quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rua Santa Luzia no Loteamento Sofia - Iluminação para não cair nos muitos buracos

Mais uma rua em Vista Alegre, se encontra em estado de abandono. Mas estou falando mentira, as fotos foram tiradas em outro lugar, na lua. Nos vendem a ideia de que tudo é bonito e perfeito, o pior cego é aquele que finge que não enxerga.
A nossa série, sobre ruas esburacadas em Vista Alegre continua. Mais uma vez fomos acionados através de uma denúncia no nosso programa de rádio, “Sua Voz”, na Rádio Comunitária Social FM. Ao chegar a rua, que tem um grande movimento de carros, percebi que os buracos não eram poucos, isso porque apenas me restringi a um pedaço da rua. A Rua Santa Luzia, que é a mesma onde se encontra um Colégio Estadual, e a principal do Loteamento Sofia, recebendo inclusive a passagem de vários ônibus se encontra em estado de preocupação.
Conversando com moradores e comerciantes, que preferiram não se identificar, os buracos já se encontram neste local desde dezembro, outros dizem que até antes disso. Uma moradora ainda lembrou que os buracos tem aumentado de tamanho diante do tempo. Outra situação calamitosa é quando chove, causando ainda mais transtornos para os moradores e comerciantes.
Outra situação é a Rua João Lana, esquina com a Rua Santa Luzia. O seu estado é o mesmo da Rua Santa Inês, total abandono. Estaremos enviando e-mails e ofícios as autoridades competentes pedindo a resolução do problema, que já não é nenhuma novidade. Vamos as fotos que não nos deixam mentir.










Frase do dia


“Quem muito se abaixa acaba mostrando a bunda.

Mulher Melancia

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Carta enviada ao Secretário de Educação de Barra Mansa contra o fim do EJA no Colégio Municipal Padre Anchieta em Vista Alegre

O EJA precisa ser ampliado e não desconstruído. Por isso mesmo a carta reproduzida abaixo tem sua importância.
Todo início de ano em Vista Alegre temos o medo de que o Colégio Municipal Padre Anchieta não tenha o turno noturno aberto, e a modalidade do EJA não exista através de um colégio municipal no nosso bairro. Isso aconteceu no ano passado, quando nos mobilizamos e através de um abaixo assinado conseguimos trazer um pouco de luz ao problema e sensibilizar as autoridades contra essa atrocidade. No ano passado inclusive tive a oportunidade de dar aula no turno da noite no Padre Anchieta.
Neste ano as coisas não foram diferentes. O ano nem começou direito e o medo estava lá novamente. A SME ainda sem respostas e a escola na espera, assim como sua clientela. No dia 14 de fevereiro decidi então entregar uma carta diretamente a Secretaria Municipal de Educação. E foi o que fiz. Entrando na prefeitura e me dirigindo ao 3º andar, fui até a sala do Secretario e entreguei a carta, que em duas vias, foi recibado e enviado para seu destino. A carta será reproduzido abaixo, com o objetivo de que todos se saibam do problemas que se encontra. Gosto de lembrar que no ano passado, mesmo com as aulas iniciadas ainda tínhamos a ameaça de fechamento. Então, não é nada demais, continuarmos em alerta. Vamos a carta.
Ao Secretário Municipal de Educação
Senhor Mauro de Paiva Luciano

Caro Secretário, é com muito prazer que venho através desta carta lhe passar informações necessárias sobre a minha comunidade que talvez o senhor não saiba. Moro em Vista Alegre, mais precisamente no Loteamento Aiuruoca. Tive a grande emoção de dar aula no Colégio Municipal Padre Anchieta, situado também em Vista Alegre, em duas oportunidades, em 2010 até julho, e depois a partir de outubro do mesmo ano até o final de 2011. Nestas duas oportunidades, tive a honra de dar aulas para o turno da noite no EJA (Escola de Jovens e Adultos), e entender a importância que este modalidade tem para sua comunidade. Pude acompanhar nestas vezes, a luta dessas pessoas de tentar terminar o Ensino Fundamental, e sonhar com algo maior para suas vidas através da educação e aprendizado. Não foram poucas vezes que vi em meus alunos o cansaço de um dia inteiro de trabalho, e o peso de uma casa. Mesmo assim não deixei de ver sobre muitos, a felicidade de encontrar em seus cadernos a resposta para suas indagações e o futuro em suas leituras. No final de 2011, pude estar em uma solenidade de formatura, onde também se encontrava o turno da noite. Neste mesmo dia, pude ver em meus alunos o brilho do orgulho, de apesar de tantas lutas, conseguirem terminar mais uma etapa de seus estudos, já para alguns um tanto atrasados.
Minha história se confunde ao EJA. Trabalhava em um município e estudava em outro, mas o colégio em que eu fazia o EJA, era em outro distrito, porque o colégio perto da minha casa, não tinha EJA. Essa situação fazia com que eu chegasse em casa quase as 23:30, para acordar novamente as 05:30, onde tudo começava outra vez. O olhar dos meus alunos na noite do final do ano de 2011, na de sua formatura, era o mesmo que eu tinha no final de 2005, quando terminei o Ensino Médio, pelo EJA. Em 2006 recebi a notícia que o ENEM que tinha feito no ano anterior, tinha me contemplado com uma bolsa de 50%, para o UBM, em Barra Mansa, me propiciando assim, a realização do meu sonho de fazer um curso universitário. Escolhi a educação por acreditar, que deveria dar em troca algo que a educação já me tinha dado, a possibilidade de sonhar. Terminei a faculdade de História em 2008, e de lá para cá, não parei mais.
A minha história não é nada perto da história de muitas pessoas que moram em Vista Alegre, e que vêem no Padre Anchieta a oportunidade de sonhar. Porém, é com muito pesar que mais uma vez, já que no ano passado este debate já tinha sido realizado, vejo a possibilidade de não recebermos em nossa comunidade o EJA em um Colégio Municipal. Nas minhas duas passagens pelo Colégio Municipal Padre Anchieta, tive a chance de trabalhar com pessoas brilhantes, como é o caso da ex-diretora Cida, e da atual auxiliar de direção Zaira. Pessoas que me ensinaram a arte de ensinar ao turno da noite, e o melhor de tudo, como amar um colégio tanto quanto a sua própria casa. É isso que sinto pelo Colégio Municipal Padre Anchieta, amor. E por este amor, não gostaria de ver este colégio fechar a noite. Seria um grande desgosto o Padre Anchieta não receber seu curso noturno, já que atende uma demanda espetacular. Enviar estas pessoas para Vila Nova, será o mesmo de sacrificar seus estudos, data vista a hora da saída desses alunos, e as problemáticas já comuns do transporte coletivo Barramansense. Outro fato inegável é a presença de pessoas com a idade avançada, e que enxergam na educação a possibilidade de crescimento. Como querer que essas pessoas estudem em outros bairros, mesmo diante de todos os problemas acarretados por essa decisão?
Entendo que a EDUCAÇÃO, é a única oportunidade de mudarmos nossas vidas. Dar educação é ampliar a nossa capacidade de assistência, e rever conceitos e valores. Educar é transformar, revolucionar e possibilitar. Nenhuma explicação pode ter pouso diante de tal apelo, que não faço por mim, mas pelas pessoas que moram no meu bairro, e que esperam da educação de Barra Mansa, um tratamento justo e coerente. É com este sentimento que também apelo pelo senso de coerência de todos, tanto a SME, quanto o Prefeito. Peço portanto que o EJA não acabe no Colégio Municipal Padre Anchieta, e que esta luta, ensinar, tenha seus novos capítulos, sempre com qualidade, sonhos e realizações.
Com muita estima e agradecimento, encerro esta carta, na espera de que comunguemos do mesmo sonho. Mudar o Brasil através da EDUCAÇÃO.

Samuel Marques dos Santos
Professor
Morado de Vista Alegre

Frase do dia


“Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento...

Augusto Cury

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Feliz Ano Novo, de novo.

O ano começou, mais uma vez. O que esperar de 2012? Mudanças? Medalhas Olímpicas? O fim do mundo? Quem sabe tudo isso junto.
O ano de 2012 começou e com ele uma série de indagações povoam as cabeças de muitos brasileiros. O que esperar deste ano? O que esperar de um país onde o ano só começa no final de fevereiro? Estou evitando esperar muita coisa, mas não posso me furtar ao fato de ser positivo quanto as lutas que ainda viveremos. Para este ano muitas coisas se esperam. Olimpíadas em julho,eleições municipais para outubro e o fim do mundo em dezembro, apesar que aqui em Barra Mansa, o resultado da eleição pode significar a antecipação do fim do  mundo para outubro. O que mais me abisma é a inércia em que muitas pessoas se encontram, claro, que algumas maquinadas pelos governos para que tudo fique calmo até demais.
Aqui no blog as coisas se intensificarão. As denúncias continuarão, e nesta semana faremos um mutirão pelas buraqueiras municipais. Mais vídeos serão postados e indagações serão feitas, como o post a seguir. Faremos a prestação de contas dos nossos trabalhos, como os ofícios enviados a prefeitura, o programa de rádio, a Conferência Estadual Sobre Transparência e Controle Social, entre outras coisas. Tudo isso em uma terra, onde os poderosos não querem perder seus privilégios, e os imbecis vêem as críticas como sendo de  oposição. Coisas de uma terra onde a maioria não sabe em quem votou na última eleição.
Em Barra Mansa a notícia triste é que o município se encontra em 86º lugar no ranking de empregos no estado do Rio de Janeiro, segundo o CAGED. Nada demais se tratando que existem 92 municípios no Rio. Em 2012, ano que acabou de começar, as coisas tem que mudar, alguém tem de colocar o trem nos trilhos, ou traduzindo sem floreios, alguém tem que colocar Barra Mansa no caminho das mudanças.

Frase do dia

“Muita paz e realizações neste ano que se inicia. Feliz 2012.

São os votos de um povo que tem duas viradas de ano. Mas nenhuma virada na vida.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A coragem de dizer não

A coragem de dizer não pode ser crucial para se saber quem você é, e do que é feito. Dizer não é uma opção. 
Foto histórica de um homem que se recusou a fazer a saudação nazista cai na internet e faz sucesso nas redes sociais

Felipe Sáles

Contrariando a atração à frivolidade das mensagens virais que tomam a internet, uma antiga foto de um homem que se recusou a fazer o cumprimento nazista se espalha pelo Facebook e faz sucesso na rede mundial de computadores. Enquanto dezenas de pessoas saúdam o Terceiro Reich, o homem permanece de braços cruzados e com um semblante de desdém.
A imagem foi feita em 1936 – em plena Alemanha Nazista – no Porto de Hamburgo, onde a multidão se aglomerava para assistir ao lançamento de um navio militar. O cidadão se chamava August Landmesse e era operário do estaleiro de Hamburgo. Apesar de ter ingressado no Partido Nazista em 1931, ele foi expulso em 1935 por ser casado com uma judia. A união lhe valeu duas filhas e a prisão por “desonrar a raça ariana”. Em 1941, August foi libertado e enviado à guerra. Em pouco tempo no campo de batalha foi dado como desaparecido em combate e declarado morto. Já a mulher de August teria sido presa pela Gestapo, a polícia secreta nazista, e depois desaparecido.
A história veio à tona apenas em 1991, quando August foi identificado. Ao ver a foto num jornal alemão, Irene, uma de suas filhas, o reconheceu. Enquanto sua irmã foi morar com a avó materna, Irene foi enviada a um orfanato e depois adotada. Em 1996, ela escreveu um livro contando a história da família.
A imagem, que já foi curtida quase 100 mil vezes e compartilhada outras 40 mil, foi publicada no último sábado (dia 4) na página do Facebook do movimento Senri No Michi – uma organização criada após o terremoto e o tsunami de 2011 do Japão, com o objetivo de divulgar ações de caridade.

Frase do dia

“Nada não joga esse Deivid

Resposta a frase de ontem dada por Yoda, um mestre flamenguista – Ideia do amigo Felipe Basto

Esse é o Yoda, não o Felipe.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Brasil - O meu, o seu, o nosso Carnaval !!!!!

O Carnaval aconteceu. Muito samba, trio elétrico, festa e tudo mais. O povo está mais feliz. O governo federal corta R$ 1,93 bilhão da Educação e R$ 5,4 bilhões da saúde. Um contraste de um país onde a única escola que é aplaudida pelo povo é a de samba.
O carnaval acabou, não na Bahia. Lá ele nunca acaba. Na Bahia, a vida é um trio elétrico, e o que mais fez sucesso neste ano foi o “trio” dos grevistas da PM. O hit do momento é uma gravação telefônica onde o chefe do trio manda botar pra quebrar. Mas não foi para falar da Bahia que me coloquei a disposição de digitar nesta manhã. Estou aqui para apenas informar que estamos de volta. Depois de um hiato em nossas atualizações, as coisas deverão voltar a sua normalidade. Não sei ao certo se as coisas são normais, mas pretendemos atualizar todos os dias esta bagaça e deixá-los informados sobre tudo que está rolando em tudo que PE lugar, mas especialmente aqui em Barra Mansa. Política, esporte, religião, auto-ajuda e frases sensacionalistas estarão na nossa pauta diária.
Na segunda feira iniciaremos o ano com uma enquete, e desde já convidamos a todos para participar. O sol está saindo e como não tenho piscina, vou ficando por aqui escrevendo no blog e lendo as atualizações dos outros no facebook. Por falar em piscina, no carnaval conheci a máxima da frase: “Você não precisa ter piscina, apenas um amigo que a tenha”. Foi muito bom, e diga-se de passagem, foi um belo carnaval. Não fui a bloco, não fui ao sambódromo, nem viajei para Região dos Lagos. Fiquei na Baixada Fluminense mesmo, mais precisamente em Caxias. Visitei os parentes, revi amigos, tive a bela oportunidade de conversar com pessoas inteligentes e de experimentar um feito sem igual, ir a praia de ônibus no Rio. Parecia um turista, pobre. Mas foi uma experiência espetacular, os ônibus lotados na ida, praia lotada, água gelada, sol safado e na volta uma viagem de metrô, e mais um ônibus lotado. Depois de quase doze anos fora do Rio de Janeiro, eu posso dizer que voltei a ser carioca. O mais reconfortante é que paguei no metrô quase a mesma passagem que pago todos os dias em Barra Mansa, a diferença é que lá tem ar condicionado. Um carnaval diferente, assim posso definir meu feriado. Sem dinheiro e sem parentes ricos, aproveitei o melhor do carnaval e sem beber uma gota de álcool. Ainda cheguei a tempo de ver o Vasco, enfim, ganhar do flamengo com a ajuda do Deivid.
Então é isso aí. A vida vai voltando ao normal, até o próximo feriado. No país dos feriados, em dia de santo, até ateu para. No país do carnaval os governos gastam milhões para se fazer de tudo, cantar, pular, matar, se infectar com o vírus da AIDS, fechar o trânsito e etc.. Enquanto corta verbas da ordem de R$ 1,93 bilhão na educação e R$ 5,4 bilhões na saúde. Mas para que nos preocuparmos com isso, o importante é o que o carnaval foi garantido. Viva o Brasil, onde poucos pensam, e os que pensam sofrem.

Frase do dia


“akwoanoo rascoorc wawo wawohuc wawoahhoahwa !!!(Pelo amor de Deus Deivid)

Chewbacca revoltado com o Deivid do Flamengo.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PSDC Mulher de Barra Mansa realiza campanha de doação de sangue - Até eu superei o medo de agulha para fazer a minha parte.

O PSDC Mulher de Barra Mansa realiza campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa. 
Na última quarta-feira, o PSDC Mulher de Barra Mansa, realizou uma Campanha de Doação de Sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o abastecimento de sangue do Hemonúcleo, que caiu em torno de 30% nas últimas semanas. A campanha que conseguiu a adesão de populares durante outros dias da semana, foi considerada um sucesso.
- Com certeza conseguimos alcançar nosso objetivo. Fizemos a nossa parte e demos nossa contribuição a comunidade, ainda mais agora no carnaval, época em que infelizmente, muitos incidentes ocorrem – explicou Iara, Presidente do PSDC Mulher de Barra Mansa.
Eu tive a oportunidade de aderir a campanha e pela primeira vez na vida doar sangue. Sai de lá com uma satisfação incrível. Ajudando a salvar vidas e bem comigo mesmo de também ter contribuído. Não demorei 30 minutos doando sangue. Uma experiência gratificante.
Natanael, que ouviu o carro de som propagando a campanha disse:
- Estava caminhando e ouvi o carro de som falando da campanha e resolvi comparecer. É um ato muito importante – ressaltou Natanael.
Iara ainda destacou que novas campanhas vêm por aí.
- Estamos preparando novas ações. Um partido não pode achar que existe somente a composição eleitoral, ele tem que ser identificado por suas ações junto a comunidade e suas necessidades, e para isso acontecer, não é preciso ter mandato, mas apenas vontade de trabalhar, e isso não falta ao PSDC.
Vamos as fotos deste dia gratificante:
Doe vida. Doe Sangue.



Eu e enfermeira Dilza - Além de doar sangue, ainda se faz amigos.


Natanael e Iara (Presidente do PSDC Mulher de Barra Mansa)

Não é necessário que os doadores estejam de jejum para doar sangue. Os homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. 
O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Telefone: (24) 3322-8430.

Frase do dia


“Quem não sabe nada tem de acreditar em tudo.

Pablo Neruda

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

S.O.S. CIEP 493 - Um ato de amor pela educação

SALAS VAZIAS

Na manhã de hoje vi algo que há muito não via. Professores com coragem, alunos que vestiram a camisa de um colégio e o sistema com medo do que a educação é capaz de fazer. Leia e entenda, como a cidadania foi enaltecida em uma manhã de Vista Alegre.
Na manhã de hoje tive a bela oportunidade de participar de uma passeata para o bem da minha comunidade. Ainda na segunda recebi a bela visita de uma amiga, Janice Silva. A visita trazia com ela o convite de juntos fazermos algo pelo CIEP 493, situado no mesmo bairro em que moro. Juntamente com Janice, Jéssica Gondim, ressaltou a importância de se fazer algo já. Na quarta feira nos reunimos no colégio, com os demais professores para discutirmos a questão. Nesta reunião pude ver rostos bem conhecidos por mim. Sinézio, Claudia e Viviane, trabalharam junto comigo no Padre Anchieta. Conheci outros, como Renato, Débora, Maria Helena, Andriele, Sandra e outros. Todos comprometidos e engajados em torno de um só ideal. Fazer algo para mudar a realidade do CIEP 493.
Professora Janice falando com alunos no dia 15.

Vamos entender o caso. No últimos anos o número de matrícula caiu bruscamente, mas este ano, o sinal de alerta tocou. Um colégio com a estrutura do CIEP, não tem 400 alunos matriculados. O CIEP 493 é o único colégio de Vista Alegre com ensino médio. A problemática aumenta ainda mais quando começamos a comparar com outros colégios do bairro que estão inchados. O quadro preocupante mobilizou a todos, mas agora o plano era mobilizar a comunidade, e a discussão foi nesse norte. Após um debate de grande nível, uma resolução foi chegada, e a ação idealizada. Ainda ontem (15), fizemos uma plenária convocando os alunos para participar de um ato nas ruas do nosso bairro. No dia de hoje mais de 150 alunos compareceram para a passeata, que ao se juntar com membros da comunidade e professores, somaram mais de 200 participantes. Hoje (16), por volta das 09:30, começamos saindo pela escola em direção a comunidade. Com faixa, cartazes, abaixo-assinado em prol do apoio da comunidade ao colégio fomos a rua. A população saia de casa para ouvir o carro de som, que clamava pela “VALORIZAÇÃO DO CIEP 493”. Correndo as ruas dos loteamentos, o recado foi dado. Ordenadamente, os alunos e professores, deram uma aula de civilidade e mobilização, pedindo de maneira ordeira que a comunidade volte seus olhos para este colégio, que é um patrimônio de todos.
Mobilização nas ruas pela valorização do CIEP 493

O resultado foi estupendo. A comunidade perguntava, ouvia e se mobilizava, alguns se juntavam ao coro da valorização. Deu tanto certo que até o “Diário do Vale” apareceu para fazer a cobertura jornalística do movimento. Aí vai o link da matéria.
Plenária do dia 15. A importância da participação dos alunos foi fundamental.
Foi uma honra ser um dos que ajudaram a encabeçar este projeto. Apesar de ser professor, não dou aula no CIEP 493, o que eu gostaria muito. Mas a minha participação foi representar uma comunidade. Uma comunidade que só tem a perder com o enfraquecimento e esquecimento do CIEP. E não só pelo fato do colégio ser o único de ensino médio de Vista Alegre, mas principalmente, porque é desanimador ver um colégio se fragmentar, e diminuir até deixar de existir. Apesar, desta ser a intenção dos governos, acabar com a educação. Mas pelo que vi no olhar de cada professor, que tive a oportunidade de rever, ou conhecer, isso não vai acontecer. Espero que todos saibam que foi uma honra fazer parte desta militância ao lado de professores tão engajados. Mas com todo a certeza ainda existe muito mais o que fazer. E continuaremos unidos. Ainda temos muito o que trabalhar por este CIEP, que se o tempo passar e nada mudar, terá infelizmente o caminho do fim. Mas algo está acontecendo. Hoje vi adolescentes olharem a mobilização toda com um olhar de responsabilidade, vi professores com coragem, e vi acima de tudo uma comunidade ansiosa por soluções e por ajuda. Somente pela educação transformaremos a nossa realidade.
Sempre falo da necessidade de fazermos algo para mudar as coisas, hoje vi pessoas e algo que valem a pena. Vi o maior projeto de todos, a única coisa que pode mudar esta cidade marcada por separações e injustiças, o único fato que pode mudar o futuro, a negação de que a educação acabou. Nós professores estamos mais vivos do que nunca, apesar do Sérgio Cabral nos querer mortos. Apesar, que é melhor morrer, do que se curvar e servir aos interesses deste governador e seus prefeitos assassinos da educação.

Frase do dia


Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis.

Thomas Jefferson

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Posse da Associação do Belo Horizonte e Aiuruoca - O mais do mesmo.

A Associação de Moradores do Loteamento Belo Horizonte e Aiuruoca tomou posse, mas será que o vereador vai tomar vergonha na cara e parar de dizer que fez, o que não fez? Tudo acontece com o aval da Associação? Novidades de uma novela triste, onde o eleitor é jogado para coadjuvante.
Mesa da posse da AMBA

No último sábado (11), tomou posse a Associação de Moradores do Loteamento Belo Horizonte e Aiuruoca. O evento ocorreu no mesmo local onde as reuniões não acontecem, no Brizolinha do Belo Horizonte. Depois de dois mandatos na Associação, Leko, “a lenda”, passa o bastão para Iraci. Apesar dos nomes mudarem, tudo indica que as mudanças pararam por aí. As ligações desta Associação, do bairro em que moro, são tão espúrias quanto a anterior.
Várias pessoas compareceram no local, e algumas com o status de autoridade. O Subsecretário de Governo, Sílvio Daniel, o vereador Ueslei da Farmácia, o vereador Maurício e ele, o traidor de Vista Alegre, Vicentinho. Sobre este ser de estranho mandato, paira acusações fortes de manipulação da mesma Associação. A mesa foi composta por estas pessoas, e acredite, por mim. Como me tornei Delegado Estadual da I Conferência Sobre Transparência e Controle Social, representando o município de Barra Mansa, participei da mesa, junto com as demais autoridades. Como todos sabem, e acompanharam pelo blog, participei deste pleito, e a ironia de estar lá representando Barra Mansa inteira e não somente o meu bairro ficou bem estampado nos rostos de algumas pessoas.
Ué !!! O Vicentinho não estava do meu lado na foto anterior? O medo do povo afasta o vereador inoperante.

Com a mesa composta, iniciamos os discursos, fui o primeiro. Aproveitei para cumprimentar todos na mesa, e explicar um pouco sobre a Conferência. Após essa falação passei os meus sentimentos de realizações e conquistas para a nova Associação, salientando que algumas pessoas de muita qualidade estão na nova diretoria, o que pode ser muito preponderante para o sucesso da mesma. Mas não deixei de dizer que espero claramente que esta Associação tenha soberania nas suas conquistas, e autonomia para cobrar o que o bairro precisa. Falei essas palavras com o ideal claro de que todos entendessem que a palhaçada em Vista Alegre tem que acabar. A Associação não pode ter rabo preso com o vereador, ou deixar que o mesmo pegue para si os louros de uma conquista.
O antigo Presidente Leko discursando.

Nos vários discursos, ouvimos coisas importantes. Leko, o antigo presidente, amigo de todos, com seu discurso para lá de longo, fez uma espécie de prestação de contas, e deixou claro que nunca se alinhou com nenhum político, seja em qual for a esfera. Leko é funcionário da Prefeitura, e não é concursado. O discurso que mais me chamou a atenção foi do “Prometeu”. Vicentinho prometeu e até hoje não cumpriu. Com a fala titubeante, parecia não estar bem a vontade. Pode ser pelo fato de ter sido pego no dia anterior fingindo ser dono da operação tapa buraco, na Rua 7 de Setembro. Vicentinho sabia que não fez nada para isso acontecer, ele sabe, até por ser um freqüentador assíduo do blog, que foi esse humilde meio de comunicação tão odiado pelos que mentem, que foi o responsável pelas mudanças na Rua 7 deSetembro. Vicentinho estava tão perdido quanto seu mandato, não conseguindo concluir raciocínios. Até entendo o coitado, está sofrendo pressão de todos os lados, o repúdio das pessoas nas ruas, e a fragmentação de seu partido o PSB. Ah, Vicentinho, homem de palavra, pedindo sempre para cortar a cabeça daqueles que são contra as suas atitudes clientelistas.
Tudo muito bonito, agora é trabalhar. Arregaçar as mangas e botar para quebrar. Já se sabe que modificações vão acontecer nos dias das reuniões. Vamos esperar. Uma coisa que não posso deixar de citar, é que todos, inclusive eu, falei sobre como é difícil trabalhar em uma Associação que não tem recursos. O Leko em sua prestação de contas, deixou isso bem claro, mas parece que a coisa mudou. A nova diretoria, que não é tão nova assim, já que vários, inclusive a presidente e a vice já eram da diretoria anterior, fizeram uma bela festa. A posse foi regada a muito guaraná, algodão doce, pipoca, cachorro quente, picolé e como eu diria no Rio, sacolé. Tudo de grátis. Uma coisa parece que já mudou, não vai faltar dinheiro, ou será que a manipulação acima citada já começou com tudo. Afinal é ano de eleição municipal. Essa é Vista Alegre, um lugar onde o pobre é de direita, e os políticos fazem de tudo para manter o seu poder, até mentir em nome de Deus. 

A nova diretoria da AMBA tomou posse. A mudança chegou?


Frase do dia

O poder só emanará do povo quando os mesmo entenderem que consciência política é uma questão de sobrevivência.”

Quem disse não sei, mas com certeza não foi o Vicentinho !!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais uma denuncia das ruas esburacadas - Rua Ipanema, a princesinha de Vista Alegre

Mais uma denúncia foi feita, e ao verificar, percebemos que mais uma localidade se encontra em esquecimento. Esse ano não dá para ter memória curta.
Depois das várias matéria falando sobre os muitos buracos que encontramos no bairro de Vista Alegre e seus loteamentos, recebemos através do programa “Sua Voz”, algumas denúncias, como mesmo aconteceu com a Rua Primavera. Esta semana estaremos visitando várias ruas do bairro, para postar aqui no blog. E começamos hoje com a Rua Ipanema, na altura do número 198, em frente a casa do “Zá”. A reclamação foi feita pelo mesmo no programa, e no mesmo dia estive visitando a localidade e percebendo que a situação é séria. As fotos falam por si mesmo.
Esperamos que as autoridades se sensibilizem com as fotos e se mexam, assim como fizeram com a nossa denúncia na Rua 7 de Setembro, em frente ao Brizolinha no Loteamento Belo Horizonte. Estamos sempre ligados e a disposição para receber tais denúncias e tentar achar as soluções. Estaremos também nos próximos dias enviando um ofício sobre este caso da Rua Ipanema, e encaminhando para as autoridades.

Na chuva o transtorno é maior


Podemos verificar que o buraco está aumentando


O buraco se encontra em frente ao número 198.


Você comenta !!!!!



Frase do dia


Bem, ele pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que ele não pode comprar… Um dinossauro!

Homer Simpson

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social acontece em Barra Mansa

A I COMSOCIAL aconteceu no dia 09 em Barra Mansa, mas ainda temos muito o que debater, e muito mais o que construir. A luta agora é sair do papel aquilo que é necessário para transformar nossa cidade.
No último dia 9, no SEST/SENAT foi realizado a I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social, a COMSOCIAL. Tive a oportunidade de participar representando a Sociedade Civil, e o saldo que faço é bastante positivo. A Conferência tem por finalidade promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Para facilitar o debate, os eixos da Conferência foram divididos em quatro:
 Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

 Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública

 Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle

 Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção

           
Participei do Eixo II, e juntamente com os demais, procuramos buscar o debate e a construção de pelo menos 20 propostas para serem apresentadas, aprovadas pela plenária, e enviadas a Conferência Estadual. Entre as várias propostas enviadas, vale o destaque para a questão do Orçamento Participativo, o Jornal da Transparência, auditoria nos processos de licitações e um grande mecanismo de controle social ao meu ver, a eleição direta para diretores dos colégios públicos. Ao dar esta idéia, a minha intenção era fomentar o debate a cerca da importância de uma gestão democrática, e o objetivo foi alcançado.
Tive o prazer também de ser o relator do meu eixo, repetindo do trabalho feito no CONAE ( Conferência Nacional de Educação). No final, após as votações das matérias, tive a honra de ser eleito em plenária, para ser um dos delegados de Barra Mansa, na Conferência Estadual, representando a Sociedade Civil.
Foi uma bela oportunidade de debater propostas, conhecer pessoas que pensam o mesmo, e de acima de tudo, tentar colocar Barra Mansa em um caminho de propostas concretas para sua mudança. Uma pena porém não foi ver tantas pessoas, quanto eu gostaria, até porque não imaginava que fossem tantas mesmo. Como ressaltei várias vezes no eixo pelo qual participei, o nosso grande desafio, é trazer a população para dentro deste debate, não amarrando as associações, e nem os movimentos de base ao governo nenhum, propiciando o debate e a construção, através da educação, de uma Sociedade Civil mais justa e igualitária.

Rua 7 de Setembro em Vista Alegre tem buracos tapados - Mais uma vitória deste blog arrogante

A Rua 7 de Setembro recebeu uma operação Tapa Buraco depois que as reclamações deste blog se espalharam pela cidade. É a máxima de  Frei Beto dando certo: “ Governo e feijão, só funcionam na panela de pressão”.
Como estava antes


Como ficou depois das fotos serem publicadas no Blog

Mais uma reivindicação deste blog foi atendida. Depois da nossa matéria sobre os buracos de Vista Alegre, muitos foram os comentários, porém os buracos da Rua 7 de Setembro foram pelo menos paliativamente resolvidos. As informações dão conta que na sexta-feira (10) homens da prefeitura fizeram uma operação tapa buraco no local. Como vocês podem ver nas fotos antes e depois.
A solução foi atendida graças a repercussão dado pela matéria do nosso blog, que se espalhou pela internet, por vários e-mails. Outro fator importante, foi o programa “Sua Voz”, que vai ao ar todo sábado de 08:00 a 12:00, na Rádio Comunitária Social FM, 101,1. Batemos neste assunto durante duas semanas, e a obra foi realizada. Esperamos que a prefeitura continue atendendo outras reivindicações que estamos postando aqui no blog, pois essas indagações não são só nossas mas de todos os moradores, somos apenas porta-vozes.
A nota triste, é que mais uma vez, chega até nós, a informação de que um vereador, que não preciso citar o nome, ficou acompanhando a operação tapa buraco para dar a impressão de que foi o mesmo que realizou o feito. Não temos nenhuma ligação com qualquer vereador, e nossas reclamações vem do povo. O vereador passa pelo local a anos, observa o buraco também a muito tempo, assim como a sua Associação de Moradores, mas nada fez, por terem rabo preso com o poder público municipal. Meu compromisso é com o povo, e com a verdade, e por isso mesmo continuarei minha luta de reivindicar melhorias para a minha cidade. Esta semana colocaremos mais matérias sobre os buracos de Vista Alegre. Mais denúncias foram feitas em nosso programa de sábado e por e-mail. Até mais.

Frase do dia


“Procura a satisfação de veres morrer os  teus vícios antes de ti.

Sêneca – Intelectual Romano e fã de Whitney Houston

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A verdade através de números

CONHEÇA OS SALÁRIOS DOS POLICIAIS MILITARES DO BRASIL.

Salários em ordem decrescente de valor:
01º - Distrito Federal – R$ 4.129.73 
02º - Sergipe – R$ 3.012.00 
03º - Goiás – R$ 2.722.00 
04º - Tocantins – R$ 2.611,01 
05º – Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00 
06º – São Paulo – R$ 2.170.00 
07º – Paraná – R$ 2.128,00 1 
08º - Amapá – R$ 2.070.00 
09º – Minas Gerais – R$ 2.041.00 (+ 10% concedido em OUT 2011). 
10º - Maranhão– R$ 2.037.39 
11º – Bahia – R$ 1.927.00 
12º - Alagoas – R$ 1.818.56 
13º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00 
14º - Espírito Santo – R$ 1.801.14 
15º - Mato Grosso – R$ 1.779.00 
16º - Santa Catarina – R$ 1.600.00 
17º - Amazonas – R$ 1.546.00 
18º - Ceará – R$ 1.529,00 
19º - Roraima – R$ 1.526.91 
20º - Piauí – R$ 1.372.00 
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00 
22º - Acre – R$ 1.299.81 
23º - Paraíba – R$ 1.297.88 
24º - Rondônia – R$ 1.251.00 
25º - Pará – R$ 1.215,00 
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00 
27º - Rio de Janeiro – R$ 1.031,38
Essa é a tabela com o salário inicial de todos os Policiais Militares do Brasil.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Bloco da Greve chegou, agora sim o Carnaval do Sérgio Cabral vai ficar animado

A greve dos PMs, Bombeiros e Polícia Civil foi declarada. O governo reage prendendo, e acuando. A greve está na região. A Câmara de Vereadores de Barra Mansa já não trabalha a três anos.
Faixa no centro de Barra Mansa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro tentou negar, a imprensa tentou desacreditar, a Dilma rasgou a história de greves do PT, mas não teve jeito. Os Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro entraram em greve. Podemos começar o nosso post, fazendo um exercício de história, voltando ao passado, e relembrando a greve dos Bombeiros do ano passado. A nossa terceira postagem, em 12 de Junho de 2011, abordava o assunto, falando inclusive sobre a passeata realizada em Barra Mansa. “O pior salário do Brasil”, gritávamos todos nós pelo centro de Barra Mansa. Menos de um ano depois, o cenário não mudou, e as coisas tiveram outros desdobramentos.
Viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar no centro de Barra Mansa (Foto de Samuel Marques com sua "Cassio Exilim". PS: ainda falta sete prestações)

Desta vez, toda segurança pública carioca entrou em greve. A greve que é negada pelo governo, que é bem ajudado pela Globo e outros meios de comunicação. Em Barra Mansa não é diferente, os Bombeiros pararam, e estão acampados do lado de fora do Batalhão. Nada noticiado pela imprensa da região. O policiamento praticamente não existe no centro de Barra Mansa. Hoje foi visto uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar circulando pelo centro. Mais tarde, depois de algumas ligações descobri que o policiamento aumentou, mas nada próximo do de costume.
Cabo Pablo Rafael Marques (azul) será transferido para Bangu 1. Foto: Paulo Dimas.

Em Volta Redonda a situação é ainda pior. Boatos sobre arrastões e assaltos, circularam pela cidade. Pelo telefone, ainda na hora do almoço conversei com uma moradora do bairro Santo Agostinho, Márcia Ramos, que disse não ter deixado sua filha ir para o colégio, com medo de alguns problemas decorrentes de tais boatos. Em Volta Redonda, cidade modelo, que na nossa região podemos ver a face safada de um governo corrupto e ditatorial. Seis policiais foram presos acusados de incitação. Um deles o Cabo Pablo Rafael Marques do Santos (que pode ser meu parente), representante da comissão estadual de porta-vozes da greve, vai ser transferido para o presídio Bangu 1. Ele é acusado de incitação, mas nunca vi ninguém deste governo ser levado a presídio algum por “licitação” indevida e dinheiro público desperdiçado. O Governador anda no Helicóptero do empreiteiro e ninguém fala nada. O Cabo também vai responder o processo por Publicação de Crítica Indevida. Mas quem julga o que é indevido ou não? Todas essas prisões ocorreram com a chegada de helicóptero do coronel da Corregedoria da Polícia Militar, Valdir Soares Filho. Gente mandada pelo “bom governador” do Rio de Janeiro.
Angra dos Reis, Barra do Piraí e Resende também aderiram a greve. As coisas estão fervilhando, e espero que fique deste jeito. O governo tem de ser pressionado, se não as coisas não mudam. Vale lembrar que a PM do Rio de Janeiro é a 27ª no ranking dos salários das unidades da federação. Quantas unidades têm no Brasil mesmo? Não esqueça de contar com o Distrito Federal.
Eu ontem na 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, etapa Barra Mansa, ouvi do Bill, algo bem real. Ele citou Frei Beto e uma frase do mesmo que é a grande realidade brasileira: “Governo é que nem feijão, só funciona na panela de pressão.”
Este blog apóia a greve dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. E pelo que pude perceber pelos lugares que passei hoje, o povo é a favor da greve. Força para os grevistas, e que outras categorias tenham a mesma coragem.