sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EM SORTEIO DA COPA FIFA, NEGRO NÃO TEM VEZ.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí

A morte de Mandela nos faz pensar algumas coisas, e até a repensar o meio em que vivemos as novelas que assistimos, comerciais de TV, enfim, a pífia participação do negro na mídia.

Em apresentação de Copa do Mundo negro não entra! Querem que o negro brasileiro fiquem em seus estereótipos!

Ola amigos leitores do blog, depois de um breve período estou de volta, peço desculpas pelo tempo ausente, mas muito afazeres me consumiram o tempo e a disponibilidade para escrever. Bem, muita coisa aconteceu em Barra do Piraí nestes dias, entretanto quero falar de um assunto que tomou o mundo nestes dias que é a despedida da humanidade de seu ultimo herói vivo, Nelson Mandela.

A morte de Nelson Mandela deixa uma grande lacuna, e acredito que essa lacuna é maior ainda no Brasil, pois vimos na semana passada algo que entristeceu muito a comunidade negra brasileira, que foi a imposição por parte da FIFA da escolha de um casal branco, loiro, para apresentar o sorteio da copa do mundo de 2014. Com muita indignação eu fiquei quando vi pela TV a presidente Dilma discursando em homenagem a Nelson Mandela na África do Sul, pois logo pensei que se ela considera realmente Mandela um herói, se gosta de sua luta, por que não lutou junto a FIFA pela presença de pelo menos um negro apresentador no sorteio da Copa? Já que no Brasil cerca de 40% de seus habitantes se consideram ou dessa cor ou descendentes desses (pardos)?

O evento seria apresentado por Camila Pitanga e Lázaro Ramos, mas a dupla teria sido vetada pela FIFA e substituída por Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Casal loiro, de olhos claros. A Rede Globo, dona dos direitos de transmissão da Copa na TV aberta, acatou a decisão da FIFA. É compreensível. Há anos a Globo contribui para a construção de uma imagem estereotipada dos negros. Normalmente aparecem em papéis subalternas suas novelas (como os de empregada doméstica, porteiros, bandidos, ou como a empregada “boazuda” que o filho do patrão quer traçar mas sem romantismo ou direito a música romântica de fundo, afinal de contas é inegável que a mulher negra é gostosa, mas é só isso). Na melhor das hipóteses, são associados à dança, ao samba, à sensualidade. Como no concurso que premiou a volta redondense Nayara Justino.

Nayara disse em uma entrevista que o posto de Globeleza é a realização de um sonho para ela e disse também que desde menina dançava na frente do espelho, sonhando com esse dia. Com seu trabalho, vai alimentar as ilusões de outras meninas que estão conhecendo o mundo pela televisão, principalmente pela Rede Globo, que é a emissora mais assistida.

As menininhas negras brasileiras assistiram à cerimônia do sorteio e viram que os apresentadores do evento têm uma cor bem diferente da delas. Perceberão, também, que as jornalistas do Jornal Nacional e a maioria das heroínas das novelas são brancas. Entre um programa e outro, assistirão a comerciais de xampu para mulheres com cabelos diferentes dos delas, fazendo-as acreditar que há algo de errado com o próprio cabelo e por mais incrível que pareça nunca verão um negro nem comercial de escovas de dentes!

Será que eles pensam que nós negros não escovamos os dentes? É o cúmulo!

 Em meio a essa profusão de rostos brancos e cabelos lisos surge a Globeleza para encantar essas crianças. Como uma fada dizendo às pequenas negras que elas também podem brilhar.

Pela forma com que a mídia tem tratado o negro, com aumentos irrelevantes da presença na dramaturgia, no jornalismo e na publicidade, a Nayara vai herdar o papel das suas antecessoras e inspirar outras meninas a alimentar o clichê de que negra bonita só pode ser passista.

Por essas e outras costumo dizer que os negros norte americanos e sul africanos foram abençoados como preconceito e a perseguição escancarada da elite branca em seus países. Pois essa perseguição levou os negros desses países a se unirem e a lutarem por seus direito e principalmente a terem orgulho de sua cor! Enquanto isso aqui no Brasil ainda é moda uma grande parcela de negros ficarem discutindo suas pífias diferenças de tonalidades com comentários como: ah eu não sou negro não, eu sou cor de jambo, ou eu sou da cor de bombom, ou sou mais clarinho, sou da cor de caramelo, oh meu Deus, será que a ignorância tem alguma cor?!

O negro brasileiro caiu na armadilha da hipocrisia da elite branca que diz que não tem preconceito, mas que, no entanto deixa o negro sem referências, seu orgulho, sem heróis e sem identidade.

Ah quem dera fosse possível Mandela se levantar só mais uma vez, no meio do discurso da presidente Dilma, e falar para ela e para os outros ex-presidentes que estavam lá à seguinte frase: Seus hipócritas!

Vão embora daqui e se querem mesmo me homenagear, levem essas palavras e esse ânimo para seu país e lá lutem de verdade para transformar a vida do negro principalmente para tirar lhes da cruel armadilha ideológica imposta pela TV e pela mídia, a qual muitos deles estão presos e nem percebem. Viva Mandela!!

Um comentário:

  1. A Copa e as suas duas faces !!!
    O povo precisa saber qual é a verdadeira face, desse grande espetaculo !!!

    ResponderExcluir