quarta-feira, 15 de maio de 2013

A CONVOCAÇÃO DE FELIPÃO E A NOSSA DERROTA, E NÃO ESTOU FALANDO SÓ DE FUTEBOL.


A Copa das Confederações está para começar, e a seleção foi convocada. E mais uma vez, não agradou. A seleção em campo promete repetir o fracasso que esta Copa tem sido fora dele. Milhões gasto em nada, e nada gasto em tudo que é importante neste país. As semelhanças com 2002 tem que ser levadas em conta, mas as diferenças são evidentes. Na nossa postagem de hoje, um pouco de futebol, mas que apesar de ser uma paixão, é também o nosso pão e circo. Milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção.


Houve um tempo que times inteiros, de clubes brasileiros, apenas trocavam de camisa e viravam a Seleção Brasileira de Futebol. O caso mais curioso é o da Olimpíadas de 1984, onde os 11 titulares do time do Internacional representaram o Brasil e trouxeram para casa a medalha de prata. Em outros acasos alguns times tiveram sua base convocados e o entrosamento entre eles fazia a diferença. Estou dizendo isso, porque defendo a idéia de que este ano, o Brasil deveria chamar o time do Atlético MG e entregar a camisa da seleção. Assim teríamos mais chance. Mas a história sempre guarda surpresas.

Não sou a favor da Copa do Mundo no Brasil, e isso sempre deixei claro. Mas não é por causa disso que deixaria de torcer pela Seleção. Porém, o retrato desta Copa do Mundo se dá também no processo de convocação.  A seleção parece ser mais da CBF do que da nação que ela mesma representa. Mais uma vez essa seleção, que é motivo de orgulho para um país, esse mesmo país que não come, que não tem saúde, nem educação, parece não cair nas graças da população. Esse país que precisa de alegrias para esquecer suas mágoas, se escora em algo para conferir o seu pão e circo. Adoro o futebol, mas não é por causa disse que esquecerei do que pode ficar por trás de tudo o que vivemos e como isso pode ser usado para o mal. Através da desculpa, do orgulho desta nação, da paixão por futebol, milhões de reais estão sendo desviados dos cofres públicos, e outros tantos milhões estão sendo gastos em coisas desnecessárias. Dinheiro esse que poderia ser gasto em saúde, educação, segurança pública e a ampliação de uma série de serviços tão vitais para a população.

Mas com esses problemas a parte, e se existe como deixar para lá tudo isso, a convocação da seleção que vai representar o Brasil na Copa das Confederações, que é uma pré-copa, não foi lá essas coisas, porém o que mais chama a atenção, é a falta de componentes para se contar, Não há muito o que se fazer, a seleção é essa, e talvez na minha opinião, mudaria umas duas ou três peças. A verdade é que vivemos uma safra complicada de jogadores, e com o clima turbulento que vive a CBF, tudo fica pior. A mudança de um treinador, faltando tão pouco para a Copa, também é um fator que pesa contra o escrete canarinho. Não há o que fazer.

Essa Copa, seja das Confederações, como do mundo, está para ser perdida de tudo. Tanto fora do campo, quanto dentro. A semelhança com a última Copa que vencemos começa a aparecer. Naquela ocasião a nação pedia Romário, e Felipão, decidiu não levá-lo. Foi massacrado por todos, mas quando se sagrou Campeão, tudo mudou. Parece que o mesmo vai acontecendo com Ronaldinho Gaúcho. O que não se consegue entender é o critério. Se a convocação depende do que o jogador atua no seu time, então Ronaldinho tinha que está nesta lista e Neymar não. As semelhanças com 2002 acabam com a comparação dos barrados no baile, Ronaldinho e Romário. Em 2002, a seleção tinha, Rivaldo, o próprio Ronaldinho Gaúcho, e uma série de outros jogadores em momentos espetaculares, e a atual? Vamos nos apoiar em quem?

Análises futebolísticas de lado, ficamos devendo até no futebol. É incontestávelmente uma paixão, mas desta vez, não vai a lugar nenhum. O pior é ouvir o discurso nacionalista do presidente da CBF, e amigo do ARENA, José Maria Marin. Em suas palavras, ele pede o apoio da população. Ridículo esse pedido, que foi repetido pelo treinador Felipão, não a identificação com o país. A Copa que gasta milhões da nossa sociedade, não é realizada para o povo. O povo ficará de fora olhando, e acompanhando pela TV. Aí você me pergunta, o Brasil então perderá a Copa das Confederações? Perderá a Copa do Mundo? A resposta é que não sei, o que sei é que você perdeu. Por isso vou torcer nessa Copa das Confederações já sei para quem torcer. Pra cima deles Taiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário