sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O BLOG E SUAS 500 POSTAGENS

Em 500 postagens, muita coisa foi escrita. Muita gente leu e concordou. Muitos não gostaram, porém, a vida prosseguiu. Tento neste texto refletir sobre essas 500 postagens, e como muita coisa mudou menos o objetivo do blog, de informar e conscientizar. Um breve histórico de tudo que se viveu até aqui, essa é a nossa postagem 500.

Analisar os dois últimos anos deste blog pode ser para alguns uma tarefa difícil. Para mim então, um desafio. O blog chega agora a sua postagem 500, e não poderíamos continuar a levar a vida sem analisar um pouco do que foi feito até aqui. Da primeira postagem, no dia 9 de junho de 2011, até hoje, muita coisa ocorreu. Mas apesar de algumas mutações, o objetivo do blog foi se moldando, porém, seguindo a mesma linha. Várias postagens serão lembradas por aqui, e para você poder ler essas postagens, basta clicar em cima de seu nome.

Faixa do Gabinete Eleitoral de Ueslei - 2011
Criado em 2011 com o objetivo de informar, conscientizar e dar visibilidade a idéias, o blog foi ganhando seu espaço ainda neste ano inicial. A primeira postagem polêmica de verdade, foi sobre o Gabinete Itinerante de Uéslei da Farmácia, que naquele ano, tentava emplacar, através do apoio da corja do Zé, em Barra Mansa, sua popularidade, que estava em baixa no bairro. Clientelista como ele e o seu colega Vicentinho, Uéslei, fez campanha eleitoral fora de hora, mas em uma terra sem lei, nada aconteceu, assim como sua popularidade também não cresceu. Deu pipoca, cortou cabelo e fez a criançada dançar, mas o que valeu mesmo na eleição do ano seguinte foi o dinheiro do deputado Estadual Albertassi, que com a ajuda de “Deus” compra os votos cristãos. Depois disso, naquele mesmo mês de junho, noticiávamos aqui, que naquele ano mais de 2.300 professores estariam abandonando a rede estadual de ensino. Um Greve ocorria naquele mês. E assim fomos incomodando, inclusive com as “Proposituras sem propósito”, onde pegávamos as propostas do legislativo de Barra Mansa, e com uma análise bem humorada, conseguíamos chegar a conclusão de que os caras não tinham a menor idéia do papel do vereador. Dava muito acesso, e grandes comentários.

Foto de 2011. Vicentinho tinha prometido
a ponte para o Natal. Chegou meses depois, e não
foi Vicentinho que trouxe.
Em Julho de 2011, uma postagem falando sobre a Copa já anunciava algumas tragédias brasileiras, e eu não tinha entendido, e claro, não imaginava como o assunto “Copado Mundo” ainda nos daria tanto acesso. O ano foi seguindo, e o belo mês de Novembro chega. As polêmicas aumentam quando criticamos a postura do Vereador Vicentinho, que é chamado, com todas as letras de ladrão de idéias. Os acessos aumentam, e a matéria passa a ser compartilhada por muitas pessoas, situação que se repetirá em Dezembro, quando o mesmo vereador volta ao blog com o “Cadê minha ponte”. Risos pelo bairro, rolou um papo inclusive de que o nobre contador de mentiras, teria impresso a matéria e dito para algumas pessoas que eu o chamara de macaco. Na verdade, só lendo a matéria para entender. Por falar neste senhor, que tem assessores ameaçadores e até mesmo dando explicações na delegacia, na próxima terça lembraremos de uma das suas promessas de 2010, que ao lado de Alexandre Cardoso, atual Prefeito de Duque de Caxias, prometeu e não cumpriu, mas na segunda falamos disso.

O ano de 2012, é um capítulo a parte. Um ano que se iniciou muito bem, mas confesso, para o blog não terminou lá essas coisas. No início do ano, os acessos se multiplicavam, e o blog virava uma referência, tanto de crítica, como de opinião. O mês de março, a coisa era tão boa, que algumas denúncias nossas no blog, eram prontamente atendidas pela Prefeitura, claro que não por simpatia, mas por pressão, mas funcionava. Mas na medida em que os acessos aumentavam, a eleição chegava. As minhas opções naquele momento, me colocaram em sinucas de bico bem pesadas, e para manter a coerência, não contemporizei, e ao mesmo tempo, a correria do dia, me tomava de maneira incrível. O tempo era pouco, o blog começou a não ser atualizado, o que acarretou o cansaço dos internautas. A eleição chega, e cometo um erro. O blog que era mais do que uma vitrine, passa a ser somente isso, e com certeza causa um desgaste para que o acessasse. A eleição acaba, e a vida muda, e o blog passa a ficar em segundo plano. Para se ter uma idéia, tínhamos uma média de 35 postagens por mês, mas no mês de Novembro, o blog teve apenas uma postagem, a mesma numeração repetida em Dezembro. Alguma coisa teria que mudar, e alguns anunciavam o fim do blog.

Ganhava-se força a idéia de que o blog tinha acabado, ainda mais, porque no ano de 2013, os meses de janeiro e Fevereiro, o blog continuava em silêncio. Mas em Março, o blog volta, e com uma nova roupagem, novos textos e até mesmo uma nova estratégia. Agora com uma visão mais ampla, o blog continuava a falar de Barra Mansa, mas começava a alçar vôos mais altos, se espalhando pelo estado. Analisando o Analytics do Google, o estado de São Paulo, já está em segundo em acessos, assim como Minas Gerais, que cresceu os acessos vertiginosamente. As matérias ficaram mais amplas, e até mais elaboradas. Os assuntos mais diversificados. As matérias de história deram certo, como a séria “A Longa noite dos generais”, onde durante cinco dias, a Ditadura Militar, foi analisada e estudada. Outra matéria que chamou a atenção foi “Sem saudade de Margareth Thatcher”, que falava sobre a morte da dama de ferro. A morte de Chavez foi também alvo de postagem, e de polêmicas no facebook, com “A morte de Chavez e o medo de sermos um país maisjusto”.

Cabral e Paes, passaram a habitar o blog, e o debate a cerca das manifestações fizeram do blog um local de encontro. Muitos foram os debates, nas redes sociais. A causa animal também sempre foi um tema de atenção para o nosso blog, e isso ocorreu durante muitos momento nestas 500 postagens. Nos últimos dois meses várias cidades do Rio passaram a ter “correspondentes”. Destaco Barra do Piraí, que vem toda a semana arrebatando acessos como doido para esse blog, e até conseguindo vitórias. Um parabéns especial para Antônio Sérgio, e seus textos aguerridos. Ainda estamos organizando a Coluna Cidades, e logo estará tudo melhor organizado.

Como não lembrar da Caxirola, e da Copa do Mundo, que vem sendo alvo de críticas e debates. A postagem “ Como eu queria que a educação fosse uma caxirola”, figura entre as dez mais acessadas da história do blog.

Muitas alegrias tenho com o blog. Gosto muito dele, e aprendi acima de tudo, a importância de uma ferramenta como essa. Mas tem algo que este blog sempre simbolizou, e posso dizer, que não é só para mim, a luta por Educação de Qualidade. Sempre priorizamos nestas 500 postagens, a Educação, e a sua luta incessante por uma sociedade mais justa.

E termino esse especial agradecendo a todos que já acessaram este blog. A todos aqueles que curtiram, comentaram, compartilharam, e até mesmo os que odiaram este blog. Que mais 500 postagens venham pela frente, com o mesmo objetivo, informar, conscientizar e fomentar uma luta eterna, a luta por uma Educação de qualidade, e uma sociedade onde todos tenham as mesmas esperanças e oportunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário