terça-feira, 5 de março de 2013

BARRA MANSA: DESAFIOS E CRÉDITOS PARA SER FELIZ


Muito tem se falado nas redes sociais sobre o novo governo municipal de Barra Mansa. Seria um erro de análise dizer que as opiniões estão dividas, porque na verdade ainda impera, graças a Deus, uma maioria responsável, que entende que o governo de Jonas Marins tem muitos desafios pela frente que vão além de suas possibilidades. Mas o que me espanta é a inocência de algumas pessoas de entrarem no jogo de viúvas solitárias, que persistem em tentar tacar fogo em uma lenha que já tinha sido consumida pelo governo passado. Outra coisa que me chama a atenção é a tentativa, ainda frustrada, de pessoas abertamente ligadas ao antigo governo em tentar ressuscitar algo já morto. Outra tentativa é realçar problemas que na verdade se iniciaram e se agravaram com Zé Renato, tentando o atribuir a Jonas, e proclamar um caos em benefício da tentativa de voltar ao poder nas próximas eleições.
Que o governo de Jonas Marins tem desafios, todos sabemos, e ele também. Não é fácil governar uma cidade que tem na sua maior aspiração, ser bem governada. Barra Mansa passou os últimos anos, e especialmente os últimos quatro, sem atuações básicas do poder municipal, e a cidade carece de atenção. Durante as últimas chuvas deu para perceber, presencialmente, e pelas redes sociais a preocupação das pessoas com os vários buracos espalhados pela cidade. Houve também, ataques através do facebook de pessoas que responsabilizam Jonas Marins por esses buracos e conseqüentemente por esses transtornos. Mas a essas pessoas eu pergunto. Esses buracos são decorrentes de que? Dos dois meses de governo? Abriram do nado? Esses buracos não existiam anteriormente? Claro que sim, a cidade estava toda esburacada durante o governo de Zé Renato, e por muitas vezes denunciamos isso aqui no blog. Quem tem boa memória, e nem precisa muito, consegue se recordar que esses buracos não eram consertados com facilidade, e muitos só foram, com a proximidade eleitoral.
Buracos na Rua Primavera, foto do dia 02 de fevereiro
de 2012, governo de Zé Renato. (Link matéria)
A cidade estava um caos. Obras que se iniciaram se arrastavam, viaduto que não se liga a lugar nenhum, funcionário públicos revoltados, escolas caindo aos pedaços, trânsito caótico, carnaval inexistente, governo ausente, secretários ganhando salários milionários, pessoas perseguidas e contas que não batiam. Cada balancete parecia um Kinder Ovo, tinha uma surpresa nova. Repasses inacreditáveis para ONG, incorporações estratosféricas, e o legal, que já se falava de rombos no ano passado, algo que pôde ser comprovado em 2013. Como últimas ações o antigo prefeito, que a meu ver deveria ser processado, e se comprovado na justiça a improbidade a administrativa, deveria ser também preso, ação essa que seria importante acontecer em todo país, quando se comprova o mau uso do dinheiro público. O resumo da obra do antigo governo é dramático, e isso pode ser visto e comprovado, em todos os sentidos. Por isso tudo vale a pena se pensar nas coisas que são falados e espalhados, principalmente nas redes sociais.
Fiz essa volta ao passado, mas que é mais presente do nunca, porque não uma governabilidade excelente sem passar pelas conseqüências desse desastroso governo de Zé Renato e sua trupe. O rombo financeiro é sério e comprometi ações importantes. Resta a Jonas tentar organizar a casa, e buscar aliados fora de Barra Mansa, mais precisamente em Brasília. Não acredito em grandes ajudas do Governo Estadual, a não ser que o quadro para as eleições estaduais mudem. Os aliados internos, politicamente falando, podem ser muitos, mas tem que ser constantemente avaliados. Vale lembrar que muitos dos que se dizem aliados a Jonas hoje, falando de vereadores por exemplo, estavam na base de Zé, e não só isso, são responsáveis por rombos e má administração do governo municipal passado. Essa figuras ficarão na verdade a deriva política, se dizendo aliados, mas esperando os “desenrolares”, para poderem se aproveitar de alguma questão na próxima eleição. Trocando em miúdos, a situação é confortável. Se o governo Jonas for bom, eles ficam, se for ruim, até pelas conseqüências geradas pelos mesmos, ele se vão, pedindo esmola para algum cacique.
Acredito, que Jonas conseguirá enfrentar seus desafios, passará por eles, mas o seu maior aliado tem que ser nós. Nós que vimos e ouvimos coisas incríveis, fomos abandonados e chamados de burros por um governo que nada quis com o povo. Nós que sofremos com as filas e o descaso de Zé Renato, que agora, trabalha em Resende, para a nossa alegria. O maior aliado é povo, que quer ser feliz e vai, acreditando que as coisas mudaram, mas infelizmente ainda somos reféns das conseqüências deixadas pelo PMDB. Barra Mansa merece ser feliz, e precisa do nosso crédito para tentarmos esquecer o descrédito que nos foi imputado por aqueles incompetentes, que no poder ficaram 12 anos, e ainda sonham em voltar.

8 comentários:

  1. Você é um grande puxa saco e todos sabemos de suas intenções. Para conseguir o que deseja mais rápido suga o escroto do Jonas Marins pela sua boca de chupa prego. Desejo sucesso seu palhaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado anônimo, sua opinião é importante, mesmo vc se escondendo.

      Excluir
    2. Pessoa que não se identifica: cheiro de política velha ou neo-jonista.

      Excluir
  2. PARABÉNS PELO RETORNO SAMUEL, TOMEI A LIBERDADE DE REPRODUZIR ESTE POST NO BLOG DO PAC , ABRAÇOS E PRECISAMOS CONVERSAR... ATÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda liberdade meu amigo. Precisamos conversar. Um forte abraço e volte sempre e nos compartilhe sempre que possível.

      Excluir
  3. Caríssimo Samuel,
    Tudo bem?Faz tempo que não nos vemos...Juninho operou, você está sabendo? Ele está ótimo, graças a Deus. Não sabia que você também é blogueiro, amo os blogs e já estou nesse mundo há 07 anos! Descobri o seu no facebook.
    Bom, há muito tempo eu deixei de acreditar em política Samuel, ando mesmo cansada dessa dança de cadeiras ridícula que se torna a disputa de cada eleição, sem contar na absurda quantidade de pizzas que se consome em qualquer órgão/poder público. Sou nascida em Barra Mansa e aqui fui criada, amo minha cidade e gostaria sim de vê-la melhor,crescendo, abrigando os seus filhos e tornando a vida dos barramanssenses bem melhor. Não tenho nada contra Jonas Marins, aliás votei nele por achar que ele seria um ar novo para a nossa cidade, não é que já me enganei novamente? Para você ver, é difícil acreditar em mudanças quando o que de fato manda são as ligações, as trocas de favores, e o dinheiro acima de tudo. Sonhar? Realmente, não custa nada, mas é na minha opinião, uma grande perda de tempo!

    Estou levando o seu link, volto, com certeza. Apareça por lá se quiser.
    Um resto de semana iluminado, abraço na família,
    Cris Penaforte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Cris, não é fácil entender, e acreditar. Sobre o Jonas, acho que o tempo nosa. dirá.

      Nos siga, assim você sempre saberá das nossas atualizações, é só clicar em "Participar deste site".

      Fico feliz em te ver por aqui. Manda um abraço para o Juninho e para a família tod

      Excluir
  4. Ainda é muito cedo para fazer uma avaliação do governo Jonas. Qualquer avaliação precipitada incorre no erro de avaliar o governo passado como se fosse o atual e, inevitavelmente fará propaganda da gestão fracassada, mesmo que negativa. O que Barra Mansa precisa nesse momento é de união para vencer as terríveis mazelas deixadas como herança maldita. Não unir-se ao novo governo agora não é posicionar-se contra Jonas, mas contra a cidade. O passado deve ser superado de qualquer maneira mas isso não significa, como Samuel bem ressaltou, que devemos esquecê-lo.

    ResponderExcluir