terça-feira, 2 de abril de 2013

A LONGA NOITE DOS GENERAIS - PARTE 2: A DITADURA EM FOTOS.


Continuando a nossa semana de lembranças do período mais triste da nossa história, hoje teremos a Ditadura Militar no Brasil em fotos, que por si só, já dão o recado. As torturas e os assassinatos estarão presentes nessas fotos abaixo. As manifestações reprimidas com violência, e o medo, que apesar de não ser impresso em fotos, pode ser sentido nas imagens.

No dia de hoje estarei dando ênfase a Ditadura Militar no Brasil em fotos. Essa lembrança é necessária. No dia de ontem, poucos veículos da imprensa deram espaço para esta data, o que me faz pensar que na verdade não a interesse de se lembrar de algo tão importante. Nos últimos dias se falou da Comissão da Verdade, mas para que serviria isso? Qual o objetivo desta comissão? Trazer  a verdade sobre o que?

No Regime Militar, tivemos a imprensa censurada, manifestantes presos e morta, opositores torturados e assassinados, e a liberdade roubada. Durante 21 anos, tocaram o terror, e mentiram descaradamente. No dia de amanhã falaremos sobre Herzog e o Presidente da CBF, José Maria Marin, um assunto que tem tomado força nos últimos dias.

As fotos abaixo passam a impressão real, era proibido pensar, criticar então, de jeito nenhum. O medo rondava as casas e serviu para adestrar um povo. As fotos falam por si, algumas terão legendas, mas outras não existirá necessidade. Vamos a elas.

Não fale, não emita opinião. Essa era a máxima da  Ditadura Militar

Estudante Édson Luís é assassinado.

Repressão





Castelo Branco. O primeiro Presidente do Regime



Manifestações

A censura fazia parte do dia a dia. A Cultura era censurada.

Violência.

O AI-5. Um ato Institucional que acabava com a liberdade e a oposição.


Militantes do PC do B são mortos pelo DOI-Cod



Vladimir Herzog. Morto pela Ditadura


Um comentário:

  1. PIOR E DO JEITO COMO ESTÁ. VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS,DEPUTADOS FEDERAIS,SENADORES, JUIZES DESEMBARGADORES, COM SEUS CARROS BLINDADOS, SEGURANÇAS, MANSÕES, AS MELHORES ESCOLAS,MELHORES REIFEIÇÕES,ETC, TUDO ASCUSTAS DE NOIS CONTRIBUINTES. DIZEM QUE AQUI É DEMOCRACIA??????????NÓIS SOMOS ASSALTADO,IMPOSTOS ABSURDOS, SEM ESCOLAS DESCENTES SALÁRIOS[KKKKKKKKKKKKK]APOSENTADORIAS,??????????????????,SAÚDE,NÃO TEM. ASSINADO: ANTONIMO. RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir