segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Samuel Marques envia Carta Compromisso com a EDUCAÇÃO para o SEPE


A  EDUCAÇÃO é prioridade, ou pelo menos deveria ser. Com esse compromisso, enviamos ao SEPE, a nossas propostas, nos comprometendo com o que existe de mais importante no processo de MUDANÇA, a EDUCAÇÃO.
Enviamos no mês passado uma Carta Compromisso com a EDUCAÇÃO. Nesta carta que vocês poderão lera abaixo, listamos nossos compromissos com a educação. Vamos a carta na íntegra:
       
  Carta compromisso de Samuel Marques com a educação

            A educação é uma das principais responsabilidades do município, tem papel fundamental na construção de uma cidade mais justa. Por isso, tem que ser prioridade de qualquer candidato a vereador ou prefeito. Entretanto, não é isso que vemos nessas eleições. Essa carta é um COMPROMISSO de Samuel Marques  com a educação de Barra Mansa, compromisso de colocar a educação como uma PRIORIDADE.

            O atual governo optou por privatizar o fornecimento de material didático ao primeiro segmento do ensino fundamental. É NOTÓRIA a falta de qualidade das apostilas do COC/NAME, a rejeição desse material por parte do professorado e, portanto, o DESPERDÍCIO de dinheiro público. O governo federal já disponibiliza diversas opções de livro didático para todas as séries, material que é profundamente avaliado por especialistas do Ministério da Educação, ao contrário do que acontece com a apostila do COC.

            Reafirmamos aqui nosso compromisso com uma escola municipal PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. E isso significa, em primeiro lugar, LUTAR PELO ROMPIMENTO COM O NAME. A privatização do livro didático não trouxe benefício algum para a educação.

            O atual governo também optou por uma política de DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, ISOLAMENTO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A SOCIEDADE E INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA COM CRITÉRIO POLÍTICO.
Nosso compromisso com a educação visa remediar todos esses males com as seguintes propostas:

VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO:

·         Criar o PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA, através de projeto de lei, regulamentando assim o artigo 177 da lei orgânica o município que obriga a prefeitura a fornecer cursos da capacitação e formação continuada para os profissionais da educação. Oferecer cursos e patrocinar pós-graduações através de licenças com vencimentos.

·         Lutar pela aprovação do PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS proposto em 2012 pelo SEPE ao prefeito.

·         Criar a lei do REAJUSTE AUTOMÁTICO. Dessa forma os servidores públicos só teriam que negociar o AUMENTO REAL. É uma absurdo ter o salário diminuído pela inflação. Essa lei garantiria que todo dia 1 de maio, o salário do servidor público municipal fosse AUTOMATICAMENTE ajustado de acordo com o índice de inflação mais (+) o índice de variação da arrecadação municipal. Se a prefeitura arrecadar mais, o aumento no salário do servidor será equivalente.

APROXIMAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE

·         Eleições para diretor são ESSENCIAIS para aproximar a escola da sociedade. O momento da campanha eleitoral envolve toda a comunidade nos problemasd a escola. Além disso, eleições para diretor colocam o gerenciamento pedagógico da escola nas mãos de quem realmente entende e se interessa pela questão: professores, pedagogos, alunos e responsáveis. O atual modelo reafirma uma escola autoritária e transforma a educação em moeda de troca política. Faz com que seu funcionamento fique refém dos interesses corruptos que se beneficiam pessoalmente do que é público. Queremos uma escola que LIBERTE e que ajude a construir mais do que mão-de-obra. Queremos formar cidadãos PLENOS de direitos e de prática da CIDADANIA.

·         O investimento em infraestrutura escolar deve em primeiro lugar recuperar as escolas que estão sucateadas e, em segundo, promover a ampliação das unidades e da rede para atender a maior demanda. Isso deverá ser feito com base em estudo sério e as empresas executoras das obras devem priorizar a contratação de funcionários no bairro onde a escola reside.

OUTRAS PROPOSTAS

·         Aplicar corretamente o FUNDEB. Hoje simplesmente não se sabe ao certo pra onde o FUNDEB foi. Há muitos rumores, o que é um absurdo. Como vereador Samuel Marques fiscalizará a gestão e garantirá a transparência dos atos públicos.

·         Realizar o CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: com o objetivo de formular um PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, com representantes de cada unidade escolar envolvendo toda a comunidade escolar.

·         Informatizar as secretarias. O estado de nossas secretarias é deplorável. As máquinas de escrever que foram jogadas no lixo por outros departamentos públicos são usadas hoje em nossas secretarias. Algumas nem botões no teclado possuem mais,  e as secretárias datilografam direto no aço, com esparadrapos nos dedos. Sem contar as milhares de fichas, cartões, boletins e montanhas de papeis que poderiam ser facilmente substituíveis por softwares inteligentes que preencheriam boa parte desses documentos de forma automática.

·         SUBSTITUIR gradualmente (e não adicionar, como faz o governo do estado) os diários de papel pelos diários virtuais. É um absurdo, nos dias de hoje, os professores perderem horas do seu dia preenchendo a mesma informação mais de 3 vezes no mesmo diário. Com diários informatizados, os cálculos seriam automáticos e o preenchimento mais simples.

           
RESUMO DAS PROPOSTAS:

            1- Aplicação do Plano de Carreiras
            2- Reajuste Automático
            3- Programa de Capacitação e Formação Continuada
            4- Eleições para diretor de escola
            5- Conferência Municipal de Educação e Plano Municipal de Educação
            6- Plano de Investimentos em Infraestrutura
            7- Legalizar o FUNDEB
            8- Informatização das secretarias e dos diários escolares
             



Samuel Marques dos Santos – 27.320
Professor e cidadão


Nenhum comentário:

Postar um comentário