, que apesar de necessários, não são minimizados com a prefeitura. O meu amigo Irineu já tinha feito algumas reclamações sobre a obra em sua rua, que durante um feriado foi abandonada de qualquer maneira, e para piorar choveu, trazendo uma imagem ainda mais caótica a situação.
Na noite em que voltávamos de nosso passeio familiar, e que meu pai soltou o verbo, estava chovendo, deixando lama para todo lado. Para os críticos do nosso blog, e que estão sempre de plantão, eu vou repetir, a obra é necessária, apesar de ser expressamente eleitoreira. Mas porque não há planejamento? Nas chuvas tudo piora, e os moradores, que já sofriam com a situação, sofrem ainda mais. Um prefeitura que diz que cuida da população, deveria ter mais respeito.
Para o meu pai nada muda, quem sabe, talvez as suas observações sobre Barra Mansa fiquem ainda mais críticas, nada demais para uma cidade que vive um momento crítico de falta de políticas públicas descentes. Mas para mim, o mais interessante, é que apesar do meu pai não viver aqui, não tem a impressão de que vivo no “País das Maravilhas”, como tenta convencer o governo municipal. Então imagina o que pensa e o que sente quem vive?

quinta-feira, 14 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prefeito cancela reunião com professores alegando outros compromissos. Com isso Prefeito afirma não ter compromisso com a educação. Leia história completa e entenda.


A covardia é uma arma dos perdedores, daqueles sem argumentos. O medo da educação é uma característica, dos que pretendem se ficar no poder a qualquer custo. O prédio da prefeitura no dia de ontem viu o retrato de um governo covarde, sem argumentos, sem interesse na educação e que sonha em se manter no poder.  Mas isso não, quem não respeita a educação não merece reeleição.
Profissionais da educação esperando serem recebidos pelo prefeito.

A tarde do dia de ontem prometia. Depois de uma panfletagem na Praça da Liberdade, no centro de Barra Mansa no horário da manhã, a expectativa era o ato marcado para o pátio da prefeitura no horário da tarde. Naquele momento já se sabia que no dia anterior o Prefeito de Barra Mansa tinha cancelado a reunião que ele mesmo por iniciativa própria tinha marcado para o dia 12 de junho. Quem estava presente na panfletagem na praça ficou bastante chateado com essa situação, pois existia alguma expectativa. Porém mesmo com o cancelamento da reunião a categoria decidiu permanecer com o calendário, e o ato no pátio da prefeitura mantido. Ao chegar lá, o SEPE se dirigiu ao gabinete, sem grandes pretensões, mas talvez já percebendo que algo havia de errado. Quero lembrar que ao cancelar o encontro o Prefeito alegou que teria compromissos no Rio de Janeiro, portanto não poderia manter a agenda. Mas quando o SEPE por volta das 15 horas chegou ao gabinete do prefeito, quem estava lá atendendo vereadores e outras pessoas? O prefeito. Então porque ele cancelou a audiência? Porque não considera a educação prioridade.
No canto está o Secretário de Educação, mas cadê o prefeito?

Até então o clima estava tranqüilo, com pelo menos 20 pessoas na entrada do gabinete, todos os presentes de maneira ordeira foram recebidos primeiramente pelo Secretário de Educação, que quase sem falar nada, apenas ouvia, e depois de interpelado a cerca de várias pautas, como um bom secretário deste governo, nada respondeu e se voltou para dentro do gabinete do prefeito e volta minutos depois com o Chefe de Gabinete do prefeito, o Pastor Gilson. Do lado de fora outras pessoas , dentre elas, eu mesmo, já se encontravam cercados por um batalhão de guardas municipais. E a cada minuto chegavam mais. Pela janela perto do elevador, dava para perceber que novas viaturas chegavam ao local. Em poucos minutos tinham mais de dez guardas municipais em volta dos profissionais da educação. O clima naquele momento já estava ficando pesado, e as negociações emperradas. Os professores deixavam claro que queriam falar com o prefeito e indagavam do porque que a reunião foi cancelada se o chefe do executivo estava na cidade, mais precisamente no seu gabinete. O que era mais importante do que a educação?
Isa falando com a imprensa, enquanto os professores permanecem no segundo andar.

Percebendo o momento construído pela própria prefeitura decidi chamar a imprensa, que em minutos chegou ao local, atestando ao absurdo que estava ocorrendo. O resumo da ópera é trágico a este governo, assim como a cidade. Um governo covarde, que foge do debate, que indica diretores (as), para servirem aos interesses politiqueiros, salários do funcionalismo defasados, escolas caindo aos pedaços, e crianças com um belo ponto de interrogação em seus futuros. E tudo isso acontecendo, enquanto o governo se escondia no seu gabinete. Guardas municipais espalhados por todos os lados para proteger o prefeito, enquanto o mesmo não conseguia se proteger de argumentos incontestáveis. O que já fez esse governo pela educação? Essa pergunta eu deixo no ar.
Profissionais se retirando da anti-sal do gabinete do Prefeito
A minha presença no dia de ontem, é a mesma de todos os dias. Não sou professor da Rede Pública, mas sou membro da sociedade civil. E sempre digo para todos os cantos que a população tem que participar mais, trabalhando pela educação, e garantindo o futuro do nosso país. Sempre disse que os braços cruzados da população apenas pioram as coisas, e agora é minha vez de viver o que prego. Tenho participado de vários atos juntamente com os profissionais da educação, e tenho noticiados esses eventos aqui no nosso blog. Mas em nenhum deles vi algo tão ridículo, quanto a covardia deste governo, que foge de medo da educação. Mas até isso tem explicação. Uma cidade sem educação é uma cidade que não saberá tomar as rédeas de seu futuro. E se isso acontecer, o povo saberá votar melhor, e votando melhor, eles não se matem no poder.
Parabéns ao SEPE pela iniciativa, pelo combate e pela coragem. Parabéns a imprensa por noticiar o fato, e por último quero parabenizar ao governo Zé Renato, que através da sua covardia vem facilitando o pleito de outubro. Quem não respeita a educação, não merece reeleição.

Frase do dia



Quem não respeita a educação, não merece reeleição.

Frase da campanha do SEPE em Barra Mansa

segunda-feira, 11 de junho de 2012

As redes socias e a política em Barra Mansa

As redes sociais, e em especial o facebook, tem sido um reflexo do cenário político em Barra Mansa. A rejeição da população diante das postagens de pessoas do governo, deixa evidente que o fim está próximo.
As redes sociais servem para várias coisas, para as pessoas se interagirem, para as empresas expandirem seus horizontes comerciais, para se arrumar um amor, e para fazer política. Esta última por exemplo pode servir para várias coisas ao mesmo tempo, como campanhas, exposição de ideias, aglutinação de pessoas, e até mesmo para um puxa saco demonstrar todos seu amor pelo seu prefeito. Em Barra Mansa essa última modalidade tem sido utilizada, mas também vêm trazendo a luz a rejeição do atual prefeito, e como suas tentativas de vôos não tem dado certo.
Para entender o final o parágrafo acima é muito simples. Basta criar um perfil, principalmente no facebook, e observar. Existem vários fakes que defendem o prefeito, até porque devem ter vergonha de vergonha de fazer isso abertamente. Em compensação, não são poucos os críticos do prefeito que colocam a cara para bater e não se escondem atrás de pseudônimos para falarem o que pensam. Diga-se de passagem, para título de avaliação, dá para perceber que os críticos do prefeito, ou melhor dizendo, da atual política de Barra Mansa, são a maioria. Outro dado importante é como está fácil fazer qualquer campanha contra o atual governo municipal. Uma imagem com os dizeres “OPERAÇÃO FORA ZÉ RENATO”, facilmente se espalhou na rede. Se você colocar uma imagem dos muitos buracos de Barra mansa, em pouco tempo ele é compartilhado por muita gente, e se transforma em centenas em horas, se espalhando por todo canto.
O mais legal, e o mais interessante é quando alguém ligado ao governo coloca na rede social algo sobre o atual governo. As reações são as melhores possíveis. Assim que alguns desses nobres seres que mais aparecem morar no “País das Maravilhas” postam algo, muitas pessoas logo retrucam, mas não fazem por fazer, fazem com responsabilidade e sabendo o que estão falando. Há algum tempo atrás uma pessoa postou no facebook sobre um ato da prefeitura, logo, em poucos minutos em torno de 5 ou 6 pessoas que não tem ligações entre si, começaram a tecer comentários sobre as mentiras divulgadas, e o debate começou. Não durou muito, porque toda vez que qualquer pessoa faz uma crítica contundente e apresenta as falhas do atual governo, não há mais debates. Basta observar um pouco e perceber que os defensores do atual governo não duram muito nos comentários, e o porque disto é simples, não conseguem rebater os argumento apresentados. As pessoas que comentam elogiando as postagens daqueles que são a favor da atual política são sempre os mesmos, ou seja, não conseguem ganhar adeptos e juntos não conseguem criar discursos. Reproduzem sempre o que vem das cabeças “pensantes” do governo, se é que podemos chamar assim, os que estão ao redor do prefeito.
Na minha opinião, está tudo claro, as redes sócias refletem o que está na rua, a rejeição de Zé Renato. É claro que as redes sócias cumprem seu papel, que tentamos de maneira tímida citar no início do texto, mas elas apenas propagam o sentimento da população. Outro reflexo também é a tentativa de ofensiva por parte do governo, que logo é expurgada, rejeitada, pela população. Mas como o que move o mundo não são as respostas, mas sim as perguntas, será que ninguém na prefeitura consegue analisar isso? Talvez não queiram responder o que já viram e atestaram, preferem se trancar em seus gabinetes e blindar o prefeito da verdade, o povo quer mudança. E eu curto essa mudança, e compartilho com você.

Frase do dia



Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Frase do dia


“Depois da tempestade, sempre acaba a energia.”

Nestor Gabarito – Morador de Vista Alegre – Série Provérbios Barramansenses

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Frase do dia



De moeda em moeda, o parquímetro enche o papo.

Chico Revolução – Série Provérbios Barramansenses

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pesquisa Eleitoral em Barra Mansa comprova o que já sabíamos - Governo está mal, e o povo quer mudança.

A Pesquisa divulgada pela Jornal “A Voz da Cidade” não nos revela surpresas. Jonas na frente e o governo rejeitado. Na nossa análise tentamos colocar um pouco de luz sobre o futuro administrativo de Barra Mansa. Mas como alguns gostam de dizer: “Política é igual ao futebol, é uma caixinha de surpresas.” Porém se vamos comparar política a futebol, o governo de Barra Mansa é a cara da diretoria do Flamengo.

A pesquisa eleitoral publicada hoje no Jornal “A Voz da Cidade”, não foi tão reveladora assim, ela apenas oficializa aquilo que já sabíamos e sabemos. Alguns talvez não tinham chegado a essa conclusão porque estão trancados em gabinetes no “País das Maravilhas” e provavelmente, as regras contratuais não aceitem a possibilidade de enxergar o que há a sua volta. Outro fator importante do porque que algumas pessoas não sabiam do que está ocorrendo é a falta de identidade com o povo, o que tem desgastado esse governo e aqueles que insistem em dizer que está tudo uma maravilha.
O resultado da pesquisa reforça a idéia de que o sentimento de mudança expresso nos rostos de cada homem e mulher “livre” desta cidade. Eu digo “livre”, porque alguns estão presos nas amarras dos poderosos, em troca de migalhas pragmáticas. Por isso vamos analisar com cuidado dois pontos desta pesquisa, a intenção de voto e a rejeição.
Imagem do Jornal A Voz da Cidade
Começando pela intenção de voto, o resultante é a clara idéia do que se vê e o que se sente pelas ruas. A vontade de mudar é forte demais, e acho muito difícil ela ser revertida. Ainda mais se tratando de um monte de amadores a frente do governo, que estão batendo cabeça e tropeçando nos próprios egos. Jonas lidera, pois se coloca com clareza diante de uma situação caótica, não foge dos debates e se lança nas ruas e na mídia como a opção, não tem sobre si mácula de uma governabilidade, não tem mandato e vive uma crescente eleitoral, tem o perfil popular e sabe usar bem isso ao seu favor. Inês vem logo atrás, com a força do PT, que governa o país há 10 anos, vive o momento da mulher política, que nas urnas tem uma força maternal, mas, porém nesta pesquisa ainda não dá para medir o estrago das últimas notícias, já que a agência MIND PESQUISAS realizou a mesma entre os 16 e 18 de maio, e a notícia da possível cassação da Deputada veio no dia 29. O Prefeito Zé Renato aparece em terceiro e em uma distância considerável dos outros candidatos, claro que o fato de ter a máquina na mão tem que ser respeitado, e a sua coordenação política aposta todas as fichas nisso. Mas pelo andar da carruagem, como veremos mais para frente, a rejeição o pode causar mais estragos na medida em que o tempo passa. Paulo Consenza e Tuca estão juntos na mesma incerteza, continua ou desiste?


Se as eleições fossem hoje, em qual ou quais candidatos você NÃO votaria de jeito nenhum?

1º Inês Pandeló (PT) – 28,4%

2º Zé Renato (PMDB) – 26,4%

3º Tuca (PR) – 9,1%

4º Paulo Consenza (PSDB) – 8,4%

5º Jonas Marins (PC do B) – 6,2%

*Fonte: MIND PESQUISAS
A rejeição como sempre gosto de dizer é um show a parte. E nela o cenário é ainda pior para dois dos três líderes da intenção de voto. O primeiro na rejeição é a Deputada Inês Pandeló, e talvez a explicação seja ainda seu primeiro mandato como prefeito que vem causando ainda transtornos eleitorais. Logo depois vem o atual Prefeito Zé Renato que aparece com um alto índice de rejeição, ainda mais considerando também os dados da mesma pesquisa publicada no dia de ontem, ontem a maioria dos mil entrevistados afirmaram que não há ponto forte no governo do PMDB. Esta rejeição porém é vista com clareza nas ruas, e existe candidatos a vereadores, que historicamente não largam a boquinha, e estão com medo de levar o nome do prefeito para rua. Tuca aparece na terceira colocação em relação a rejeição e se complica ainda mais, pois tem mais rejeição do que voto. Jonas Marins é o último em rejeição de todos os pré-candidatos a prefeito de Barra Mansa. Vale ainda dizer que 25% dos entrevistados não rejeitam ninguém, e 9% que rejeitam todos.
Mas porque a rejeição do atual governo é tão alta? Essa resposta não é difícil, basta andar pelas ruas e pular os buracos. Basta ir nos postos de saúde e esperar, esperar e esperar atendimento, e ainda ter que torcer para nenhum reboco cair na sua cabeça. Basta ir nas escolas e conversar com os profissionais da educação e verem a insatisfação dos mesmo coma  administração municipal. Basta ver os horários faltando professores e passar na sala dos diretores indicados pelo prefeito. Isso tudo é reflexo de um governo sem planejamento, que não consegue abrir um buraco sem data para fechá-lo, um governo onde as obras não acontecem, mas são anunciadas, e seus anúncios viram grandes festas de inauguração. É o retrato de um governo engessado pelos acordos espúrios que fez. Um governo que nomeia comissionados para a procuradoria para ganharem 3 vezes mais do que o procurador concursado. Essa pesquisa é o retrato de um governo rejeitado, que se cerca de vereadores rejeitados e que vão se afundar juntos. Dá para entender porque está com o índice de rejeição alto?
Para título de análise vamos fazer um comparativo com relação a última eleição. Alguns gostam de lembrar que Zé Renato era praticamente o último nas pesquisas anteriores a eleição passada, mas tenho como professor de história que lembrar aos navegantes que o momento agora é outro. O jogo em 2008 foi virado por vários fatores. Naquela época Roosevelt Brasil estava no páreo, e hoje como está inelegível, além de não poder se candidatar, ainda tem limites de participação eleitoral, pois tem um cargo no Estado que o proíbe. A chapa que se opunha ao governo daquela época era Ademir Melo e Paula Nader, e esse último sobre nome somado com as muitas lambanças de Ademir deram medo na população, e alavancaram o nome de Zé Renato que até então ninguém sabia quem era. Para piorar a situação dos dias atuais, o próprio Zé namora com os Nader, e a empolgação dos mesmos é de deixar o queixo caído. E para desandar de vez, naquela época não tinha tanto lambão na frente do governos como tem hoje, tem gente que nem mora em Barra Mansa.
A situação agora é outra, e eu não poderia deixar de dizer que o maior de todos os fatores é o sentimento de mudança. O povo quer mudar, não agüenta mais votar nos mesmos. Claro que a política é igual ao futebol, é uma caixinha de surpresas, mas se vamos mesmo comparar a política ao futebol, o Governo de Barra Mansa é a cara da diretoria do Flamengo.

Frase do dia



Deus é contra a guerra, mas fica do lado de quem atira bem.

Voltaire