segunda-feira, 25 de março de 2013

ELEIÇÃO PARA DIRETORES DOS COLÉGIOS PÚBLICOS. DEMOCRACIA TEM QUE SE APRENDER NA ESCOLA


A eleição para diretores dos colégios públicos é necessária em todo estado. Não temos como valorizarmos a democracia, sem entendermos a importância de uma gestão escolar democrática. Democracia pode se aprender na escola. Em Barra Mansa, por exemplo, mudanças já aconteceram na Educação, mas pode-se mais. Eleição para diretores.

A escola serve para muitas coisas. Um indivíduo na escola, ele pode ser, libertado, emancipado, consertado, criticado, estragado e até mesmo alienado. Este final é que me chama atenção. Falamos tanto de democracia, lutamos tanto para que ela continue existindo, que nos esquecemos que ela começa pela escola. E isso é que nos falta mais, quando falamos da gestão dos colégio públicos.

No Governo Estadual do Rio de Janeiro, as escolas são geridas de maneira autoritária. Não existe eleições para diretores a anos. Na época morava em Miguel Pereira, e tivemos a oportunidade no Colégio Antônio Fernandes de tirar do poder uma diretora que estava gerindo o colégio com seu autoritarismos e obscuridades financeiras por mais de 20 anos. Na época , depois de muitas denúncias, e idas e vindas na Rua da Ajuda, sede da Secretaria Estadual de Educação, conseguimos abrir os olhos de muita gente. A eleição foi realizada de maneira incrivelmente ridícula,com uma lista tríplice, onde o vencedor da eleição poderia não ser o diretor. Parecida com a proposta enviada por Zé Renato, ex-prefeito de Barra Mansa, no ano passado. Sabíamos então que teríamos que ganhar a eleição de lavada, obrigando o Governo do Estado a não ter outra escolha. Com 95% dos votos, fomos vitoriosos. Na época, era Presidente do Grêmio Estudantil daquele Colégio, e apoiamos decididamente a destituição daquele dinossauro ditatorial.

A situação hoje é parecida, pois não a no momento a sensação de que a democracia da gestão escolar vá acontecer.

Em Barra Mansa, o atual Prefeito, Jonas Marins (PC do B), em toda campanha afirmou que faria a eleição. A sua Secretária de Educação, Luzia Melchiades, sabe muito bom o efeito das indicações para a educação pública. Mas falta realizar a eleição. E isso não pode demorar, e entendo que a cidade necessita de várias ações ao mesmo tempo, e em meio ao caos deixado pelo governo anterior, mas está na hora de acontecer.

Fiquei muito feliz com as mudanças realizadas em vários colégios pela cidade, e destaco algumas dessas mudanças. Fiquei feliz com a mudança realizada no Clécio Penedo, a instituição precisava de um diretor que fosse presente. Fiquei radiante com as mudanças no Padre Anchieta, a comunidade precisava de diretores mais identificados com o colégio. E para terminar os destaques, fiquei profundamente radiante com as mudanças no Colégio Municipal Paulo Basílio. A nova equipe é espetacular, e com total condição de resgatar a auto estima da comunidade que um dia, ainda dirigido por Luzia, já foi um lugar de esperança. Não havia mais condição da permanência da desastrosa administração anterior do Paulo Basílio. Mesmo tudo isso acontecendo, e eu declarando claramente meu apoio a essas mudanças, ainda falta eleger esses diretores de maneira democrática, através das eleições diretas para diretores dos colégios públicos.

Fica aqui o meu comentário, que Barra Mansa das eleições diretas para diretores dos colégios municipais. Essa mudança é importante. E não é difícil, basta fazer a Lei Orgânica da cidade, que já coloca a eleição para diretores como obrigatoriedade. Barra Mansa só tem a ganhar com isso. Assim como o Estado do Rio de Janeiro precisa de mudanças, e bem que poderíamos começar pela educação, que vem sendo destruída por Cabral e Pezão.

Apesar das mudanças estarem sendo acertadas, Barra Mansa precisa tomar essa atitude e provar para todos que já somos felizes, mas podemos ser ainda mais. Eleição para Diretores dos Colégio Públicos Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário