quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

S.O.S. CIEP 493 - Um ato de amor pela educação

SALAS VAZIAS

Na manhã de hoje vi algo que há muito não via. Professores com coragem, alunos que vestiram a camisa de um colégio e o sistema com medo do que a educação é capaz de fazer. Leia e entenda, como a cidadania foi enaltecida em uma manhã de Vista Alegre.
Na manhã de hoje tive a bela oportunidade de participar de uma passeata para o bem da minha comunidade. Ainda na segunda recebi a bela visita de uma amiga, Janice Silva. A visita trazia com ela o convite de juntos fazermos algo pelo CIEP 493, situado no mesmo bairro em que moro. Juntamente com Janice, Jéssica Gondim, ressaltou a importância de se fazer algo já. Na quarta feira nos reunimos no colégio, com os demais professores para discutirmos a questão. Nesta reunião pude ver rostos bem conhecidos por mim. Sinézio, Claudia e Viviane, trabalharam junto comigo no Padre Anchieta. Conheci outros, como Renato, Débora, Maria Helena, Andriele, Sandra e outros. Todos comprometidos e engajados em torno de um só ideal. Fazer algo para mudar a realidade do CIEP 493.
Professora Janice falando com alunos no dia 15.

Vamos entender o caso. No últimos anos o número de matrícula caiu bruscamente, mas este ano, o sinal de alerta tocou. Um colégio com a estrutura do CIEP, não tem 400 alunos matriculados. O CIEP 493 é o único colégio de Vista Alegre com ensino médio. A problemática aumenta ainda mais quando começamos a comparar com outros colégios do bairro que estão inchados. O quadro preocupante mobilizou a todos, mas agora o plano era mobilizar a comunidade, e a discussão foi nesse norte. Após um debate de grande nível, uma resolução foi chegada, e a ação idealizada. Ainda ontem (15), fizemos uma plenária convocando os alunos para participar de um ato nas ruas do nosso bairro. No dia de hoje mais de 150 alunos compareceram para a passeata, que ao se juntar com membros da comunidade e professores, somaram mais de 200 participantes. Hoje (16), por volta das 09:30, começamos saindo pela escola em direção a comunidade. Com faixa, cartazes, abaixo-assinado em prol do apoio da comunidade ao colégio fomos a rua. A população saia de casa para ouvir o carro de som, que clamava pela “VALORIZAÇÃO DO CIEP 493”. Correndo as ruas dos loteamentos, o recado foi dado. Ordenadamente, os alunos e professores, deram uma aula de civilidade e mobilização, pedindo de maneira ordeira que a comunidade volte seus olhos para este colégio, que é um patrimônio de todos.
Mobilização nas ruas pela valorização do CIEP 493

O resultado foi estupendo. A comunidade perguntava, ouvia e se mobilizava, alguns se juntavam ao coro da valorização. Deu tanto certo que até o “Diário do Vale” apareceu para fazer a cobertura jornalística do movimento. Aí vai o link da matéria.
Plenária do dia 15. A importância da participação dos alunos foi fundamental.
Foi uma honra ser um dos que ajudaram a encabeçar este projeto. Apesar de ser professor, não dou aula no CIEP 493, o que eu gostaria muito. Mas a minha participação foi representar uma comunidade. Uma comunidade que só tem a perder com o enfraquecimento e esquecimento do CIEP. E não só pelo fato do colégio ser o único de ensino médio de Vista Alegre, mas principalmente, porque é desanimador ver um colégio se fragmentar, e diminuir até deixar de existir. Apesar, desta ser a intenção dos governos, acabar com a educação. Mas pelo que vi no olhar de cada professor, que tive a oportunidade de rever, ou conhecer, isso não vai acontecer. Espero que todos saibam que foi uma honra fazer parte desta militância ao lado de professores tão engajados. Mas com todo a certeza ainda existe muito mais o que fazer. E continuaremos unidos. Ainda temos muito o que trabalhar por este CIEP, que se o tempo passar e nada mudar, terá infelizmente o caminho do fim. Mas algo está acontecendo. Hoje vi adolescentes olharem a mobilização toda com um olhar de responsabilidade, vi professores com coragem, e vi acima de tudo uma comunidade ansiosa por soluções e por ajuda. Somente pela educação transformaremos a nossa realidade.
Sempre falo da necessidade de fazermos algo para mudar as coisas, hoje vi pessoas e algo que valem a pena. Vi o maior projeto de todos, a única coisa que pode mudar esta cidade marcada por separações e injustiças, o único fato que pode mudar o futuro, a negação de que a educação acabou. Nós professores estamos mais vivos do que nunca, apesar do Sérgio Cabral nos querer mortos. Apesar, que é melhor morrer, do que se curvar e servir aos interesses deste governador e seus prefeitos assassinos da educação.

Um comentário:

  1. Muito legal essa iniciativa.... Nem imaginava que isso estivesse acontecendo..... Estudei no CIEP durante 7 anos, da antiga 5ª série ao 3º Ano Ensino Médio. Lendo a reportagem ,por sinal muito bem elaborada, lembrei dos bons tempos. De professores que ainda estão lá e dos projetos que elaborávamos junto a comunidade!!!
    Me orgulho até hj de dizer que a maior parte de minha vida , passei estudando no CIEP 493 da Vista Alegre!! Acho que a comunidade tem que se mobilizar e participar dos projetos e decisões tomadas pela direção da escola.... Afinal, td que precisamos além de inSentivos financeiros é tbm é de uma Projeto Politico Pedagógico Participativo e principalmente ATIVO E DEMOCRÁTICO.

    ResponderExcluir