Recebi nessa noite o link do blog da esposa de um
grande amigo, onde ao ler, você é tomado pela indignação. Essa revolta vem do
fato da prova cabal de que somos um povo carente de cuidado com o direito
público, a prova de que estamos inseridos em um sistema que nos propicia a
desonestidade, e fomenta a “Lei de Gérson”. As leis neste país, como muitos
gostam de dizer, não são feitas para serem cumpridas, e sim burladas. A
burocracia é uma arma potente para a engrenagem não funcionar.
Vamos
ao texto. No final do mesmo, o link do blog da Aparecida Basto. Vale a pena
conferir. Leia com atenção o relato:
O Descaso da Samsung
Por
Aparecida Basto
O nome, já dizia meu pai, é o maior patrimônio que uma pessoa
pode ter. Para uma empresa, a confiabilidade da marca é fundamental para que
ela possa existir. A Samsung parece ignorar ensinamentos tão simples
quanto manter o nome. A empresa contribui para denegrir a sua marca o
tempo todo. Como? Oras, quando não escolhe assistências técnicas eficientes,
burocratiza o atendimento via SAC, não deixa claro no site da empresa o local
para reclamações e produz equipamentos que apresentam constantes defeitos. Mas
por que todo esse desabafo e a tentativa de ensinar para uma das multinacionais
mais poderosas do mundo como trabalhar? Simplesmente indignação e
tristeza.
Indignação
no momento que comprei meu celular Galaxy Win duo I8552B, em 5 de outubro de
20013 e duas semanas depois, já não funcionava mais. O aparelho esquentava a
uma temperatura insuportável e reiniciava sozinho várias vezes ao dia.
Entendendo que isso não era normal procurei uma autorizada e no dia 6 de
novembro, deixei meu celular para o possível reparo. A atendente disse que em
15 dias, o reparo seria feito, mas que o prazo máximo era de 30 dias.
Durante o prazo fiquei triste por todas as fotos dos meus filhos
não tiradas, os vídeos de final de ano na escola, os posts para amigos. Os
contatos de trabalho que não pude atender, já que o telefone pede microchip e
não pude colocar em outro aparelho. Pago meu plano, mas não uso meu número.
Perdendo dinheiro.
Bem, passados 15 dias, retornei a loja e nada. Faltando um dia
para o final do prazo de 30 dias e uma reposta malcriada: “Até às 18 horas de
amanhã tá no prazo, senhora”. Liguei no último dia e outra resposta rude:
“Pode deixar que a gente liga para senhora quando estiver pronto”. Nesta
altura joguei na internet: “Samsung reclamação”, “Samsung defeito” e outras
palavras-chaves do tipo. E uma chuva de fóruns, blogs e sites criados apenas
para reclamar dos aparelhos e atendimento da empresa lotaram minha tela.
Entendi nesse momento que deveria ligar para o SAC (4004-0000).
Dois dias tentando. Finalmente fui atendida pelo call center e apesar da
educação da “moça do telemarketing” , o problema não foi resolvido, pois
precisava do número da ordem de serviço com 10 dígitos iniciados por 41. Fui
instruída pela “moça” a conseguir o número com a autorizada e retornar o
contato. Para minha surpresa ao ligar para autorizada descobri que o tal
número não havia sido gerado ainda. Discuti alegando que o celular estava lá há
mais de 30 dias e a funcionária da autorizada pediu um momento. Um burburinho
ao fundo podia ser ouvido enquanto minha paciência acabava. Ela volta e
diz: ”Senhora não conseguimos localizar seu aparelho, a senhora retorna amanhã
e passaremos a ordem de serviço solicitada”. Nessa hora percebi que no Brasil
acham que os clientes são palhaços, bobos e não conhecem o Código de Defesa do
Consumidor. Então só me restou partir para guerra e protestar, reclamar, lutar
pelos meus direitos. Não quero papo com a autorizada Samsung, eu quero
outro celular NOVO, na caixa, em tempo para as fotos do amigo oculto, da
confraternização na empresa, da minha família na ceia de Natal e dos fogos do
Réveillon em Copacabana. E a marca Samsung está cortada da minha lista de
Papai Noel.
Acesse
Palpitaria Brasil (Clique aqui)
O
caso acima retratado por Aparecida Basto é real, não tem invenção. A falta de
respeito abordada é algo comum em nosso dia a dia. Esse usual virou rotineiro,
e nos vemos muitas vezes tendo nossos direitos destruídos pela falta de
mecanismos eficazes, que façam as leis funcionarem. Se você também tem um caso
de reclamação, contra qualquer empresa, entre em contato pelo: samuelmarquesbm@gmail.com e
postaremos a sua história. Compartilhe, comente, espalhe. Somos muito fortes se
juntos trabalharmos. Vamos acompanhar o caso.
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