quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ENTREGA DE ALEXANDRE PANÇARDES E O IRÔNICO SUGESTIVO MEDO DE PERDER SUA VIDA.

O assassino Alexandre Pançardes, se entregou agora a noite, porém, apesar da prisão deste bandido, a justificativa do delegado que alega que convenceu Xandinho, pois era mais seguro para o assassino pois sua integridade física estava ameaçada. Será que a Polícia teria a mesma paciência com um “Amarildo”?Será que receberia advogado de um pobre para negociar a sua entrega? Será que um pobre teria advogado? Ainda existe muito que acompanhar, pois o poder de alguns, pode falar mais alto.

As primeiras informações agora a noite e noticiado pela imprensa local é que Alexandre Pançardes se entregou a Polícia. Ainda sem dizer onde estava escondido, “Xandinho” como é conhecido está tendo seu depoimento recolhido pelo Delegado Antônio Furtado.

Ainda segundo o Delegado em declaração dada ao Diário do Vale, o assassino se entregou porque a Polícia o convenceu, pois a integridade física do meliante estava sendo ameaçada, onde segundo uma declaração anterior, existia informações que Xandinho estava jurado de morte.

Não consigo realmente entender. Ele tem que se entregar porque é o correto a ser feito. A Polícia tem que o prender, pois ele é uma ameaça a sociedade, e por não conseguir conviver com a mesma, terá privada sua liberdade. A Polícia então virou uma espécie de babá de bandido, que começa a implorar para foragidos se entregarem, se suas vidas forem ameaçadas? O Delegado perdeu uma bela oportunidade de ficar calado e fazer seu trabalho.

Mas assim como no post anterior (clique aqui), será que a polícia teria a mesma paciência com um “Amarildo”? Será que receberia os advogados de um pobre para negociar sua entrega? Será que esse obre teria advogados para irem até a delegacia? As respostas são simples, e muito claras. A ação da Polícia neste caso não foi de toda ruim, mas faz de uma prisão uma regalia, para alguém que estava com a vida em risco. O interessante é que Alexandre Pançardes em outro caso é suspeito de estupro, e mesmo solto, matou. O Delegado com todo respeito, teve a pior das justificativas, e com mais respeito ainda, a sua obrigação é defender a integridade de todo uma população, e ao usar isso como pretexto para uma negociação previamente anunciada que aconteceria.

Agora este bandido, que no vídeo acima aparece baleando Marlon do Valle, foi preso e não pode ter regalias. A sociedade, que muito bem se manifestou no dia de ontem, precisa continuar de olho, porque com toda certeza, ainda existe muita água para passar por essa ponte. Muita coisa ainda pode acontecer, e ele por exemplo não poderá responder esse crime em liberdade. Esse caso não pode existir nenhum tipo de liberação. O poderio de influências, favores e até financeiro, pode falar muito alto nestes casos, e a única maneira disso não acontecer é usarmos mecanismos de controle e transparência, para acompanharmos esse caso.

Que ele seja julgado, condenado e esse caso seja usado como exemplo para todos que acham que a impunidade é uma arma, e as vezes muito mais letal do que uma arma de fogo. Ele precisa virar um exemplo para os grande sobrenomes, para que as pessoas entendam que suas histórias não vão mudar as regras de uma sociedade. È claro, e muito importante dizer, que os familiares não são culpados pela ação de membros da família, porém vale lembrar que as críticas no post anterior, permanecem, e são direcionadas para uma elite que trabalha para influenciar toda uma sociedade, e permanecer no poder de suas cidades.

Agora enfim, é esperar, e acompanhar, e claro, observar, educar, mudar. Precisamos fazer mais por nós mesmos, e por nossa sociedade.


Um comentário: