sexta-feira, 1 de março de 2013

PARABÉNS CIDADE DO RIO DE JANEIRO



Hoje a cidade do Rio de Janeiro faz 448 anos de fundação. Como tudo feito pelo português, nada foi programado, e o medo dos franceses nesta terra, fez Estácio fundar esta linda cidade, que vale a pena lembrar, que já era linda naquela época. A cidade do Rio de Janeiro, cidade em que nasci, não é um lugar qualquer. A atmosfera que envolve o Rio de Janeiro é incrível, e isso se observa em todos os lugares. O subúrbio carioca é inacreditável, suas casas, suas ruas, seu molejo e seu clima. A Zona Sul tem sua beleza natural, mas como um membro separado de toda a cidade, suas praias são de todos. Estive no Leblon há três semanas, e as areias não têm um dono. A demonstração da democracia neste país se encontra nas areias de uma praia carioca, apesar do fato, que você pode passar mais tempo procurando um lugar para estacionar, do que aproveitando a praia. Porém ainda acredito que o correto não é ir de carro e sim termos transportes públicos de massa organizados e com preços acessíveis, levando as pessoas para seus destinos e desobstruindo as vias deste país.
Nos últimos anos, morando longe do Rio, tive a oportunidade de ser turista toda vez que lá estive. Em 2010, eu e minha esposa fizemos um roteiro, onde o Corcovado, o Museu da Marinha e outros pontos da cidade maravilhosa foram parar ainda no antigo Orkut. Nesse ano estive nas Paineiras e Floresta da Tijuca, e como se nunca tivesse estado lá, me maravilhei com as belezas próprias de uma cidade sem igual. A noite, um belo lugar no Rio e recomendo, é o P.Q.D. em Olaria, que serve o melhor churrasquinho do Rio de Janeiro, e claro, tem o melhor atendimento. O P.Q.D você chega rindo, briga na fila por uma mesa, faz amigos na mesma fila, briga com o garçom, e sai rindo, porque o preço é mais barato. Cheio como sempre, agente sempre sai do P.Q.D. dizendo que não volta, e volta na semana seguinte. O Rio de Janeiro é cheio desses lugares, o que falar do Centro do Rio? É espetacular.
Mas a cidade tem seus problemas, e não são poucos. Foco principal de várias obras, voltadas apara a Copa, e principalmente para as Olimpíadas, a cidade do Rio deixa claro que não está pronta para nenhum desses eventos. A administração é desastrosa, e neste momento já se fala em uma possível candidatura de Eduardo Paes para o Estado, caso o nome de Pezão naufrague, o que poderia deixar a prefeitura do Rio na mão do PT, e o governo do estado na mão do PMDB, destruindo assim os sonhos de Lindberg. Hoje, o aniversário da cidade foi marcado pela greve dos rodoviários, greve justa e necessária, mas que com certeza causa transtornos a todos. A cidade do Rio está vivendo um momento engraçado, ela se encontra em uma cortina de fumaça, o problema é depois que a fumaça passar.
De qualquer maneira, um parabéns especial ao Rio de Janeiro, cidade onde todos querem ir, e muitos querem chegar. O que vale, problemas a parte, é que o Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo. Aquele abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário