quinta-feira, 18 de abril de 2013

ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DO RIO TEM NOVO CAPÍTULO: PREFEITO DE CAXIAS DECLARA APOIO A PEZÃO - ALGUÉM DUVIDAVA?


A disputa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, ganha mais um capítulo. Em visita ao Jornal O Dia, o Prefeito de Duque de Caxias anuncia seu apoio a Pezão. Mas com tantos problemas ele foi ao jornal para dizer isso? Alexandre está apenas cumprindo seu papel de passar recibo da compra de Cabral, o inimigo da Educação.  Leia e entenda como isso só confirma o que já tínhamos anunciado em postagem anterior, e entenda a história.


Lindberg e Pezão, as brigas já começaram, e elas vão além de dossiês, estratégias cidade a cidade.
Sem idéias para escrever hoje para o blog, me dirigi a padaria. Ao pedir pão olhei para o balcão e visualizei vários jornais, porém um deles me chamou a atenção. Tenho acompanhado em detalhes e escrevi aqui em um artigo, que tinha como tema principal, a tragédia de Xerém clique aqui), a disputa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Como citei na postagem citada, a disputa me parece estar polarizada entre o Senador Lindberg Farias (PT) e Pezão (PMDB), este último atual vice-governador e indicado por Sérgio Cabral a sua sucessão.
Alexandre Cardoso (PSB), foi eleito Prefeito de Caxias, com apoio do PT, de Lindberg.

O que me chamou tanta atenção foi uma chamada na capa do Jornal O Dia de hoje, que tem o seguinte título:”Alexandre Cardoso já declara apoio “a candidatura de Pezão”. Alexandre Cardoso (PSB), é o Prefeito de Duque de Caxias que venceu a eleição em Caxias derrotando o candidato de Sérgio Cabral, o Deputado Washington Reis (PMDB). Como já tinha adiantado na matéria sobre Xerém, a aproximação que já era existente entre Alexandre e Cabral, estaria por interesses políticos ficado ainda mais forte, mesmo depois de uma eleição onde Sério Cabral e Reis tentaram de tudo para derrubar Alexandre, e o PT, com Dilma e Lindberg correram atrás, fizeram uma intervenção no PT de Duque de Caxias e firmaram apoio a Alexandre. Como já tinha escrito também, anteriormente, já rolava nos bastidores que depois da tragédia de Xerém no início do ano Alexandre se aproximava de Sérgio, com quem já tinha sido Secretário de Ciência e Tecnologia.

Prefeito de Caxias declara apoio a Pezão.
Alexandre deixa claro sua mágoa com o PT, dizendo que se não houvesse a intervenção federal o PT não teria o apoiado. Por isso mesmo na matéria declara seu apoio a Pezão, e seu amor a Sérgio Cabral e a tudo o que ele pode dar. Cita inclusive que graças a Cabral é que as Olimpíadas serão no Rio de Janeiro. Alexandre fala das Olimpíadas como se fosse algo positivo para a população, e não é. E termina a entrevista dizendo: “ Quem coordena o processo de investimento no estado é o Pezão. Conhece profundamente todos os investimentos que estamos fazendo.” Ou seja, esses supostos investimentos compraram seu apoio, do mesmo jeito com que Cabral tem feito em todo estado. Por usa vez Alexandre não apóia a candidatura de seu correligionário partidário Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, a presidência da república. Ele apóia claramente Dilma, de quem também pretende está de pires na mão.

Na foto, ao centro, Washington Reis, que foi apoiado pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Vice Pezão, atual pré-candidato a governador. Sérgio Cabral era oposição a Alexandre. Agora com Duque de Caxias a venda, eles são amigos,.

Alexandre Cardoso tem que se preocupar com suas alianças. A eleição para o Governo do Estado do Rio, no ano que vem, está aberta, e dependendo de como serão os resultados, muita gente pode se dar mal. A eleição para Presidente não, na minha opinião, Dilma está reeleita, e com folga. Caxias não vive uma boa fase, após ser saqueada por Zito, depois de cem dias de governo, as coisas não andaram. Bairros só tem água um dia por semana. Buracos estão por toda a cidade, Xerém foi devastada por uma tragédia anunciada, e quando chove a cidade inteira alaga. Cardoso tem muito o que fazer, e pensando nisso, já escolheu seu lado, o problema é que investimento estadual é obrigação, e não favor político, e esta escolha pode ser pragmática, pois como as coisas ficarão se Lindberg ganhar? Muitos outros capítulos ainda serão escritos nesta história e estaremos acompanhando, mas a verdade é que Alexandre, diante de suas ligações com ambos os lados, pode ter dado um tiro no pé, com essa matéria encomendada. Com tanta coisa para fazer, foi visitar o Jornal para dizer isso. Está certo, Cabral já entendeu, o recado foi dado, agora é só esperar. Mas uma pergunta fica no ar, quem apóia um político que trabalha contra a educação, apóia o futuro? Coisas a se pensar.

Claro que muita água ainda tem que passar por debaixo desta ponte, porém algumas coisas já estão certas, como por exemplo o mau estar na aliança PMDB e PT no governo federal graças a pré candidatura de Lindberg. Aqui no Rio, quando se conversa com pessoas próximas ao Partido dos Trabalhadores, se fala claramente do medo de uma intervenção na Executiva Estadual, impedindo a candidatura do senador petista. Do outro lado como já disse, temos o PMDB e sua galera, que vem governando o Rio de Janeiro a quase oito anos. O mandato de Sérgio Cabral é marcado pelas UPPs, pelas UPAs e pelas ligações com empreiteiros. Sérgio Cabral é uma notoriedade para os empreiteiros deste país. A Delta estava por aqui, o Eike manda e desmanda no Rio de Janeiro, e o governador tem avião emprestado por empresários para visitar a França.

Essa situação em Duque de Caxias não é um caso isolado, o Estado do Rio vive esse clima de tensão por todos os lados, a partir de suas cidades, e como seus prefeitos apoiarão esses candidatos. Na semana que vem falaremos sobre duas cidades do Sul Fluminense que vivem essa tensão. São tensões internas e externas. Na semana que vem Miguel Pereira retorna ao blog, com a CPI do lixo, e Paty do Alferes com a prefeita cassada.

3 comentários:

  1. Acho que todo mundo tem o direito de escolher seu candidato sem ter que dar explicações. Eu também concordo que Pezão é o melhor candidato para substituir Sérgio Cabral e não ganho nada com isso!

    ResponderExcluir
  2. Lindberg apoiou Sérgio Cabral na eleição de 2010. Você já se esqueceu disso?
    É tudo filho do mesmo pai cara, os interesses deles não são os seus. Ainda não temos opção para o Rio, como sempre. Você é de Barra Mansa? Moro lá também mas trabalho aqui no Rio. Aquilo tá uma confusão danada,será que Jonas irá conseguir governar? Tem mais gente do Zé Renato lá do que antes, teve gente que caiu pra cima.

    ResponderExcluir
  3. Não esqueci não Antônio, e esse apoio foi mais tímido do que se imagina, mas realmente foi um apoio.

    Sobre Barra Mansa, a coisa realmente não está complicada, ela é complicada. Acho que Jonas governará sim, mas esse primeiro ano, será tudo muito complicado. Para piorara, o governo federal já se sente como vencedor das próximas eleições, e o governo estadual é algo em disputa. Mas acho que a coisas melhora logo. Sobre o o pessoal do Zé, é estranho, e tem que mudar. Com esse pessoal nada anda.

    Valeu pelo acesso Antônio, volte sempre.

    ResponderExcluir