sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uma carta de um amigo, de um irmão - Carta de Elison Ribeiro para Samuel Marques.

Samuel Marques, afilhado e amigo de luta:


  A mudança vai acontecer na medida que nós como construtores de consciência política, intelectuais orgânicos, possamos também romper com o cinismo, comodismo, e os interesses próprios. A aversão as ideias que realmente podem transformar socialmente vidas simbolizam o medo de alguns em perder, não apenas uma eleição, mas uma inverdade construída dentro de seu comportamento político. 
            A dominação da elite e de alguns, que fazem esse jogo sem saber como são alienados pelo seu interesses imediatistas (egocêntricos), desacreditam nossa juventude. Imagino que num ciclo vicioso, eleições se realizam para manter indignamente pessoas desonestas, covardes com sua ética e ideologia. A cada dia multiplicam-se políticos que rompem com sua natureza humana para serem mais um no cenário de controvérsias.  
  
Precisamos construirmos juntos um novo ideal político. 

Nosso desafio é democratizar a política social em Barra Mansa e, retirar a anacrônica forma de fazer política. Parece que a cada eleição, se faz um simulado político dentro do modelo da República dos Coronéis (1894-1930), continua ainda a troca de favores. 

            Queremos ir mais além caríssimos e baratíssimos, aglutinar pessoas que não trocam o que acreditam, por miseráveis reais, por um cargo político, uma realização pessoal financeira, alimentando assim a desgraça social de muitos - tornado-os sempre clientes desse jogo. 

             Acho que talvez seja esse "o grande medo" de alguns em Barra Mansa, por  viverem da política oportunista, tornam-se insuficientes na capacidade de pensar a transformação.  Medo de perder seu espaço politiqueiro e ter que aceitar que, o que precisa mudar está muito próximo, si próprio. 

Para alguns que não comungam das mesmas ideias, pode ser uma UTOPIA pensar assim.  Mas acredito que ainda permanecem nas almas o desejo pela mudança, a transformação de todos,  que a coletividade possa ser representada por pessoas coerentes com sua consciência.


Estamos no rumo certo, 

Prof. Elison ribeiro

7 comentários:

  1. Sabe do que eu tenho medo? Vejo que o poder e o dinheiro, principalmente o dinheiro, tem mudado aqueles que tinham ideais belíssimos e humanitários. Aqueles que nunca acreditamos quando nos decepcionam é ruim mas aqueles em que acreditamos, quando fazem o mesmo nos matam a alma! Rezo por vc Samuel, para que não perca sua essência!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí professor, temos que mudar essa postura em nos municípios, meu voto é realizado com minha conciencia. Não vendo e não negocio.

    Lucia Silva - UAB Barra do Piraí

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena acreditar na mudança, mas com os mesmos e sempre na mesma política, não conseguiremos alcançá-la.
    Estar no rumo certo é pensar que seu mundo pode mudar também!

    ResponderExcluir
  4. Elison, o que mais precisamos no momento e de transparência. Nossa política é a mais corrupta no mundo e Barra Mansa contribui para boa parte desse bolo.

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil chegarem lá, pois é difícil tirar do povo a ideia do imediatismo. É isso que o povo busca se ele consegue uma consulta pra si, através de um político qualquer, ele nunca pensa na coletividade. Até porque esse político irá alimentar esse tipo de ritual. Acho, ELison, que é sim uma Utopia. podemos nos aproximas disso. Penso também que é preciso primeiro que o povo se policie de malandros e se politize. E isso vai demorar cara, você vai morrer e não conseguirá nem alcançar os mais próximos.

    Vilma - Vila Nova

    ResponderExcluir
  6. parabéns a vcs pela inteligencia ,audacia e dicernimento,que deus possa abençoar vcs e proteje los dessa cambada de covardes...

    ResponderExcluir
  7. Vamos juntos vencer essa parada!

    ResponderExcluir