segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social acontece em Barra Mansa

A I COMSOCIAL aconteceu no dia 09 em Barra Mansa, mas ainda temos muito o que debater, e muito mais o que construir. A luta agora é sair do papel aquilo que é necessário para transformar nossa cidade.
No último dia 9, no SEST/SENAT foi realizado a I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social, a COMSOCIAL. Tive a oportunidade de participar representando a Sociedade Civil, e o saldo que faço é bastante positivo. A Conferência tem por finalidade promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Para facilitar o debate, os eixos da Conferência foram divididos em quatro:
 Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

 Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública

 Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle

 Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção

           
Participei do Eixo II, e juntamente com os demais, procuramos buscar o debate e a construção de pelo menos 20 propostas para serem apresentadas, aprovadas pela plenária, e enviadas a Conferência Estadual. Entre as várias propostas enviadas, vale o destaque para a questão do Orçamento Participativo, o Jornal da Transparência, auditoria nos processos de licitações e um grande mecanismo de controle social ao meu ver, a eleição direta para diretores dos colégios públicos. Ao dar esta idéia, a minha intenção era fomentar o debate a cerca da importância de uma gestão democrática, e o objetivo foi alcançado.
Tive o prazer também de ser o relator do meu eixo, repetindo do trabalho feito no CONAE ( Conferência Nacional de Educação). No final, após as votações das matérias, tive a honra de ser eleito em plenária, para ser um dos delegados de Barra Mansa, na Conferência Estadual, representando a Sociedade Civil.
Foi uma bela oportunidade de debater propostas, conhecer pessoas que pensam o mesmo, e de acima de tudo, tentar colocar Barra Mansa em um caminho de propostas concretas para sua mudança. Uma pena porém não foi ver tantas pessoas, quanto eu gostaria, até porque não imaginava que fossem tantas mesmo. Como ressaltei várias vezes no eixo pelo qual participei, o nosso grande desafio, é trazer a população para dentro deste debate, não amarrando as associações, e nem os movimentos de base ao governo nenhum, propiciando o debate e a construção, através da educação, de uma Sociedade Civil mais justa e igualitária.

3 comentários:

  1. Muito bom Samuel, precisamos de pessoas assim para melhorar Barra Mansa.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí procure mais tranparencia nos recursos de barra mansa. Aqui tem muito roubo, e os vereadores aprovam as contas erradas de Zé Renato.

    ResponderExcluir
  3. vc tem capacidade para entender e explicar para a população porque isso é tão importante. Parabéns pelo seu programa na rádio ouço todos os sábados de manhã na 101.1.

    Obrigado pelo e-mail

    Catia - Vila Nova

    ResponderExcluir