sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COLUNA CIDADE: BARRA DO PIRAÍ - A GUARDA MUNICIPAL E SEUS CARROS COM DOCUMENTOS ATRASADOS.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
Os flagrantes das irregularidades das viaturas da Guarda Municipal de Barra do Piraí, estacionados em locais errados, e com a documentação atrasada, é mais um retrato da triste realidade, onde o povo é cobrado, mas o governante se prende no privilégio de não seguir leis. Leia e entenda.

Faça o que digo, não faça o que faço. Vários flagrantes de infração de trânsito cometidos por veículos oficiais foram registrados pelo membro do grupo "Barrense ajuda Barrense" nos últimos dias, mostrando o que parece ser o lema de alguns agentes que deveriam dar o exemplo, mas fazem o contrário. Entre as irregularidades, há viaturas da guarda parados em locais irregulares e além disso veículos da guarda com vistoria e documento atrasado ainda de 2011 conforme pode ser visto neste link (Clique aqui).

Então o rigor só vale para a população? Neste caso a guarda tem feito o que devia combater, alias o que tem combatido da população em geral, pois vai o cidadão comum estar com o documento atrasado pra ver só o que vai acontecer, até lição de moral rola, é muita cara de pau.

Já a questão dos camelôs é ainda mais polêmica e complicada e já vem se arrastando desde os primeiros meses de abertura do Mercado Municipal, pois é grande a reclamação dos lojistas de lá, com o baixo movimento de consumidores no local.

Era muito interessante a situação dos ambulantes no centro da cidade mais precisamente na Rua Padre Alfredo, uma rua estreita, entretanto muito bem localizada na parte central da cidade, tendo de um lado a maior praça do centro do município, por onde passam milhares de pessoas diariamente, e na outra extremidade o maior supermercado da cidade. Sendo assim centenas de pessoas passavam por ali diariamente ou no sentido praça ao supermercado ou vice versa. Durante esse trajeto era inevitável não olhar para o camelô, eu mesmo já trabalhei para um lojista quando o camelô tinha seu ponto ali, e com o grande fluxo de pessoas, aumentava também a probabilidade de compras, uma simples questão de matemática. Mas não era só a boa localização, que era atraente para os camelôs, pois além de bem localizados seus produtos não são tributados, o preço de locação que eles pagavam por cada barraca era irrisório em vista dos aluguéis pagos pelos grandes lojistas que também ocupam o centro da cidade. A partir daí podemos imaginar não só a margem de lucro como um possível incômodo em outros lojistas, pois sinceramente, nunca vi muitas pessoas do povo reclamando que os camelôs enfeiavam a cidade, e talvez tenha sido esse o argumento da elite que gostaria de ver o centro da cidade com uma nova cara, ou que pelo menos que esses ambulantes não tivessem assim tantas regalias. Seja lá qual foi o motivo da saída deles, a verdade é que aparentemente caíram na lábia do ex-prefeito José Luis Anchite, que os fez acreditar que iriam para um lugar melhor, mas pelas reclamações dos ambulantes parece que essa mudança foi um mau negócio.


E o que tem a ver a guarda municipal de Barra do Piraí com os camelôs que insatisfeitos estão voltando a vender seus produtos nas ruas? Bem, em 31 de Maio de 2013 foi noticiado no site do jornal "A Voz do Povo"  (Clique aqui), que existia uma determinação do Ministério Público proibindo qualquer tipo de comércio ambulante nas ruas e calçadas de Barrra do Piraí, então a pergunta que fica é, esta determinação do MP ainda está valendo? E se ainda está em vigor por que não está sendo cumprida? Ou a guarda municipal da cidade se especializou em não cumprir as leis não só de trânsito como todas em geral? É bem verdade que as guardas municipais são subordinadas ao executivo e em épocas de campanha devem ter surgido promessas ou acordos para que os ambulantes estivessem tendo certa liberdade para voltar as ruas sem serem incomodados, sabemos que Barra do Piraí teve praticamente duas campanhas seguidas para prefeito, pois na de 2012 o eleito foi cassado, é bem sabido também que vários lojistas do Mercado Municipal (ex-camelôs) apoiaram o então candidato Mario Esteves na eleição de 2012, pois este prometia que procuraria encontrar um lugar melhor para os lojistas e também o fim da proibição da venda de certos produtos no interior do Mercado e como na eleição de 2013 Mario Esteves despontava com grande força no início da campanha, porém não saiu vencedor por causa da grande influência de Anchite, fica a duvida: será que os ex-camelos estão tendo a oportunidade de estarem nas ruas de novo por causa de alguma promessa de campanha, ou como se diz popularmente, algum "conchavo"? Não se pode afirmar que isso aconteceu e nem se pode dizer que não, já a pergunta pode ser feita. E a determinação do MP caiu por terra? O executivo e a guarda municipal precisam responder a população sobre essas situações. Desde a volta doa ambulantes às ruas e calçadas da cidade, e sobre seus veículos em situações de irregularidade. Afinal de acordo com a Constituição de 1988, a lei é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário