sexta-feira, 4 de maio de 2012

Afiando a Notícia - Prefeitura afirma que problema da falta de professores será resolvida em semanas. E mais sobre a Clínica da Família.


Prefeitura aguarda aprovação de terreno para iniciar a obra.


Barra Mansa
A construção da Policlínica da Família está gerando reclamações no bairro Vista Alegre. O problema está no local para a realização da obra: a praça ao lado do hoje Posto de Saúde da Família. Algumas pessoas fizeram um protesto durante a XVI Festa do Trabalhador, ontem (1º), como foi publicado na edição de hoje (02) do DIÁRIO DO VALE. A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação no dia do protesto, mas não obteve êxito. 
Hoje, o secretário municipal de Saúde, Wilton Néri, informou que a praça é o único local que corresponde às exigências do governo do estado para a realização da obra. E que aguarda a aprovação do terreno para iniciar os trabalhos. 
- A prefeitura entrou apenas com o terreno, pois o projeto é estadual. Precisávamos de uma área plana, sem chances de alagamentos, na região central do bairro, de fácil acesso, que tivesse mais de mil metros quadrados. A praça foi a única área encontrada com custo zero, pois não temos tempo para realizar desapropriações - explicou. 
Técnicos do governo estadual estiveram no local e avaliaram a área, logo depois da Páscoa. 
- Estamos aguardando a aprovação do terreno para que a obra tenha início. O prédio será construído nos moldes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sendo assim em pouco tempo teremos a clínica em funcionamento - falou.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a praça será transferida para onde hoje está o Posto de Saúde da Família. 
Quanto à queixa da falta de professores, principalmente no Colégio Municipal Padre Anchieta, em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que vem preenchendo as vagas na rede municipal de ensino. Quanto à unidade Padre Anchieta, disse que já emitiu um decreto específico para preencher as vagas nessa unidade, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Fonte: Diário do Vale (leia a notícia - clique aqui)




AFIANDO A NOTÍCIA – SAMUEL MARQUES
         Cada dia que se passa, novos problemas vão acontecendo e as emendas ficam ainda pior. A notícia de que a prefeitura ainda espera para a aprovação do terrenos para começar a obra da Clínica da Família, não bate com os gritos dos bajuladores do prefeito, que durante vários momentos na mesma praça anunciavam que obra se iniciaria já no dia seguinte ao fim da festa.
O grande problema é que o prefeito continua não dando atenção aos moradores que pedem que a Clínica seja feita no mesmo local onde hoje se encontra o atua “Postinho”. O Posto de Saúde está totalmente deficiente, e sem uma série de coisas, inclusive médicos, portanto, seria uma voa idéia fazer a clínica no lugar do mesmo. Se construir a Clínica no lugar do Posto, teremos atendido todos os critérios acima mencionados pelo Secretário de Saúde. O que não dá para entender, é o porque da pressa. O Secretário fala que não há tempo, como assim? Já não foi anunciado que a Clínica será construída nos mesmos moldes da UPA, portanto seria algo rápido. Fazendo no lugar no lugar do Postinho, não teria necessidade de desapropriação, pois o terreno já é público. A pressa pode ser explicada, mas não justificada, pelo fato de que querem inaugurar a Clínica no dia de ontem, para poderem se aproveitar das eleições, ou seja, é uma obra eleitoreira. Em outro post do nosso blog (clique aqui), perguntamos, se poderia acontecer com Vista Alegre o mesmo que está acontecendo no bairro 9 de abril, onde a “Policlínica” está sem médicos, material hospitalar e outras coisas. Parece que destruir a praça virou uma obsessão, mesmo existindo outras opções para se construir a Clínica.
O pior na matéria acima é a citação feita pelo Secretário de Educação. Eu me nego a entender que o Secretário afirma no jornal que a situação da falta de professores em Vista Alegre será resolvida nas próximas semanas. Já se passou um bimestre inteiro, temos turma que não teve aula de uma série de matérias. A situação não está boa, e a declaração do Secretário não fui eu que inventei, está no jornal, e por uma nota enviada pela própria Prefeitura. É o que eu disse ontem, estamos na beira do abismo, cabe somente a nós mesmos virarmos este jogo. Educação tem que ser prioridade, e não é isso que estou vendo em Barra Mansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário