terça-feira, 16 de abril de 2013

BARRA MANSA: O PÁTIO DE MANOBRAS PARTE 2: OS CULPADOS DO PÁTIO COM MANOBRAS


A minha opinião sobre o caso das mentiras sobre o Pátio de Manobras é simples, o ex-prefeito tem que ser responsabilizado e ponto. Mas ele é o culpado sozinho. Cada comissionado que aceitou ser comprado, cada vereador que não fiscalizou, cada um que se elegeu bajulando Zé Renato, e cada um que fazia parte de sua base, e assim esteve até o fim de seu governo também dever apontado por esse absurdo feito com o dinheiro público. Leiam, e entendam.

Lembro do dia em que Sérgio Cabral esteve em Barra Mansa para a assinatura do documento que daria início a obra da remoção do Pátio de Manobras. Dava aula no Colégio Luiz Amaral no Goiabal, e morava no Ano Bom. Para pegar um ônibus direto tinha que atravessar a Ponte dos Arcos e no terminal adentrar o coletivo necessário. Antes, porém tinha que acompanhar a esposa em umas comprinhas. Para isso teria que passar pelo alvoroço da presença de Sérgio Cabral. Tinha de tudo, bandeiras de muitos partidos e presenças de muitos políticos, e cargos comissionados. Mesmo contratado, não fui ver o Sérgio Cabral, fui trabalhar, porque foi para isso que eu era pago, e não para bajular político. Lembro-me que
Festa da assinatura da Ordem de Serviço
 por Sérgio Cabral - 2010
daquele dia em diante passou-se a existir o slogan, “Xô Trembão”. A festa era enorme, e nos discursos a palavra de ordem era que a história estaria sendo feita em Barra Mansa, e que este sonho tão antigo, agora era realidade. Os anos se passaram e o sonho virou um pesadelo, recheado de mentiras e falta de transparência do dinheiro público. Com pitadas de crueldade na esperança do povo, com tempero de roubalheira no ar.

O trem que passa por dentro de Barra Mansa
é morador antigo, que não vai deixar de existir.
Como vocês puderam ler ontem, nós postamos a verdade sobre o Pátio de Manobras, que na sua realidade, não terá quase nada do que foi anunciado pelo ex-prefeito Zé Renato e sua trupe. Tomando posse em 2008, ninguém poderia imaginar o imbróglio que seria o governo. Com sucessões de erros de sua turma, Zé se revelou um inábil governante, cercado por incompetentes, e com a habilidade de trazer mais incompetentes para seu governo. Conseguiu trazer para si, tudo de ruim em pouco tempo, se afastando de qualquer coisas que era séria. Já em 2012, em meio a uma reunião de campanha, uma pessoa me perguntou o que eu achava que seria o ano de 2013 caso a prefeitura mudasse de mão. Eu disse prontamente na casa da minha amiga Regina: “Seja quem ganhar esta eleição, e tirá-la da mão do PMDB, não governará no ano de 2013”. Disse isso com todas as letras e certezas, de quem já imaginava que os fantasmas de Zé assombrariam a cidade, causando conseqüências desastrosas.

Viaduto passando ao lado do Colégio Municipal
Washington Luís em Saudade - Acabaram
com a quadra do mesmo colégio.
Assim é o caso do Pátio de Manobras, e as perguntas são muitas. Para começar existem indagações com o Zé ainda prefeito. As falhas nas obras dos viadutos são alarmantes. No Barbará se vê um viaduto ligando nada a lugar nenhum. O viaduto de Saudade não pode ser inaugurado por causa da inviabilidade de ruas, que precisam ser adequadas. O mesmo viaduto passa ao lado de um colégio, e retirou da unidade de ensino a sua quadra. Os absurdos não param por aí, a obra orçada em 41 milhões de reais, agora chega a 55 milhões. Então não entendo uma explicação dada pelo próprio ex-prefeito em matéria divulgada pelo Diário do Vale. Zé Renato diz que a obra recebeu adequações por causa da defasagem no orçamento, mas então porque o valor aumentou? Cortes foram feitos na execução. Outra questão são as passarelas, das nove anunciadas, só quatro serão construídas, as outras não têm autorização do próprio órgão. E o que dizer sobre dividir a cidade no meio. O ex-prefeito e sua equipe já sabia disso, e aceitaram?

Vídeo de como a cidade ficaria com a obra prometida por Zé e sua turma

O ex-prefeito disse ao jornal ainda, que procurou o vice-governador Pezão, para solicitar ajuda para viabilizar estrutura financeira para terminar a obra, disse também que pretendia terminá-la no seu governo. Piada, uma bela piada. Se Zé já sabia dessas adequações porque continuou usando o vídeo promocional como artimanha de campanha? Vídeo esse que vocês podem conferir abaixo, e visualizar as mentiras. Se os caras fortes do governo já sabiam porque continuaram contando essas mentiras durante a campanha? A resposta é tão simples, quanto a intenção desses bandidos. A idéia era enganar o povo, ganhar votos na mentira, e depois de saquear mais um pouco o cofre público entregariam a cidade mais a míngua do que já está. Mentiram, e mentiram descaradamente, sem medo, e sem pudor. Mas o Zé não mentiu sozinho. Quem são os responsáveis junto com ele deste absurdo?

Esses são só alguns aliados do Zé, tem outros, menos famosos, mas tão culpados quanto.
Onde estão os seus aliados? Muitos ainda estão no poder, como vereadores e Deputados. Esses aliados mentiram juntamente com Zé, muitos comissionados davam sustentabilidade as suas mentiras. Vereadores da base do governo mentiam junto, e em campanha subiam no palanque pedindo voto para o Zé e falando da remoção do Pátio de Manobras como bem feitoria a cidade. Esses vereadores só foram reeleitos porque receberam ajudinhas de Zé, como asfaltos, cargos na prefeitura, e privilégios políticos, como exames e caminhões para retirar entulhos. Ouros vereadores que estavam na base do governo foram eleitos, pela primeira vez. Pessoas totalmente ligadas ao prefeito, que só reclamavam pelos cantinhos, mas nunca abertamente. Eram ajudados pelo mesmo governo, e até na inauguração de uma safada “academia popular”, não deixavam de bajular o governo, e de chamá-lo de “o governo que mais fez por Barra Mansa”. E os comissionados de Zé. Enchiam as secretarias de inércia e incompetência, arrastando os setores públicos. E como não lembrar dos amiguinhos do Deputado, que no último ano de governo invadiram a prefeitura e engessaram a máquina pública, um pouco mais do que já estava.

Estes aliados a Zé ainda estão espalhados pela cidade e no poder. Pessoas responsáveis por essa atrocidade ao dinheiro público. Presidentes de partidos que integravam o quadro de comissionados, diretoras indicadas de Colégios municipais, que mutilavam a educação e faziam coro ao governo. Muitos dos responsáveis estão hoje dizendo que são base de Jonas Marins, mas não são. Estão querendo negociar com Jonas, os mesmo privilégios que recebiam de Zé. Como não estão sendo tratados da mesma maneira que seu ex-prefeito cúmplice, já começaram a reclamar, e andam verbalizando isso nas sessões da Câmara e no Café Capital. Esses vereadores que estavam na base do Zé, ou se elegeram na base do Zé, graças ao mesmo, não são Jonas Marins. Outro dia vi no face um presidente de um partido que tem dois vereadores falar mal da esquerda, mas apóia um prefeito eleito pelo PC do B. Independente da discussão, do que é direita ou esquerda, essa postagem só prova de que o mesmo presidente, adorador de boquinhas, não sabe o que fala.  Os responsáveis estão por aí, e precisam ser apontados.


Quero agora apenas pedir que realmente seja aberta uma CPI em Barra Mansa, para que esse fato seja apurado. Fico feliz em saber que Pissula está correndo atrás disso, e que pode fazer justiça. Fico pensando em como devem estar os vereadores, que se reelegeram, e não fiscalizaram o Zé, quando o mesmo era prefeito, e agora diante desta CPI, ficam com medo. Fico pensando na cidade de Barra Mansa, que já viveu tantas promessas, até o mar já foi prometido. Fico pensando em uma população enganada, roubada, e chamada de boba por governantes sem escrúpulo e caráter. Fico pensando, e enquanto cada vez mais faço isso, sinto que não existo.

5 comentários:

  1. O dinheiro foi passado para as obras, o documento para que essa fosse realizada foi assinado por Cabral Agora cabe ao prefeito fazer o que foi combinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo, porém já era para ter sido feita. Esta é a situação, porque o ex-prefeito não fez. Era o governo dele.

      Excluir
    2. A questão não é o dinheiro. O dinheiro está aí pra fazer DUAS passarelas. E a obro faraônica prometida pelo bandido ex-prefeito? Tudo mentira. E o pior, em troca dessas duas passarelas o mesmo bandido ex-prefeito concordou em deixar a ferrovia construir um muro fechando TODOS as passagens de nível.

      Excluir
  2. Realmente cada dia fica mais feio essa turma do patio Samuel é verdade que o ex prefeito foi recebido em Resende com cargo bom, dizem isso o cara fez merda atrás de outra não teve coragem de entregar a chave da cidade e ainda o prefeito de Resende deu cargo de confiança um um m......

    ResponderExcluir