quarta-feira, 30 de outubro de 2013

COLUNA CIDADES - BARRA DO PIRAÍ: A MANIFESTAÇÃO E MAIS UMA CRIANÇA MORRE NO HOSPITAL MARIA DE NAZARÉ, SUSPEITA DE FALTA DE MÉDICOS.

O dia 15 de Outubro, Dia do Professor foi marcado por vários protestos em muitas cidades brasileiras e não foi diferente em Barra do Piraí. Em Barra do Piraí, porém a educação não foi o tema dos protestos, mas sim a saúde. Nesta manifestação que cobrou explicações sobre o fechamento da Clínica Médica do Hospital Nazaré, e apesar das explicações do prefeito, uma nova criança morreu, e desta vez, por suspeita de falta de atendimento.

Por Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
O dia 15 de Outubro, Dia do Professor foi marcado por vários protestos em muitas cidades brasileiras e não foi diferente em Barra do Piraí. Em Barra do Piraí porém a educação não foi o tema dos protestos, mas sim a saúde. Mas o que saúde tem a ver com educação pra ser reivindicada no Dia do Professor? Aparentemente nada, mas a verdade é que se continuarem morrendo crianças no Hospital Maria de Nazaré, a educação da população da cidade de certa forma fica prejudicada sim. E também enfim os esforços dos dedicados profissionais de Educação que trabalham por amor, conforme palavras da própria presidente Dilma, mostram resultados diante da grande conscientização de muitos de seus alunos que estão protestando e saindo as ruas, o que de certa forma deve ser uma grande satisfação e motivo de orgulhos para os professores barrenses, verem seus pupilos mais conscientes e mais sábios.

Bem, vamos ao começo dos fatos que tem gerado tanta insatisfação na população barrense. Tudo começou quando o Prefeito Babo decidiu optar pelo fechamento da Clínica Médica do Hospital Maria de Nazaré, o que gerou grande polêmica na cidade, com até reportagem televisiva, sobre o caso, pois numa cidade onde faltam leitos, fechar a clínica médica de um hospital e acabar com cerca de 70 leitos para internação e observação de um dia para o outro é no mínimo uma falta de sensibilidade do executivo barrense, e essa falta de sensibilidade fica ainda mais visível quanto ao fato de o prefeito não ter obviamente consultado a população previamente sobre essa decisão. Por que os políticos brasileiros insistem em ser assim? Além de não cumprir promessas também insistem em tomar decisões de interesse coletivo sem antes consultar o povo em geral, sendo que ele prometeu na época da campanha que faria um governo participativo, acho que alguém deve explicar para o prefeito o verdadeiro significado da palavra participativo. Pois bem, um governo que já estava sendo polêmico irritou de vez a população da cidade que cheia de fúria teve uma parcela representada pelos manifestantes do grupo “barrense ajuda barrense” que foram às ruas no dia 15 último. Até mesmo pessoas que entusiasmadamente apoiaram Babo nas eleições, estavam presentes nessa manifestação.

Entretanto o prefeito inegavelmente foi corajoso e até respeitoso, por assim dizer, em ir a manifestação prestar alguma satisfação com o povo como podemos ver no vídeo ao lado postado no canal de um conhecido jornalista da cidade no youtube. Entretanto em determinados momentos podemos ver que o prefeito se enrola um pouco nas explicações como por exemplo, o porque do fechamento da clínica médica em que ele acusa o governo do prefeito interino Pastor Monteiro de ter deixado a prefeitura sem dinheiro e por causa dessa falta de dinheiro foi que ele tomou a atitude de fechar a clínica médica, resposta que de acordo com o vídeo não convenceu e nem agradou os manifestantes presentes e nem tem agradado a população em geral conforme diversos relatos na rede social facebook. Um fato, porém chama a atenção no vídeo e coloca em dúvida a sinceridade das explicações de Babo, pois aos 2:55 do vídeo vemos que o prefeito nega que a Clínica Médica do Hospital Maria do Nazaré já estava fechada o que o faz ser interrompido aos berros enfurecidos de “fechou sim” proferido pelos manifestantes. O senhor prefeito tentou ludibriar os manifestantes? Um pouco antes Babo insistia nas explicações usando aquela já conhecida lorota dos políticos de falarem que fizeram isso e aquilo e enfim o que também chateou o pessoal e foi interrompido.

Mas e a saúde de Barra do Piraí deu sinais de melhora depois do protesto? Aparentemente não. Infelizmente, conforme noticiado na pagina do facebook intitulada “Barra do Piraí, quando acontece, a gente leva a notícia até você”, conforme mostrada na foto, no dia 18 de Outubro, apenas 3 dias depois do protesto, morreu uma criança, que não teve o nome divulgado, no Hospital Maria de Nazaré. Sobre o qual é dito ser referência em pediatria e maternidade, e segundo a denúncia, a criança havia chegado a unidade de saúde “viva” e teria morrido por falta de médicos pois não havia nenhum médico no hospital no momento da chegada da criança. O incidente teria ocorrido na troca de plantões, onde o plantonista responsável estava atrasado e o anterior teria saído mais cedo. Segundo a unidade de saúde a criança já deu entrada na emergência sem vida.

A página ainda faz uma pergunta interessante: se for verdade que a criança morreu lá, até quando isso vai continuar acontecendo? Verdade ou não uma série de fatos ocorridos nesse dia já demonstram uma série de erros do hospital, como por exemplo: 1º - Um plantonista não sai enquanto o outro não chega, isso é praxe em vários setores e não somente o hospitalar. 2º - Se por acaso fosse de imperiosa necessidade a saída do plantonista anterior, onde estava o diretor médico do hospital? Pois uma de suas atribuições é a de assumir o plantão na falta de plantonista, ou será que ele(a) não sabe disso? 3º - Quem disse que a criança chegou morta? Algum médico? Se é verdade que não tinha médico no hospital, fato que de acordo com a notícia da pagina do facebook não foi negado, então quem teve competência para dizer que a criança estava realmente morta? Pode algum enfermeiro ou técnico de enfermagem ter a competência de declarar a morte de alguma pessoa? Se sim, onde está quem declarou a criança morta, para dar maiores explicações sobre o fato? 4º pode um hospital sem médico atender pacientes em estado grave ou emergencial? Por que essa criança, já que o hospital estava sem médico, não foi encaminhada para o Pólo de Emergência do município?

Muitas perguntas a serem respondidas.
Como você pode ver amigo leitor a saúde de Barra do Piraí nos mostra uma série de situações e nos deixa com uma grande quantidade de dúvidas que não querem calar e que, ao que tudo indica, não são intencionalmente passadas a população. E é por isso que a população não se cansa de perguntar até quando?

Até quando os senhores vereadores com exceção dos vereadores Pedrinho e Pastor Brum, se recusarão a dar explicações ao povo que está batendo a porta da Câmara em protesto?

Até quando o dinheiro desviado da saúde será umz incógnita para a população da cidade?

 Até quando os verdadeiros culpados desse desvio ficarão sem responder a processos por isso?

 Até quando os vereadores vão deixar a oportunidade de abrir uma CPI para investigar esse rombo na saúde, e os tais empréstimos superfaturados na pasta do RH passar?

 Até quando médicos ficarão sem receber salários conforme tem acontecido em Barra do Piraí com uma certa freqüência?

Até quando as pessoas ficarão horas e horas esperando por um atendimento (vendo tv a cabo, se for no pólo de emergência), por causa de super lotação, falta de materiais, falta de leitos ou outro motivos que evidenciam a falta de respeito com o povo?

Até quando a falta de investimentos e políticas públicas realmente eficientes na área da saúde será usada como combustível para promessas falsas serem feitas em cima de palanques, com a intenção de enganar o povo e não serem cumpridas depois as eleições?

Até quando teremos políticos que não se interessam pelos anseios do povo?


Enquanto essas perguntas não forem respondidas o povo não se cansará de externar sua insatisfação, sua mágoa, então os protestos tendem a aumentar ainda mais, na busca de melhorias e motivados sempre por uma pergunta que muito tem agitado Barra do Piraí ultimamente: Até quando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário