segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DENÚNCIA DE UMA CONSUMIDORA - SANSUNG E O CELULAR QUE NÃO FUNCIONA.


Recebi nessa noite o link do blog da esposa de um grande amigo, onde ao ler, você é tomado pela indignação. Essa revolta vem do fato da prova cabal de que somos um povo carente de cuidado com o direito público, a prova de que estamos inseridos em um sistema que nos propicia a desonestidade, e fomenta a “Lei de Gérson”. As leis neste país, como muitos gostam de dizer, não são feitas para serem cumpridas, e sim burladas. A burocracia é uma arma potente para a engrenagem não funcionar.


Vamos ao texto. No final do mesmo, o link do blog da Aparecida Basto. Vale a pena conferir. Leia com atenção o relato:

O Descaso da Samsung


Por  Aparecida Basto
O nome, já dizia meu pai, é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter. Para uma empresa, a confiabilidade da marca é fundamental para que ela possa existir.  A Samsung parece ignorar ensinamentos tão simples quanto manter o nome.  A empresa contribui para denegrir a sua marca o tempo todo. Como? Oras, quando não escolhe assistências técnicas eficientes, burocratiza o atendimento via SAC, não deixa claro no site da empresa o local para reclamações e produz equipamentos que apresentam constantes defeitos. Mas por que todo esse desabafo e a tentativa de ensinar para uma das multinacionais mais poderosas do mundo como trabalhar? Simplesmente indignação e tristeza. 

Indignação no momento que comprei meu celular Galaxy Win duo I8552B, em 5 de outubro de 20013 e duas semanas depois, já não funcionava mais. O aparelho esquentava a uma temperatura insuportável e reiniciava sozinho várias vezes ao dia.  Entendendo que isso não era normal procurei uma autorizada e no dia 6 de novembro, deixei meu celular para o possível reparo. A atendente disse que em 15 dias, o reparo seria feito, mas que o prazo máximo era de 30 dias.
Durante o prazo fiquei triste por todas as fotos dos meus filhos não tiradas, os vídeos de final de ano na escola, os posts para amigos. Os contatos de trabalho que não pude atender, já que o telefone pede microchip e não pude colocar em outro aparelho. Pago meu plano, mas não uso meu número. Perdendo dinheiro.
Bem, passados 15 dias, retornei a loja e nada. Faltando um dia para o final do prazo de 30 dias e uma reposta malcriada: “Até às 18 horas de amanhã tá no prazo, senhora”.  Liguei no último dia e outra resposta rude: “Pode deixar que a gente liga para senhora quando estiver pronto”.  Nesta altura joguei na internet: “Samsung reclamação”, “Samsung defeito” e outras palavras-chaves do tipo. E uma chuva de fóruns, blogs e sites criados apenas para reclamar dos aparelhos e atendimento da empresa lotaram minha tela.
Entendi nesse momento que deveria ligar para o SAC (4004-0000). Dois dias tentando.  Finalmente fui atendida pelo call center e apesar da educação da “moça do telemarketing” , o problema não foi resolvido, pois precisava do número da ordem de serviço com 10 dígitos iniciados por 41. Fui instruída pela “moça” a conseguir o número com a autorizada e retornar o contato.  Para minha surpresa ao ligar para autorizada descobri que o tal número não havia sido gerado ainda. Discuti alegando que o celular estava lá há mais de 30 dias e a funcionária da autorizada pediu um momento. Um burburinho ao fundo podia ser ouvido enquanto minha paciência acabava.  Ela volta e diz: ”Senhora não conseguimos localizar seu aparelho, a senhora retorna amanhã e passaremos a ordem de serviço solicitada”. Nessa hora percebi que no Brasil acham que os clientes são palhaços, bobos e não conhecem o Código de Defesa do Consumidor. Então só me restou partir para guerra e protestar, reclamar, lutar pelos meus direitos.  Não quero papo com a autorizada Samsung, eu quero outro celular NOVO, na caixa, em tempo para as fotos do amigo oculto, da confraternização na empresa, da minha família na ceia de Natal e dos fogos do Réveillon em Copacabana.  E a marca Samsung está cortada da minha lista de Papai Noel.
Acesse Palpitaria Brasil (Clique aqui

O caso acima retratado por Aparecida Basto é real, não tem invenção. A falta de respeito abordada é algo comum em nosso dia a dia. Esse usual virou rotineiro, e nos vemos muitas vezes tendo nossos direitos destruídos pela falta de mecanismos eficazes, que façam as leis funcionarem. Se você também tem um caso de reclamação, contra qualquer empresa, entre em contato pelo: samuelmarquesbm@gmail.com e postaremos a sua história. Compartilhe, comente, espalhe. Somos muito fortes se juntos trabalharmos. Vamos acompanhar o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário