sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BARRA MANSA: ELEIÇÕES DCE-UBM.

As eleições para o DCE-UBM estão aí, e será importante demais para os estudantes que lá estão à vitória de uma Chapa que se preocupe com as pessoas, e não com interesses de uma elite municipal, e nem com o viés político eleitoral. Um salve a CHAPA 99, e rumo a uma alternativa diferente, para uma nova realidade. Leia e entenda.

O Diretório Central Estudantil de qualquer Universidade é muito importante. O Movimento Estudantil sempre fez parte da minha vida. Atuei em várias frentes dentro do Movimento Estudantil. Tenho muito orgulho de ter feito parte deste movimento, que tanto movimentou a história deste país. Ainda no Movimento Estudantil, sendo secundarista, lutei ao lado de bravos camaradas, na cidade onde morava, Miguel Pereira pelo Passe Livre Estudantil, e ainda me lembro da sensação da vitória, e de como, quando nos organizamos, enquanto uma sociedade unida, podemos fazer muito mais. Na Universidade, fui Secretário Geral do CA de História, e conseguimos manter um debate bastante amplo sobre várias esferas.

Porém minha intenção aqui neste post, não é falar das minhas aventuras no Movimento Estudantil, ainda farei isso, mas não hoje. Trilhando o mesmo caminho, da importância das organizações de base, e da importância ainda maior, de formar organizações de base de qualidade, que façam discussões sérias, e com disposição para propiciar e fomentar o debate, é que venho declarar apoio a uma Chapa que concorre ao DCE do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

A CHAPA 99, liderada por Maicon Fagundes e Rodolfo Fernandez, representa a escolha de uma mudança de rumo, na Administração do DCE – UBM, que durante anos, permaneceu inerte, estado que se encontra até hoje. Gosto da CHAPA 99, pois se apresenta como uma alternativa, para conciliar, alguma vontades. O UBM, é uma instituição privada, e portanto visa o lucro, porém, esse lucro, precisa estar equiparado a uma qualidade de ensino e ferramentas, o que é comprovado por muitos como algo muito desigual. Quando falamos de UBM, também estamos citando as vontades de uma elite local, que sempre se pautou nas administrações de poder. Vejo a CAHAPA 99 como algo que pode romper com esses acordos de uma elite burguesa e que vem levando Barra Mansa para uma falência financeira, política e moral. Essa elite que gosta de brasões, e se pega a um passado escravista, ou simplesmente a hábitos essencialmente burgueses, ainda não se deu conta da inversão de papéis que estamos vivendo. Os pobres, estão nas faculdade particulares, enquanto os que podem pagar estão nas Federais da vida. Não critico porém, a democratização da Universidade, onde, através de programas de incentivo, aqueles que não tinham a menor condição de se formar, agora podem, como o Pró-Uni e o Fies. Esses programas mudaram o público da universidade, e portanto, mudaram a realidade destes locais, acostumados as suas vontades direitistas. A quebra desta hegemonia, necessita de uma discussão mais ampla sobre o papel da Universidade Privada, seus fins,e seus objetivos, e os DCE’s tem um papel importante nesta busca de avanço.

Apoio a CHAPA 99, pois conheço Maicon, e a história do grupo que com ele disputam esse pleito. Militamos juntos, vencemos juntos e criamos debates de igual maneira. Divergimos em alguns momentos, e escolhemos caminhos até mesmo diferentes, mas sempre convergimos em uma coisa, a necessidade de conscientizar e trabalhar para mudar a vida das pessoas para melhor, através do debate e de políticas públicas de qualidade.

Apoio Maicon, porque acredito que se pode ir mais longe, sem a falácia eleitoreira que sempre custou caro a esses estudantes. E você que estuda no UBM, e que com certeza gosta de pensar, analise, escute, e escolha quem realmente pode lhe representar, e não há interesses de terceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário