sexta-feira, 13 de abril de 2012

Afiando a notícia - Moradores reclamam de atendimento em policlínica de Barra Mansa - Será que é isso que ocorrerá em Vista Alegre?



Moradores reclamam de atendimento em policlínica de Barra Mansa

Foto Camila Machado - Diário do Vale
Barra Mansa
O Dia Mundial da Saúde foi lembrado no sábado (7 de abril), mas os moradores da Região Leste não têm o que comemorar. Segundo eles, a Policlínica Rosa Irene Maia Gonçalves, no Nove de Abril, está causando transtornos. Falta de remédio, mau atendimento e a demora na realização de exames são algumas das reclamações.

- Para marcar um preventivo é um custo. Fazer exame de sangue é ainda pior, pois temos que chegar de madrugada e entrar na fila. O atendimento era para começar às 7h, mas tem início mesmo depois das 8h. O meu marido está com dor no braço e na coluna, consultou com a médica e a ortopedia só foi marcada para fim de maio - disse a diarista Vera Lúcia de Souza.

Segundo os moradores, 30 pessoas é o limite do atendimento de alguns procedimentos.

- Está péssimo. O posto desse tamanho e não suprir as nossas necessidades. Tem dia que a fila chega a virar a esquina de tanta gente. É preciso levar até banco para poder ficar mais confortável - falou a dona de casa Joseane Tobias.

De acordo com a zeladora Maria Aparecida dos Reis, mesmo ficando na fila, às vezes a vaga acaba:

- Temos que voltar outro dia. No exame de sangue são 30 pessoas atendidas por dia, quando coletamos o sangue vamos embora com muita fome, porque já é tarde e ficamos esperando muito tempo.

Conforme os moradores, a situação fica ainda mais complicada quando é preciso realizar exames no Cremeb (Centro de Referência Médica de Barra Mansa).

- O meu coração está grande. Preciso consultar com um especialista, mas o meu prontuário está há dois meses no Cremeb. Também precisei tirar um Raio X, quando fui ao Cremeb disseram que não tinha como fazer o exame, pois os equipamentos estavam quebrados. Se a situação aqui é ruim, lá não é boa - reclamou o morador do Metalúrgico Denilton Rocha dos Santos.

A manicure Maria Aparecida Martins disse que sofreu um aborto ano passado, o médico fez a coleta, mas precisava passar novamente por exames:

- O meu pedido perdeu a validade pela demora na marcação. Vou tentar remarcar, porém, se continuar assim, posso perder de novo o exame. Na policlínica também não tem remédio, quando inaugurou tinha remédio tudo direito, de um tempo para cá a situação ficou complicada e a qualidade do serviço, ruim.
O outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não recebeu qualquer reclamação sobre mau atendimento - por parte dos médicos e atendentes - na policlínica do bairro Nove de Abril. No entanto, afirmou que a reclamação será apurada e, caso seja verdadeira, serão tomadas as devidas providências. Sobre a coleta de sangue, a secretaria disse que às quartas e sextas-feiras são realizadas as coletas, a partir das 8h.

Em relação ao Cremeb, a secretaria falou que existe uma fila de espera para que os exames sejam realizados - conforme agendamento -, mas, quando há alguma urgência, o exame é realizado o mais breve possível.

Quanto às consultas com especialistas, informou que são marcadas após o paciente passar pela consulta com o médico da unidade de saúde, que o encaminha para o especialista.

Nesse caso, também existe uma fila de espera - conforme agendamento. E disse que a grande maioria dos exames com os especialistas é marcada dentro do próprio mês. As únicas especialidades que têm um fila de espera maior, de acordo com a secretaria, são as consultas com oftalmologista e neurologista.

Para dúvidas, reclamações e sugestões específicas da Secretaria Municipal de Saúde, a população pode ligar para o telefone 3322-9192, ramal 208.

Fonte: Diário do Vale - Veja matéria completa ( clique aqui )

AFIANDO A NOTÍCIA – SAMUEL MARQUES
         Será que é isso que vão fazer com Vista Alegre? Como a prefeitura quer montar uma clínica da família com uma série de especialistas, se não consegue manter as que já existem? Essa é a grande indagação da população quando ouve a notícia. A mentira tem perna curta, não sou contra a instalação da Policlínica em Vista Alegre, como alguns tentam espalhar, só quero que os moradores sejam ouvidos. A minha luta é por conscientização. Ora, essa obra da Clínica da Família em Vista Alegre é eleitoreira, pois se tivessem tanta preocupação com a saúde deste município, porque então não reformaram o postinho que há dez anos está caindo aos pedaços no local
A situação em 9 de abril, não é nova, e nem é uma exclusividade de lá. Assim está Barra Mansa, e assim está o Brasil. Mas como para mudar o Brasil, tenho que começar por Barra Mansa, vou falar da cidade onde moro. Mas desta vez vou apresentar soluções. Para começar, precisamos parar de burocratizar a saúde. Exames que demoram demais para acontecer, e com cotas, apenas atrapalham. Na verdade tudo isso acontece, porque os exames precisam demorar, para o vereador ir até a Secretaria de Saúde, e dar um jeitinho, avançando essa pessoa na fila, e conseqüentemente pega seu voto. Para mim está claro uma coisa. A Prefeitura de Barra Mansa não tem como bancar a saúde do município, e inventa algo para se reeleger, que depois ficará como já é normal para cidade, sem médicos, sem exame e sem saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário