terça-feira, 26 de março de 2013

O RIO DAS OLIMPÍADAS - EPISÓDIO DE HOJE: O ALAGAMENTO DE CAMPO GRANDE


A Olimpíadas do Rio de Janeiro está custando R$ 26 bilhões de reais. Dinheiro que poderia ser gasto em muitas coisas, como saúde de qualidade, estrutura nas ruas alagadas e escolas com professores bem pagos, e material de primeira. O que vemos não é nada disso. E no nosso primeiro episódio da série: “O Rio das Olimpíadas”, vamos até Campo Grande, e o transtorno dos rotineiros alagamentos.


Vamos começar hoje uma série interessante. O Rio de Janeiro sediará jogos da Copa do Mundo no ano que vem, e a Olimpíadas em 2016. As Olimpíadas estão custando nada mais do que R$ 26 bilhões de reais. Uma bagatela para uma cidade que sofre com problemas estruturais sérios. Hospitais sem médicos, escolas sem professores, e alagamentos fazem parte do cotidiano do carioca.

Vale lembrar que a conta da Olimpíadas não é paga somente pela cidade do Rio, mas por todos estado, e país de um modo geral. O que não aceito nisso tudo é o lado óbvio da coisa. Não há razão para gastarmos tanto dinheiro, enquanto a educação brasileira agoniza, com profissionais ganhando migalhas e escolas sem estrutura. Temos milhões de pessoas morando em áreas de risco, e o governo gastando bilhões com algo que não nos trará nada. Não acredito no “legado”, nem da Copam nem das Olimpíadas. O que acredito é que estão enchendo os bolsos a nossas custas, enquanto os legisladores estaduais do Rio de Janeiro fingem não ver nada acontecer.

O que vamos mostrar a partir de hoje, na série: “ O Rio das Olimpíadas”, são problemas que a cidade do Rio e o estado de um modo geral vivem, enquanto a população paga seus impostos e não recebe de volta os serviços básicos.

No primeiro episódio mostrarei a Avenida Tingui, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tive a oportunidade, junto com vários amigos, de presenciar uma das muitas inundações que assolam o Rio de Janeiro toda vez que chove. As fotos abaixo falam por si mesmo.

Depois de um belo ar livre, em uma praça próxima, fomos levar o material utilizado na sonorização do evento até a Igreja de Nova Vida, que fica na mesma avenida citada. Começou porém uma tórrida chuva, que nos deixou ilhados por mais de uma hora, e pudemos presenciar de perto a situação difícil que é viver na cidade Olímpica.

Vamos as fotos:








Mesmo ilhados, o bom humor tomou conta de todos. Na foto a galera Igreja de Nova Vida
a espera da água baixar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário