quarta-feira, 30 de maio de 2012

SEPE de Barra Mansa realiza panfletagem em Vista Alegre.


O SEPE de Barra Mansa realizou no dia de hoje uma panfletagem em Vista Alegre, conscientizando a população da importância da educação e de como ela tem sido tratada em Barra Mansa. Um luta que merece a atenção de toda a Sociedade Civil.
Faixa colocado no Ponto de ônibus. Ela estava na grade do colégio, mas foi pedido para ser retirada pela direção. Sabe como é, diretor é indicado né? Não pode pensar.

Hoje (30) o SEPE de Barra Mansa realizou em Vista Alegre uma panfletagem de conscientização a população. Também no dia de hoje foi realizado mais uma meia paralisação de meio período na rede municipal de ensino.
Em panfletagem pelo bairro, os profissionais da educação, tiveram a oportunidade de levar até a população a sua reivindicação, assim como deixar a população ciente do estado da educação no município. Muitas pessoas não tinham consciência de que como as coisas estão, e se interaram na medida em que eram explicados os fatos.
Tive a oportunidade de estar junto ao SEPE neste ato por Vista Alegre, e percebi na população algumas coisas que me animaram. Apesar de muitos não terem conhecimento dos absurdos nada educacionais, que vivem os profissionais da educação de Barra Mansa, todos, sem exceção deram atenção a causa e se manifestaram. Sempre com tons críticos, lembravam outros fatos ocorridos no bairro, como a falta de professores no Colégio Municipal Padre Anchieta, e o descaso político com que é tratado Vista Alegre. Não vi ninguém falar bem do poder público e muito menos dos vereadores locais. Alguns mais exaltados proferiam nomes, o que deu para perceber, que a coisa está estreita para a galerinha da boquinha.
Pais, alunos e a população em geral foram informados através de panfletos e de explicações do caos educacional instalado em nossa cidade, e muito, de maneira espontânea, se colocaram a disposição de ampliar o debate sobre a importância de uma mudança no modo em que é tratada a educação do nosso município.
Apesar do prefeito ter enfim recebido o SEPE no dia de ontem(29), nada foi definido. O Prefeito continua decidindo que nada pode ser feito sobre as perdas salariais dos profissionais. O Plano de Cargos e Salários continua emperrado. Desconhece o 1/3 da carga horária do professor para atividades extraclasses, e alega que o caso da eleição para diretores já foi aceita, apesar de ter feito sérias mudanças nas regras da eleição, mudanças essas que transformam a eleição para diretor em algo manipulável pelo governo. Enquanto isso o FUNDEB é utilizado da maneira errada e as incorporações rolam soltas nos gabinetes da Prefeitura. E isso sem falar nas muitas nomeações de cargos comissionados.
É muito bom ver o Sindicato na rua, interagindo com a população, e sendo reconhecida pela mesma. A luta da educação é comum a todos, por isso precisamos unir forças. A Sociedade Civil precisa estar próxima. Parabéns ao SEPE por esta ação.
A educação precisa ser prioridade. Somente através da educação é que podemos fazer as reais mudanças. Precisamos de governos que entendam com clareza essa necessidade. Nó podemos ver pacificamente a educação ser sucateada e os profissionais serem desvalorizados. Precisamos fazer algo, precisamos de mudança

Nenhum comentário:

Postar um comentário