sexta-feira, 24 de maio de 2013

UM TRÂNSITO MUITO LOUCO - UMA BREVE REFLEXÃO DO TRÂNSITO NOSSO DE CADA DIA.

O trânsito pode ser louco, e até mais do que a nossa habitual vida. Se você parar para observar, verá de tudo nas ruas. Pedestres atravessando no sinal verde, carros andando no sinal vermelho e sinais que não tem cores nenhuma. Em São João de Meriti, por exemplo, não existe motivo para se passar a terceira marcha, os buracos não deixam. Leia e veja como o trânsito pode transformar uma pessoa. O vídeo abaixo pode nos representar.

O dia a dia pode ser estressante normalmente, mas quando você necessariamente precisa pegar um carro para dirigir e enfrentar o trânsito das grandes cidades, aí o seu dia pode ficar ainda pior. A vida é muito louco, mas o trânsito pode ser pior. Mas o engraçado é você observar o trânsito e tudo que nele existe. Não estou falando dos carros, mas sim do comportamento das pessoas. Ir até a cidade do Rio de Janeiro de carro pode ser revelador e medonho.

Podemos começar com o problema que o brasileiro tem com a seta. Não existe problema nenhum de usá-la. Não dá para os outros motoristas adivinharem para onde você está indo. A falta da utilização desta ferramenta pode ser uma tragédia. Para algumas pessoas, existe a ideia de que a set é um opcional de fábrica, se possível, perguntam quanto fica o carro sem ela. Outra situação engraçada é o espaço. Alguns se sentem donos de tudo por onde passam.Estacionam o carro em duas vagas se possível. 

O comportamento das pessoas no trânsito é um show a parte. E não se pode dizer que o comportamento no trânsito exprime o que a pessoa é. Conheço pessoas que fora do trânsito são espetaculares, calmas e pacientes, mas quando pegam em um carro se transformam. Não dá para culpar essas pessoas com toda a força, pois o trânsito caótico é também culpado por essa demonstração de transtorno bipolar. Algumas pessoas me lembram um episódio do desenho do Pateta. Lembram? Era espetacular, e o youtube, que não decepciona, traz esse vídeo, que coloquei ao lado, para que você possa lembrar. Existem pessoas que no trânsito viram o capeta. Saem do carro, xingam, esquecem que o mundo é feito de pessoas, e passam a ter pressa de tudo. O semáforo sinaliza que ainda falta dois segundos para ficar verde, e o cara de trás já está buzinando. Se o carro enguiçar então, a paciência se esgota. Apesar do alerta ligado, o cara buzina, como se a buzina fosse fazer o carro funcionar, antes fosse, e quem dera.

Mas não se pode falar em trânsito sem citar as péssimas condições das estradas, ruas e avenidas. Tem algo mais estressante do que pagar pedágio? È no mínimo ridículo, mas mesmo assim pagamos, e pagamos caro. Tem pedágios que cobram mais carão de acordo com a hora. Na Via Lagos, eu perguntei uma vez para a atendente se eles iam trocar o asfalto. Ela apenas riu, e eu chorei. Mesmo com altos impostos sobre tudo, temos as piores estradas do mundo, mais um dilema vivido pelo povo brasileiro.

Cada lugar tem seus problemas no seu trânsito. Vamos citar alguns. Em Duque de Caxias, o caos está em tudo, principalmente com a falta de projeto urbano, já comum em quase todo país. Em São João de Meriti, o desafio é andar, já que não existe buraco em São João, e sim São João no buraco. No Rio de Janeiro, quando o bicho pega não tem para onde correr, você ficará parado e comendo biscoito “Globo”. Em Volta Redonda há espaço, e talvez não seja dos piores lugares para dirigir, mas experimente o natal. Em Barra Mansa, é uma emoção contornar o trem, e apostar com o carona se ele irá passar ou não. Em Miguel Pereira, quando se tem um trânsito pesado, vira dia histórico. Em Paty do Alferes se não tiver show da Ivete está tudo bem. Em Unamar, Cabo Frio, se pode errar uma entrada, são todas iguais. Em Niterói, se pode perceber e colocar em prática o vídeo do Pateta. Todo lugar tem seus problemas, mas em São Paulo quando chove, estão todos em um só lugar.

Não tem para onde fugir, essa é a vida. E temos que evoluir e nos adaptar, e aproveitar os ensinamentos que o trânsito pode nos trazer. Temos que ser gentis, educados e humildes. Não podemos simplesmente achar que o mundo gira a nossa volta porque estamos no trânsito. Mas apesar de tudo isso e seus problemas, tem coisa boa também. Se você tiver no Rio de Janeiro por exemplo, e se seu carro precisar ser empurrado, você vai ver pessoas parando em tudo que é canto para te dar essa ajuda. Ainda me lembro que no acidente que sofri em 2007 pessoas que nunca vi na minha vida, pararam na estrada para me socorrer, e um casal, chegou a me visitar no hospital. O brasileiro é assim, teimoso, as vezes egoísta, não sabe votar, mas solícito. Pense nisso, você é brasileiro, não faça do trânsito algo mais louco do que já vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário