No dia 6 de setembro o Colégio Paulo Basílio em Vila Nova – Barra Mansa, realizou a sua comemoração do Dia da Independência. A comemoração ficou por conta da apresentação de uma dramatização, que contou com mais de 150 crianças. A apresentação consistiu em um jogral que declamou o hino nacional, enquanto, em vários blocos, os alunos faziam representações ao som de músicas da MPB. Entre as músicas, estavam, Sal da Terra – Beto Guedes, Que país é este ? – Legião Urbana, Brasil – Cazuza, entre outras.
Os alunos foram divididos em vários grupos que interpretavam seu personagens, sempre com relação a estrofe declamada pelo jogral. Um casal de sem - terras foram os protagonistas e toda a história desenvolvida girou em torno deles. Ainda, alunos e funcionários lotaram a quadra perfilados e de mãos dadas, e declamaram a última parte do hino nacional. Ao final um aluno tocou o hino nacional na guitarra fechando assim a grandiosa apresentação. A turma 602 ainda apresentou um número de dança, abrilhantando ainda mais a festa.
A escolha do modo de comemoração ficou a cargo de vários professores, assim como sua idealização e ensaio, mas sem os alunos nada seria possível. Uma linda apresentação que encheu de orgulho todo corpo docente.
Ao meu entender foi uma maneira muito interessante de comemorar o que praticamente não é comemorável, já que a independência é altamente discutível e passivo de nenhum entendimento. A crítica social foi notada em todos os momentos da representação e a mensagem foi enviada. Os protagonistas serem sem-terras, demonstra a contradição de um país grandioso, e um povo sem chão. As músicas também foram escolhidas a dedo, e com uma mensagem social apurada. Enfim, foi tudo muito bom, e a data devidamente lembrada, sem adorações, ou mensagens ufanistas, mas com um teor crítico espetacular, além de realista.
Pessoalmente, fiquei muito orgulhoso de ser professor destes alunos,e de ter participado deste projeto. O meu orgulho se estende também aos professores comprometidos e interessados, que entendem muito bem que o papel do mestre é muito além da sala de aula. Ao final, ainda tirando as fotos olhei todos perfilados com um olhar diferente, com um pouco de adoração, era o brilho da educação, que na verdade está sempre com os professores, porém, o abandono; o descaso político; o autoritarismo e a arrogância deixa oculto esse sentimento.
Gostaria de agradecer a todos os professores e alunos por essa oportunidade, não vou citar nomes, pois poderia esquecer de alguém causando uma tremenda injustiça. Todos estão de parabéns.
Gostaria de agradecer a todos os professores e alunos por essa oportunidade, não vou citar nomes, pois poderia esquecer de alguém causando uma tremenda injustiça. Todos estão de parabéns.
legallll!!!só ñ gostei da minha fotoo!!!
ResponderExcluirALINE FRANÇA!!!801
Nusss...tah muito show esse blog tah...valeu professor por ñ deixar de se intimidar por ninguém...e ñ esquecer de nós alunos do p.b.o.... éh por isso q eu gosto de vuxê...beijuusss e abraçuuusss....ALEXSANDRA 801...PBO...
ResponderExcluirnuusss...tah muito show o blog professor...parabéns...valeu por sempre lembrar de nós do pbo...nunca se esqueça q nós principalmente da 801 gosta muito de ti...ALEXSANDRA 801...
ResponderExcluirObrigadão Alexsandra. Vamos ter mais novidades no blog nas próxima semanas. Fique junto conosco.
ResponderExcluirNunca esquecerei da 801, amo dar aula para vcs. De verdade. São meus amigos antes de serem meus alunos.
Um abração !!
Meu Deeus , mt leegal ... *-* ameei ... By: Isabela Araújo 801
ResponderExcluir