sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pesquisa Eleitoral em Barra Mansa comprova o que já sabíamos - Governo está mal, e o povo quer mudança.

A Pesquisa divulgada pela Jornal “A Voz da Cidade” não nos revela surpresas. Jonas na frente e o governo rejeitado. Na nossa análise tentamos colocar um pouco de luz sobre o futuro administrativo de Barra Mansa. Mas como alguns gostam de dizer: “Política é igual ao futebol, é uma caixinha de surpresas.” Porém se vamos comparar política a futebol, o governo de Barra Mansa é a cara da diretoria do Flamengo.

A pesquisa eleitoral publicada hoje no Jornal “A Voz da Cidade”, não foi tão reveladora assim, ela apenas oficializa aquilo que já sabíamos e sabemos. Alguns talvez não tinham chegado a essa conclusão porque estão trancados em gabinetes no “País das Maravilhas” e provavelmente, as regras contratuais não aceitem a possibilidade de enxergar o que há a sua volta. Outro fator importante do porque que algumas pessoas não sabiam do que está ocorrendo é a falta de identidade com o povo, o que tem desgastado esse governo e aqueles que insistem em dizer que está tudo uma maravilha.
O resultado da pesquisa reforça a idéia de que o sentimento de mudança expresso nos rostos de cada homem e mulher “livre” desta cidade. Eu digo “livre”, porque alguns estão presos nas amarras dos poderosos, em troca de migalhas pragmáticas. Por isso vamos analisar com cuidado dois pontos desta pesquisa, a intenção de voto e a rejeição.
Imagem do Jornal A Voz da Cidade
Começando pela intenção de voto, o resultante é a clara idéia do que se vê e o que se sente pelas ruas. A vontade de mudar é forte demais, e acho muito difícil ela ser revertida. Ainda mais se tratando de um monte de amadores a frente do governo, que estão batendo cabeça e tropeçando nos próprios egos. Jonas lidera, pois se coloca com clareza diante de uma situação caótica, não foge dos debates e se lança nas ruas e na mídia como a opção, não tem sobre si mácula de uma governabilidade, não tem mandato e vive uma crescente eleitoral, tem o perfil popular e sabe usar bem isso ao seu favor. Inês vem logo atrás, com a força do PT, que governa o país há 10 anos, vive o momento da mulher política, que nas urnas tem uma força maternal, mas, porém nesta pesquisa ainda não dá para medir o estrago das últimas notícias, já que a agência MIND PESQUISAS realizou a mesma entre os 16 e 18 de maio, e a notícia da possível cassação da Deputada veio no dia 29. O Prefeito Zé Renato aparece em terceiro e em uma distância considerável dos outros candidatos, claro que o fato de ter a máquina na mão tem que ser respeitado, e a sua coordenação política aposta todas as fichas nisso. Mas pelo andar da carruagem, como veremos mais para frente, a rejeição o pode causar mais estragos na medida em que o tempo passa. Paulo Consenza e Tuca estão juntos na mesma incerteza, continua ou desiste?


Se as eleições fossem hoje, em qual ou quais candidatos você NÃO votaria de jeito nenhum?

1º Inês Pandeló (PT) – 28,4%

2º Zé Renato (PMDB) – 26,4%

3º Tuca (PR) – 9,1%

4º Paulo Consenza (PSDB) – 8,4%

5º Jonas Marins (PC do B) – 6,2%

*Fonte: MIND PESQUISAS
A rejeição como sempre gosto de dizer é um show a parte. E nela o cenário é ainda pior para dois dos três líderes da intenção de voto. O primeiro na rejeição é a Deputada Inês Pandeló, e talvez a explicação seja ainda seu primeiro mandato como prefeito que vem causando ainda transtornos eleitorais. Logo depois vem o atual Prefeito Zé Renato que aparece com um alto índice de rejeição, ainda mais considerando também os dados da mesma pesquisa publicada no dia de ontem, ontem a maioria dos mil entrevistados afirmaram que não há ponto forte no governo do PMDB. Esta rejeição porém é vista com clareza nas ruas, e existe candidatos a vereadores, que historicamente não largam a boquinha, e estão com medo de levar o nome do prefeito para rua. Tuca aparece na terceira colocação em relação a rejeição e se complica ainda mais, pois tem mais rejeição do que voto. Jonas Marins é o último em rejeição de todos os pré-candidatos a prefeito de Barra Mansa. Vale ainda dizer que 25% dos entrevistados não rejeitam ninguém, e 9% que rejeitam todos.
Mas porque a rejeição do atual governo é tão alta? Essa resposta não é difícil, basta andar pelas ruas e pular os buracos. Basta ir nos postos de saúde e esperar, esperar e esperar atendimento, e ainda ter que torcer para nenhum reboco cair na sua cabeça. Basta ir nas escolas e conversar com os profissionais da educação e verem a insatisfação dos mesmo coma  administração municipal. Basta ver os horários faltando professores e passar na sala dos diretores indicados pelo prefeito. Isso tudo é reflexo de um governo sem planejamento, que não consegue abrir um buraco sem data para fechá-lo, um governo onde as obras não acontecem, mas são anunciadas, e seus anúncios viram grandes festas de inauguração. É o retrato de um governo engessado pelos acordos espúrios que fez. Um governo que nomeia comissionados para a procuradoria para ganharem 3 vezes mais do que o procurador concursado. Essa pesquisa é o retrato de um governo rejeitado, que se cerca de vereadores rejeitados e que vão se afundar juntos. Dá para entender porque está com o índice de rejeição alto?
Para título de análise vamos fazer um comparativo com relação a última eleição. Alguns gostam de lembrar que Zé Renato era praticamente o último nas pesquisas anteriores a eleição passada, mas tenho como professor de história que lembrar aos navegantes que o momento agora é outro. O jogo em 2008 foi virado por vários fatores. Naquela época Roosevelt Brasil estava no páreo, e hoje como está inelegível, além de não poder se candidatar, ainda tem limites de participação eleitoral, pois tem um cargo no Estado que o proíbe. A chapa que se opunha ao governo daquela época era Ademir Melo e Paula Nader, e esse último sobre nome somado com as muitas lambanças de Ademir deram medo na população, e alavancaram o nome de Zé Renato que até então ninguém sabia quem era. Para piorar a situação dos dias atuais, o próprio Zé namora com os Nader, e a empolgação dos mesmos é de deixar o queixo caído. E para desandar de vez, naquela época não tinha tanto lambão na frente do governos como tem hoje, tem gente que nem mora em Barra Mansa.
A situação agora é outra, e eu não poderia deixar de dizer que o maior de todos os fatores é o sentimento de mudança. O povo quer mudar, não agüenta mais votar nos mesmos. Claro que a política é igual ao futebol, é uma caixinha de surpresas, mas se vamos mesmo comparar a política ao futebol, o Governo de Barra Mansa é a cara da diretoria do Flamengo.

6 comentários:

  1. Bom espero que vc saiba q é um péssimo repórter, pois pensa somente no plano eleitoral já predestinado na sua mente. Claro para tudo se precisa de mudança, no entanto o fato de você não gostar do então prefeito o faz fazer postagens no qual só visa que o mesmo não vença a eleição deste ano. se esquecendo que a população não é só você, então faça um favor a sua sociedade(Barra Mansa), se levante faça algum de extrema relevância para que isto mude, pois se não fizer, uns políticos corruptos vão continuar no poder. e só pra te lembrar uma coisa os políticos se aproveitam dos mais carentes (que são muitos), para assim conseguir vencer, e não misture âmbitos vira ridícula a postagem.
    se você quer ver uma mudança na sua cidade faça algo que mude a concepção das pessoas,não somente de um político e sim da política como se votar. Pois todos temos defeitos então qualquer um no lugar do Zé Renato poderia estar cometendo este erro, como o seu candidato preferido o Jonas marins, os políticos podem se tornar os mesmos, se não houver uma política e ideologia coerentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom para começar, não sou repórter, e nem tenho esse plano. Faço aqui, o q se faz em um blog, expresso a minha opinião. Para que vc possa saber temos feito muitas coisas de extrema relevância. A opinião é emitida, os pontos são clareados e estamos aqui propondo soluções, para vários temas, e podemos debatê-los se quiser. Na minha comunidade tenho lutado por vários pontos. Essas e outras coisas tem relevância. Os defeitos existem em qualquer um, até porque os políticos são humanos, mas não é por causa deste fato que acharemos justificativa para o fato desta prefeitura vergonhosa encontrar desculpas para o fato do dinheiro do FUNDEB nãos ser corretamente utilizado,não é justificativa para a maneira com que a educação é tratada, não é desculpa para os postos de saúde estarem abandonados.

      Penso que vc tem razão em vários pontos, principalmente no ponto em que vc diz que precisamos de uma política e ideologia coerentes.

      Excluir
  2. Espero que você aprove estará se mostrando uma pessoa que não gosta de opiniões...

    ResponderExcluir
  3. É isso que precisamos Tamires F. e Samuel Marques, não podemos fujir do debate e, muito menos do embate político no campo das ideias. As posições são muito válidas quando tudo que dizemos são ações concretas, para isso é preciso conscientizar politicamente nossos eleitores. Acho que, conhecer de perto a realidade social dos moradores da periferia em nossa cidade pode mudar nosso posicionamento.

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuel Marques,
    Primeiro parabéns pela postagem!
    Agora, será que consigo a gravação do debate entre os cadidatos na Band?
    Perdi o debate e não consegui encontrar o vídeo na internet, se puder me ajudar ficarei muito agradecido.
    Muito obrigado e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir