segunda-feira, 11 de novembro de 2013

COLUNA CIDADES: BARRA DO PIRAÍ - O SALÁRIO E O TRABALHO DO LEGISLATIVO BRASIELEIRO.

Por Antonio Sergio
Barra do Pirai
Analisar o trabalho do Legislativo é nossa obrigação. Buscar meios de Transparência e Controle Social é muito importante para termos o controle do que se é feito pelo Legislativo. Refletir é necessário.

Por que pagamos salários aos vereadores se os seus serviços nem sempre são sentidos pela população?

Por que pagamos assessores a esses vereadores se esses assessores ficam distantes da população?

Em algumas cidades mundo vereador não ganha salário ou algumas vezes ganha só ajuda de custo, em outras circunstâncias até ganham salário sim, mas é uma remuneração que segue a média do trabalhador comum e não se compara com os salários exorbitantes que os vereadores daqui recebem, somente em alguns lugares do mundo vereadores ganham altos salários conforme mostra esse trecho extraído do site da revista Super Interessante:

 
A reportagem toda vc pode ler nesse link: (Clique aqui)

A grande pergunta é, os vereadores brasileiros fazem jus ao salário que ganham?

Os vereadores brasileiros merecem ganham o que ganham?

É interessante notar que no México, um país de terceiro mundo e pertencente a América Latina assim como o nosso, o vereador não recebe nada para legislar, não é interessante? Se você observar existem mais de mil comitês organizados pela população, que correm atrás pra verem sua cidade melhor, e que os vereadores de lá legislam junto com esses comitês e isso faz com que os vereadores sejam realmente representantes desses comitês, situação bem diferente da que a gente vê aqui no Brasil, onde muitas associações de moradores são muitas vezes celeiros de politicagem onde o líder  comunitário não está realmente pensando em seus vizinhos e amigos mas sim em quando e como ele também vai conseguir uma "boquinha" nas próximas eleições.

Outro caso que me chamou a atenção foi o da Suécia onde o vereador ganha uma mínima ajuda de custo, pouco até para os padrões brasileiros, e que segundo a reportagem é equivalente a 10% do salário médio de um sueco que gira em torno de 7500 Reais. Vemos então que a situação dos vereadores suecos se assemelha a dos mexicanos, trabalha por que está engajado em ver melhorias, mudanças, em ser um verdadeiro militante!

França e Canadá também chamam a atenção pelo fato de que apesar de receberem salário no legislativo, esse salário está dentro da média de ganhos do trabalhador de seu país, sendo assim se um vereador brasileiro tivesse sua remuneração no mesmo patamar que os vereadores franceses ou canadenses, o vereadores brasileiro teriam um rendimento mensal de 1345,00 Reais mensais, pois segundo o site Uol Economia, esse é o valor do rendimento médio conforme matéria mostrada neste link: (Clique aqui)

E os vereadores da sua cidade, são dignos do salário que recebem?


O que vocês acham de seus serviços prestados? Ou você também tem a impressão que os vereadores de sua cidade estão distantes de você e do resto da população e que enquanto estão desfrutando de altos salários o povo está sofrendo na fila dos hospitais, enquanto estão desfrutando de regalias, tem mãe ou pai tomando sereno às 05:00 da manhã para marcar o médico para seu filho. Enquanto os vereadores passeiam de um lado para o outro de carro com direito a motorista particular (que na maioria das vezes são os seus próprios assessores que prestam esse serviço enquanto deveriam estar perto da população se informando sobre os problemas da cidade) você anda espremido, sem nem poltrona para se sentar nos mal conservados ônibus da cidade, sacolejando de um lado para o outro, se desequilibrando a cada arrancada que o motorista da ou a cada curva feita a 80 por hora que te da a sensação que vai te jogar pra fora do ônibus, além de ter de aturar motoristas estressados, mal educados, desvalorizados e mal pagos. Quem nunca viu alguma pessoa passar pelo constrangimento de se desequilibrar dentro de um ônibus chegando até mesmo a cair no chão algumas vezes? Essa é a dura realidade de sempre que nem mesmo os governantes que teoricamente são os mais próximos da população conseguem resolver e talvez seja por isso que em vários países do mundo o cargo de vereador se assemelha a um estágio, pois é no estágio onde a pessoa ou ganha bem pouco ou até mesmo não ganha nada, até que um dia ela venha estar formada e preparada para aí sim receber uma remuneração condizente com seu salário e experiência. Talvez seja isso que tem faltado aos vereadores brasileiros, começar na vida política não ganhando nada, começar por pura militância, começar com o coração desejoso de promover melhorias na vida das pessoas para que então talvez um dia, esse político tenha realmente conquistado o direito a ter um salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário