quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COLUNA CIDADE: BARRA DO PIRAÍ: A LEI E A ELITE BARRENSE - A GUERRA CONTRA OS INTERESSES DO POVO.

Ainda existem políticos que se interessam em cumprir suas promessas de campanha. Uma lei de 1998, que já deveria estar sendo cumprida há muito tempo, vai dar o que falar. Tomara.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
Tem sido digna de congratulações a atitude tomada pelo vereador Jair Ferreira Borges, o Paulista, e também do vice-prefeito e ex vereador Cleber do Sindicato, que estão lutando para cumprir uma promessa de campanha e desejo de grande parte dos trabalhadores barrenses. O vereador Jair Ferreira Borges, o Paulista (PPS),tem exigido que o chefe do Executivo, Jorge Babo (PPS), faça valer a chamada "semana inglesa" para a categoria, conforme determina a Lei Municipal 392, de 1998 e numa atitude chamada de surpreendente pela imprensa barrense, o vice-prefeito Cleber Paiva Guimarães (PT do B), tem pressionado o prefeito para que essa lei seja cumprida e estimulado os vereadores a fazerem o mesmo. Leia mais no link: Clique aqui.

Quem mora em Barra do Piraí sabe o quanto é dura a jornada de trabalho de quem trabalha no comércio, com a maioria de suas lojas funcionando de 08:30 as 18:30 de segunda a sábado, muitos tem somente o domingo para descansar, passear, se divertir ou estar com a família, ou seja , um regime semi escravagista em que o empregado só tem o direito de trabalhar mas não o de desfrutar do fruto de seu trabalho. Além do mais conforme denunciado na reportagem muitos nem sequer ganham hora extra, mas apenas um banco de horas, que não é tão vantajoso para os trabalhadores.

Como também é integrante do mesmo partido de Babo, surpreende por isso a postura do vereador Paulista em trazer a tona essa questão tão negligenciada em governos passados e que, ao que tudo indica, vai contra os interesses dos comerciantes da cidade. Paulista inclusive tem dito ,que está disposto a ser o representante dos comerciários na Câmara de Vereadores. O que será que o PPS tem achado disso? E o que será que Babo como presidente municipal do partido tem achado disso? Já o vice prefeito Cleber do Sindicato tem mostrado com isso que não usa o nome "sindicato" apenas como um mero título sem uma representação forte , mas que tem feito jus ao fato de ser sindicalista e tem declarado que vai lutar pela classe a qual ele representa e também é presidente. É a postura que todos esperam de um presidente de sindicato e é também a postura que todos esperam de um político, que cumpra as promessas que ele fez aos seus eleitores.

Mas como uma lei de 1998 ainda não foi cumprida? É até certo que o prefeito Babo sofra pressão para cumprir a lei, mas o que fizeram os outros prefeitos nas gestões anteriores com relação a esse assunto? Por que o ex prefeito Mário Sérgio (já falecido, 1997 2000) não fez valer a lei, já que a mesma foi aprovada em seu governo? E o ex-prefeito Carlos Baltazar (2001 2004) que postura teve a esse respeito? E o que dizer então do ex-prefeito José Luiz Anchite, o "eterno prefeito" (2005 2012),o que ele fez com relação a esse assunto?

Isso nos mostra como é grande a influência da elite barrense, que tem conseguido durante todos esses anos, retardar o cumprimento de uma lei que aparentemente vai contra os seus interesses. Os lojistas de Barra do Piraí se orgulham de terem feito da cidade um "shopping a céu aberto", conforme as suas próprias palavras, e não seria nenhuma surpresa se sentirem orgulho também de terem conseguido atrasar durante cerca de 15 anos o cumprimento de uma lei em benefício de toda uma classe. Seria o caso dos eleitores procurarem saber quem foram os contribuintes de campanha dos seus candidatos, pois acho que seria uma revelação interessante para a população. Será que algum lojista injetou dinheiro na campanha de algum candidato? E alguns desses foram eleitos? Quais desses lojistas são filiados a partidos políticos e principalmente quem desses são presidentes de partido? Pois conforme foi noticiado na época das eleições, o próprio prefeito eleito,Jorge Babo, é ou pelo menos era presidente do PPS. Um empresário, que talvez seja pertencente ao grupo dos comerciantes e empresários da cidade, grupo este que tem se beneficiado durante anos com o não cumprimento de uma lei que beneficia os trabalhadores, vai querer atender aos anseios da classe dos comerciários onde com certeza ele teve muitos votos ou da elite empresarial a qual ele provavelmente é pertencente?

Está aí uma boa pergunta que os trabalhadores do comércio e o povo de Barra do Piraí precisa fazer ao prefeito Jorge Babo.

Existe também a grande carga de exigências e cobranças que às vezes beira o assédio moral, que sofre grande parte desses profissionais, principalmente vendedores, aos quais são exigidos o cumprimento de metas de vendas altíssimas, muitos desses empregados nem sequer o horário de almoço conseguem tirar direito, muito menos usufruírem do banco de horas, pois a seguida cobrança por atingirem a cota de vendas os deixa sob uma constante pressão que muitas vezes só consegue ser aliviada nos últimos dias do mês, para se iniciar novamente no mês seguinte. E alguns gerentes também costumam sofrer esse assédio. Já repararam que constantemente há uma renovação de pelo menos 50% no quadro de vendedores de grande parte das lojas da cidade? Qual será o motivo de metas tão altas? Será uma forma de evidenciar o talento de grandes profissionais ou uma forma dos proprietários enriquecerem cada vez mais e isso às custas do suor e da exploração de seus funcionários? Ou ambas as coisas? Deve ser por isso que a maioria desses profissionais fazem de tudo para trabalharem nas grandes redes de varejo, de âmbito nacional, que lhes dão além de um salário melhor algum benefício como um plano de saúde, por exemplo, coisas que os "pobres" comerciantes de Barra do Piraí alegam não poder oferecer.


Eu já trabalhei no comércio de Barra, sei como as coisas são e por isso digo aos comerciários que tomem parte desse movimento para que se cumpra essa lei, pois será uma grande vitória para a classe em geral, procurem o vereador Paulista e o vice-prefeito Cleber do sindicato, conversem com eles, ajudem a eles. Fiquem atentos amigos a essa questão pois se vocês precisam do comerciante para trabalhar, pode ter certeza que ele precisa de você também para enriquecer, por isso é necessário que o patrão ouça seus empregados e entrem num acordo justo. Por acaso pode um dono de empresa de ônibus prosperar sem motoristas? Então esse patrão não pode oprimir e explorar a fonte de sua riqueza. Pode uma padaria prosperar sem padeiros ou um loja sem empregados ou uma indústria sem funcionários? Seu patrão pode até não precisar de você individualmente mas ele precisa de você e de todos os seus colegas de serviço, por isso é grande a força da coletividade. Unam-se, manifestem-se, sindicalizem-se e lutem por seus direitos e não aceitem serem tratados abaixo de seu real valor, não aceitem exploração, opressão ou humilhação e lembre-se: o patrão que "esculacha" seu colega de serviço hoje, vai esculachar você também amanhã, o patrão que comete injustiça com o seu colega de serviço hoje, também vai cometer injustiça com você amanhã. Por isso não vale a pena ser desunido e nem ficar calado de braços cruzados. Pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário