sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Bloco da Greve chegou, agora sim o Carnaval do Sérgio Cabral vai ficar animado

A greve dos PMs, Bombeiros e Polícia Civil foi declarada. O governo reage prendendo, e acuando. A greve está na região. A Câmara de Vereadores de Barra Mansa já não trabalha a três anos.
Faixa no centro de Barra Mansa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro tentou negar, a imprensa tentou desacreditar, a Dilma rasgou a história de greves do PT, mas não teve jeito. Os Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro entraram em greve. Podemos começar o nosso post, fazendo um exercício de história, voltando ao passado, e relembrando a greve dos Bombeiros do ano passado. A nossa terceira postagem, em 12 de Junho de 2011, abordava o assunto, falando inclusive sobre a passeata realizada em Barra Mansa. “O pior salário do Brasil”, gritávamos todos nós pelo centro de Barra Mansa. Menos de um ano depois, o cenário não mudou, e as coisas tiveram outros desdobramentos.
Viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar no centro de Barra Mansa (Foto de Samuel Marques com sua "Cassio Exilim". PS: ainda falta sete prestações)

Desta vez, toda segurança pública carioca entrou em greve. A greve que é negada pelo governo, que é bem ajudado pela Globo e outros meios de comunicação. Em Barra Mansa não é diferente, os Bombeiros pararam, e estão acampados do lado de fora do Batalhão. Nada noticiado pela imprensa da região. O policiamento praticamente não existe no centro de Barra Mansa. Hoje foi visto uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar circulando pelo centro. Mais tarde, depois de algumas ligações descobri que o policiamento aumentou, mas nada próximo do de costume.
Cabo Pablo Rafael Marques (azul) será transferido para Bangu 1. Foto: Paulo Dimas.

Em Volta Redonda a situação é ainda pior. Boatos sobre arrastões e assaltos, circularam pela cidade. Pelo telefone, ainda na hora do almoço conversei com uma moradora do bairro Santo Agostinho, Márcia Ramos, que disse não ter deixado sua filha ir para o colégio, com medo de alguns problemas decorrentes de tais boatos. Em Volta Redonda, cidade modelo, que na nossa região podemos ver a face safada de um governo corrupto e ditatorial. Seis policiais foram presos acusados de incitação. Um deles o Cabo Pablo Rafael Marques do Santos (que pode ser meu parente), representante da comissão estadual de porta-vozes da greve, vai ser transferido para o presídio Bangu 1. Ele é acusado de incitação, mas nunca vi ninguém deste governo ser levado a presídio algum por “licitação” indevida e dinheiro público desperdiçado. O Governador anda no Helicóptero do empreiteiro e ninguém fala nada. O Cabo também vai responder o processo por Publicação de Crítica Indevida. Mas quem julga o que é indevido ou não? Todas essas prisões ocorreram com a chegada de helicóptero do coronel da Corregedoria da Polícia Militar, Valdir Soares Filho. Gente mandada pelo “bom governador” do Rio de Janeiro.
Angra dos Reis, Barra do Piraí e Resende também aderiram a greve. As coisas estão fervilhando, e espero que fique deste jeito. O governo tem de ser pressionado, se não as coisas não mudam. Vale lembrar que a PM do Rio de Janeiro é a 27ª no ranking dos salários das unidades da federação. Quantas unidades têm no Brasil mesmo? Não esqueça de contar com o Distrito Federal.
Eu ontem na 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, etapa Barra Mansa, ouvi do Bill, algo bem real. Ele citou Frei Beto e uma frase do mesmo que é a grande realidade brasileira: “Governo é que nem feijão, só funciona na panela de pressão.”
Este blog apóia a greve dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. E pelo que pude perceber pelos lugares que passei hoje, o povo é a favor da greve. Força para os grevistas, e que outras categorias tenham a mesma coragem.

3 comentários:

  1. Sérgio Cabral foi o governador que mais destruiu o funcionalismo público do RJ. Quem mais ganhou no seu governo foi os empreiteiros. Agora vai fazer igual fez na greve da educação: colocar a população contra o movimento através da mídia.

    E o povo burro vai cair de novo.

    A rede globo é mestre em levar dinheirinho extra na época de greve.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo posicionamento coerente e sincero, Samuel. A militarização das polícias serve apenas para oprimir mais ainda um setor que trabalha arriscando vidas: um militar não pode opinar, seu papel é obedecer. Mas militares são humanos, não é mesmo? A greve é no fundo, no fundo, isso. O policial olhando pro Sérgio Cabral e dizendo "Ei governador, eu ainda sou uma pessoa"

    ResponderExcluir
  3. Espero um dia ver o povo brasileiro e, sobretudo, o estado RJ, votar sem ser manipulados pelas grandes propagandas e mídias, como são pela empresa Globo. Aí tá o resultado dos ignorantes que votaram no Sérgio Cabral. Esse cara sempre vai estar na contramão da valorização do servidor público, vende até sua mãe se deixar, está sucateando todo o Rio. Agora utiliza do seu poder para prender aqueles em que ele deveria valorizar.

    pobre de nós que moramos na Cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir