quinta-feira, 31 de outubro de 2013

UMA NOVA REFORMA PROTESTANTE, POR FAVOR.

No Dia da Reforma Protestante, a reflexão é muito clara, precisamos de uma nova Reforma. Os vícios, e as doutrinas humanas, estão tentando minar o evangelho e sua mensagem. A busca pelo poder e dinheiro, tem confundido igrejas com partidos políticos. Homens pregam suas vontades, e gostam de  achacar o bolso de muitos, deturpando a própria lei de Deus. É, precismos de uma Reforma já !!!


Quase não entro no assunto religioso neste blog, mas o dia 31 de outubro, dia da Reforma Protestante, me trouxe várias perspectivas sobre um assunto, e chegando a conclusão de que já passou da hora de uma nova Reforma.

Apesar dos tempos estarem diferentes, temos vivido momentos que nos levam de volta ao medievalismo. Apesar de estarmos constantemente conectados e atualizados em sistemas cada vez mais interligados tecnologicamente, em matéria de religião estamos cada vez mais atrasados e anti-reformistas. O protestantismo pode estar vivendo na história moderna a sua maior crise. Esta crise é de identidade e principalmente de norte. Fazendo uma comparação com o momento em que a igreja se dividiu, vivemos neste momento várias coisas parecidas. Costumo dizer que na história as pessoas sempre erram da mesma maneira, e com relação à religião as coisas não são diferentes. Não quero cometer erros, mas assumo a responsabilidade das minhas opiniões.

Os erros da Igreja no século XVI, e anteriores, foram os mesmos que hoje nós vivemos. Arrogância, busca pelo poder, mentira, política e acima de tudo, vontade de ser Deus. Muitos personagens da história cometeram esses erros acima citados, e hoje não é diferente. 
Como falar em uma nova Reforma Protestante, e os motivos para abordar tal assunto, sem mencionar, o Semi-Deus Silas Malafaia, que além de ter perdido a visão, agora foi abduzido pelo lado “negro da força”. Silas já andou com Morris Cerullo e já vendeu de tudo, e para não me alongar muito, vou dar uma atenção especial para a “Unção da medida extra”. O vídeo ao lado deixa bem claro uma grande semelhança entre os dias atuais, e o cristianismo medieval, o misticismo e a venda de indulgências. “O véu que separava, já na separa mais”. Cresci cantando um hino que dizia esta mensagem. Jesus Cristo veio como homem para nos salvar, e não para vender sua salvação, ou a sua unção. Esta prática é mais uma arma de lobos vestido em pele de ovelhas. E para piorar tem muita gente que cai. As pessoas querem “dons”, e no evangeliquês, “dom” significa poder. Vivemos em um cristianismo onde todos querem ser líderes. Os mais espertos analisando isso, concluem que podem aumentar suas receitas com cursos, onde se podem formar novos “líderes”, e por um preço módico vender unção. O resultado é que o camarada sai de lá cheio do “puder”, fundam uma igreja e geram mais gente doente.

Silas Malafaia adora mídia. É amigo da Globo, odeia blogeiros e se satisfaz com holofotes. Se acha o dono da razão e se esqueceu realmente quem é Jesus Cristo. O programa do Silas na televisão é bancado com muito sacrifício, segundo o próprio líder, porém para comprar um jatinho de 12 milhões, não há sacrifício. Silas é adepto da Teologia da Prosperidade, uma balela que tem enganado o povo, e deixado muitos pastores e denominações riquíssimas. A prosperidade é o retorno imediato de Deus pela pequena fidelidade do povo. A “teoria da prosperidade” é uma grande arma para pastores que querem encher igrejas, ganhar dinheiro e ter pouco trabalho em discipular membros. As pregações são triunfalistas, até porque quem gosta de ir a igreja e ouvir alguém lhe dizendo como deve viver? Isso não enche igreja. Silas Malafaia entrou por essa onda e declarou em 2010, que pastores que não pregam a Teologia da Prosperidade são idiotas e que deveriam perder a credencial. Frases de Silas Malafaia são sempre diretas e rápidas, não tão rápidas quanto o seu jatinho de 12 milhões de dólares. Poder e dinheiro, problemas na era medieval, que levam a igreja a sérios problemas e que com certeza continuam sendo cometidos nos dias atuais.

Posso ficar aqui o dia inteiro escrevendo sobre atrocidades cristãs. Posso falar de Waldemiro Santiago e suas pregações vagas, assim como a Cidade Mundial, onde o povo pode doar 100 reais e ter seu nome incluído no livro da “Cidade” e ser orado por centenas de Waldemirozinhos. Essa idéia de construir cidades e réplicas de templos, como no caso da Universal, é temerosa, mas reveladora. 
Cidade Mundial do Poder de Deus - Waldemiro e seu Vaticano -  Para construí-lo ela está vendendo indulgências.
Gosto de lembrar que em 1517 um homem chamado Johann Tetzel, que ficou conhecido como vendedor de indulgências. Seu método de markenting agressivo chamou a atenção de muitos, e principalmente a revolta de Lutero que para alguns, se inspirou em Johann para escrever as suas 95 teses. Porém, Johann não fez isso à toa, ele tentava angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, que na época representaria o retorna da igreja católica ao seu apogeu. A Basílica faria parte do Vaticano, que ainda não era considerado um estado soberano, isso só aconteceu em 1929 onde a Igreja Católica em um acordo com o ditador Mussolini criou o Estado do Vaticano. Teria então Waldemiro à intenção de ser Papa? Não, essas atitudes megalomaníacas apenas deixam bem claro que a intenção desses pastores é conseguir poder, e se beneficiar do seu objetivo, conseguido com o dinheiro do povo. A venda do livro da Igreja Mundial, nada mais é do que a venda de indulgências para conseguir angariar fundos para a construção de sua "cidade", ou seja, enganando as pessoas em benefício próprio. Erros que são repetidos incessantemente. Só não comparar Johhann Tetzel a Waldemiro, porque seria covardia com Tetzel, mas se as coisas continuarem do jeito que estão logo irão se encontrar.

Campanha da Igreja de R.R. Soares

Posso falar de R.R. Soares e suas curas temáticas. Uma pessoa com câncer não pode chegar na Igreja Internacional da Graça de Deus sem antes conferir o cardápio de curas do dia, porque se não pode acabar indo no dia de cura errado. Os programas de televisão são ótimos, o “Show da Fé”, onde o milagre é tão não natural e até pregar com a mesma voz é normal, como diria João Alexandre na letra de "É proibido pensar".

O Bispo Edir Macedo, já é de uso comum, não precisa de muitas apresentações nem tão pouco de muitas acusações. Sobre ele e seu império recaem todos os tipos de crimes e heresias. A Universal não tem muitas preocupações, pois estão acima das leis, e através de uma engrenagem política também cria leis. Tem uma televisão própria e cria mutantes nas horas vagas. A única coisa boa nisso tudo é que a Record tem brigado com a Globo pelo espaço televisivo e esportivo. Mas nem sei se há algo tão positivo nisso tudo. A novidade é que a Universal está construindo o Templo do Rei Salomão. Se a moda pegar, para construir Sodoma e Gomorra não vai faltar muito. Não posso esquecer que entre várias polêmicas, não podemos deixar de lembrar do posicionamento de Macedo sobre o aborto, vídeo ao lado.. Adepto declarado justifica suas falas em um planejamento familiar.

Tem toda essa bagunça, sem mencionar o casal Hernandes. Os líderes da Igreja Renascer em Cristo estão sempre na berlinda, ou presos mesmo. Sônia e Estevam tem muitos problemas com a justiça, e poucos financeiros, apesar de perder Kaka como membro, com certeza seu principal dizimista.  Vale lembrar que em 2007 o casal foi preso em Miami com U$ 56 mil em meio a bíblias e declararam na alfândega que estavam com apenas U$ 10 mil.

Todos esses acima citados tem semelhanças entre si. Todos são adeptos da “Teologia da Prosperidade”, isso sem falar em Pat Robertson, um fanfarrão americano que alega que essa teoria pode ser chamada também de “Lei da Reciprocidade”. A Teoria da Prosperidade fez estragos, e ainda faz. No Rio de Janeiro ainda lembro de famílias de líderes construírem condomínios na Barra da Tijuca as custas desta teoria. O evangelho é libertador, e direto. Não precisamos de intermediações. Deus nos deu o livre arbítrio, e não preciso repetir as palavras de Cerullo, como ele faz em suas pregações, para ser próspero. O evangelho se burocratizou, agora Jesus não é mais a luz, a verdade e a vida, hoje as pessoas não precisam de Jesus para irem ao pai, basta ligar na TV de madrugada e depositar 911 reais, que o Silas te autoriza ir em direção de Deus.

Ana Paula Valadão e sua Unção do Leão
No meio da música Gospel, a coisa não está diferente. Com a fanfarrice mercadológica, a música Gospel virou mais um produto, e apenas isso. Vários [ícones deste momento são incrivelmente vazios, e sobre a indústria musical gospel, paira um monte de brigas judiciais e escândalos. A MK Music, uma espécie de Globo evangélica, tem perdido força, enquanto gravadoras seculares vão ganhando espaço no espaço no meio gospel. Sempre acontecem alguns fatos que colocam a música Gospel na berlinda, como a “Unção da Bota de Pyton”, de Ana Paula Valadão, vídeo abaixo. Ela mesma também protagonizou a “Unção do Leão”, onde no palco andava como um bicho, como se Deus precisasse disso. Poderia ficar aqui citando um monte de gente, mas vale apenas lembrar da novidade do momento, Thales Roberto, que com suas músicas vazias e com erros teológicos, fala em rede nacional, se encontrando com Fátima Bernardes, que sua música não é religiosa, e que seu grande prazer, é ver suas músicas cantadas por personalidades da música brasileira. Esse é o prazer do cara, até porque, não me parece que ele está nessa por qualquer outra coisa, que não seja, por dinheiro e fama.


Ainda existem igrejas sérias. Homens de Deus que pregam a verdade, e com essa verdade as pessoas são prósperas. São pessoas que falham também, mas não escondem Cristo. O evangelho não precisa ser complicado. Antes de qualquer dom, precisamos pedir o dom do discernimento, para entendermos as palavras proferidas pelos profetas de mamom dos nossos dias.

Concluo então com todos esses fatos que necessitamos de uma Reforma já. Que rasguemos os verbos, e nos posicionemos sobre o que é certo e errado. Mas desta vez, não haverá Lutero. Hoje diferentemente daquela época, a bíblia está traduzida e levada a todo mundo, portanto, a verdade já está clareada. Se precisamos de um símbolo, é só pegar as 95 teses de Martinho de 1517 e colá-la em algum lugar. Minha idéia é que seja na porta da Igreja do Silas, mas vão me chamar de radical. Brincadeiras a parte, é hora de conhecermos Deus de verdade. Que o evangelho volte a ser simples e puro.



Um comentário:

  1. Oi, faz sentido os seus comentários sobre as extravagâncias e curiosidades dos diversos grupos e lideres protestantes. Mas cuidado com o que diz sobre Lutero. Cuidado com o pedestal. Cuidado com o que diz sobre a construção da Basílica de São Pedro e do Vaticano. Peço a você que pesquise mais sobre o assunto. Tente esmiuçar ao máximo. Veja se as fontes são seguras e cuidado com as que são tendenciosas.
    Não estou querendo te ensinar a pesquisar, mas te ajudar. Um pouco sobre a história de Lutero e do próprio Vaticano e a Igreja Católica, vc pode encontrar no canal Santa Igreja no youtube. É só uma sugestão. É sim um site católico, mas aconselho vc buscar a história de quem escreveu ela.
    Você sabia que foram encontrados relatos de ex-empregados de Lutero contando sobre seu comportamento? Já assistiu o filme Lutero?
    O canal Santa Igreja do youtube tenta explicar algumas indagações que já se tornaram alguns clichês. Assista um pouco. Garanto que vai gostar!
    Paz e bem!

    Leonardo.

    ResponderExcluir