domingo, 17 de julho de 2011

Vereadores e Olheiros*: Fracasso da política social em Vista Alegre

* Significado de Olheiro:
Empregado que observa os demais subordinados; espécie de capataz. Informador, o que tem como encargo informar o que vê.

http://www.dicio.com.br/olheiro/
 
Já sabemos que ser vereador não é apenas utilizar o título do “homem bonzinho”, aquele cara que faz seu assistencialismo político, para ter visibilidade em sua comunidade. Somos contra esse tipo de atitude porque vemos nela apenas oportunismo de um marketing político e mais nada.

Nossa opinião é que esse trabalho de grande valia comunitária seja prestado por entidades destinadas tal fim. Além disso, gostaríamos de denunciar a limitação de suas ações sufocadas por estes parasitas políticos que não desenvolvem seu verdadeiro papel enquanto vereadores. Muitas entidades não conseguem executar um trabalho melhor, devido esses atos de politicagem, que desfocam a real ideia das mesmas. Usar de um espaço, sério, comprometido com erradicação da miséria e com os trabalhos sociais para fazer política nos bairros, nos enoja, devido ao nosso apreço às políticas públicas vislumbradas por todos.

Na verdade esse não é o dever do candidato em que você votou. O ato de não saber trabalhar com a situação em que se encontra, no caso ser vereador, faz com o papel uniformizado por todos elementos da Câmara Municipal seja acrescido ao seu ofício.

Acredito ainda, que essas entidades filantrópicas estão sendo ocultadas e até perdendo a aceitação com a população no modo geral, por está infectadas de elementos ligados a estes vereadores. Falando em ocultismo, as coisas que fingem ser legais estão sendo desleais com nossa população.

Na minha inocência, não posso acreditar que “muitos olheiros” de vereadores - aqueles caras que ganham para montar rádios comunitárias, afixar faixas em postes, montar barracas de festas, ou agradecer ao prefeito por determinadas obras - possam ser pagos com o salário dos vereadores. De onde saia tanta grana? Uma outra pergunta, você sabe quanto ganha um cara desse?

De onde saí à grana posso até conjecturar, mas o valor do seu “soldo” tenho certeza que é bem maior do que o salário de um professor na rede pública municipal, cuja formação acadêmica e horas de trabalho são fixadas por lei. Além é claro do papel de educador, muito além do ser professor em sala de aula.

Não desmereço o trabalho árduo “dessa espécie”, é uma correria sua vida. Mas também não a vejo como profissão. Sei que o período do contrato é validado por cada eleição (vereador-deputado-prefeito). Sem o reconhecimento da profissão no Ministério do Trabalho e como não há concurso público para a situação, não há outro meio de impressionar e validar seu tempo, a não ser com seu ofício, bajular seu querido vereador.

Como ser um olheiro

Pra você ser um olheiro profissional, seleto, basta seguir estas dicas, mas por favor seja mais discreto, são elas:
- Está em dia com o ofício de vigiar as ruas, vasculhar se existe algum trabalho que pode tirar votos de seu vereador;
- Infiltrar nos trabalhos sociais que causam impacto com os jovens e as famílias em seu bairro;
- Ouvir o que dizem nas rádios ou criar uma “rádio comunitária”;
- Participar de uma associação de moradores e receber cargos dentro de alguma instituição;
- Se o seu vereador for de alguma denominação religiosa deve trilhar os mesmos caminhos e utilizar dos mesmos subterfúgios, fingir que gosta daquilo;

Vai aí a dica

Quem sabe daqui algum tempo você passa deste ofício para o de vereador, a raiz é a mesma?
Em meu bairro, Vista Alegre, apenas um recorte geográfico e político da situação, o assistencialismo arruinou toda tentativa de mudanças, ainda mais se você for um jovem politizado, com intenção de mudar a realidade de muitos outros. Eles estão infiltrados em diversas instituições de nossa cidade e como acontece no Big Brother, para ser líder é preciso jogar, é como os vereadores fazem com a população: jogam-na no buraco. Ou você está no seu grupinho, recebendo algumas vantagens tipo um asfalto melhor na porta de sua casa, se não pode esquecer.

Creio firmemente que podemos acabar com o modelo político ultrapassado, mas lhe aconselho fazer com cautela, pois podem lhe considerar como oportunista e partidário, pois é imagem que transmitem para nós. Vivem para isto, é o exemplo familiar que dão para a comunidade e seus filhos. Tentar mudar a realidade incomoda, veja bem o que disse, VOCÊ VAI INCOMODAR, pode ser chamado de radical ou até utilizarem uma palavra do vocabulário comum autoritário da ditadura militar dos anos 60, poderá ser chamado de subversivo, quer dizer contra o sistema.

Esses “tipos de vereadores” e “olheiros politiqueiros” fazem parte de um modelo negativo existente em nossa política. Não são democráticos, pois anulam sua luta social como legislador da cidade para se tornarem destruidores de projetos que poderiam mudar a vida de nossos jovens.
Mas como “Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia...” diga-se Lulu Santos em sua poesia, apropriada de uma frase do filósofo grego Demóstenes, assim buscamos as mudanças. Nossas famílias precisam entender que mudar um bairro ou uma cidade é preciso antes de tudo mudar o seu modo de fazer política, sobretudo, repudiar esses vícios clientelistas.
 
Elison Ribeiro
Professor de História
Morador do bairro Vista Alegre

11 comentários:

  1. Luiz Fernando - Barão de Aiuruoca18 de julho de 2011 às 09:01

    Professor concordo com vc. Temos que investigar essas coisas como falou política não é investimento é comprometimento com a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria. O blog está muito bom, com matérias interessantes. Parabéns Samuel Marques.

    ResponderExcluir
  3. Lucio Costa, professor de Filosofia UAB24 de julho de 2011 às 11:55

    Até quando teremos esse modelo ultrapassado?
    Elison é muito importante buscarmos uma política diferente, estamos no caminho certo. O verniz da mentira estão sendo destruídos pela verdade.

    Elison, Samuel, todo nosso grupo, estamos juntos nessa luta.

    ResponderExcluir
  4. Julio Resende - Vila Nova1 de agosto de 2011 às 09:07

    Parabéns pela postagem prof. Elison!
    Ainda sabemos muito pouco sobre esses acordos macabros desses politiqueiros. Qualquer lugar que vamos tem este tipo de gente, nem na Igreja da pra ir mais, seja católica ou evangélica, ver esses pilantras oportunistas, nos desconcentra em nossa fé. É demais. Parece praga de planta; dificil de curar....

    ResponderExcluir
  5. Bruno Silva, Boa Sorte3 de agosto de 2011 às 17:37

    Nós precisamos é mudar, e acredito que com novas pessoas na câmara e no executivo a cara dessa cidade mudará tbm.
    Parabéns Samuel pelo grupo que você tem. O Élison é um excelente cara, acertou na escolha.
    Estudei com ele no Marcelo Drable é um camarada inteligente.

    ResponderExcluir
  6. Não acredito no que poderá mudar, ainda não vi nenhum candidato ser honesto depois de eleito.
    Vocês também farão a mesma coisa, embora eu tenha acreditado na juventude.

    Graça.

    ResponderExcluir
  7. Não deixe de acreditar na juventude, nem na coragem de mudar. Temos que estar sempre com este sentimento em mente. A sua desconfiança é normal Graça, até por tudo que passamos no nosso dia dia. Mas por enquanto vc não precisa eleger ninguém. Neste momento precisamos que vc debata conosco, e inicie uma transformação em nossa sociedade. Contamos com vc.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro Samuel vc pelo que me parece quer mostrar para as pessoas que vc é um cara que sabe de tudo e é muito certinho, não te conheço pessoalmente mas nem quero conhecer pois me parece uma pessoa arrogante e desequilibrada, que como professor deve ser de péssima qualidade profissional pois somente vive atacando as pessoas que talves vc tenha inveja,
    pois pelo que me parece professor o sr., quer usar a sala de aula para se promover a candidato a qualquer preço, infelizmente pessoas como o sr. dentro das salas de aula se dizendo professor é que faz a nossa educação se tornar sem qualidade, e mais posso até pensar que o sr. é um professorzinho que precisou de políticos para ser contratado pela prefeitura, e que não teve a capacidade de passar em um concurso público, por causa de sua incompetência.

    ResponderExcluir
  9. Para Sandro vila nova>>>
    Você conhece o homem Samuel Marques???
    Você conhece o Professor Samuel Marques???
    Entao por favor nao tire conclusoes precipitadas,de uma pessoa que vc nunca viu na vida,e pra mim particularmente é uma das pessoas mais inteligentes,comunicativa,que ja conheci...
    Como uma pessoa normal pode falar mal de alguem que simplesmente nao tem medo,de expressar suas humildes,importantes,e sinceras opnioes...Por isso antes de sair falando mal dos outros,vai conhecer elas primeiro...
    Aluna Yasmin Vigoritto

    ResponderExcluir
  10. Caro Sandro Vila Nova:
    Assim como direito de elogiar,temos o direito de criticar.Só que eu não aceito sua critica ao Samuel.Se você não conhece ele,como sai falando assim?!Ou será que você conhece e mudou o nome por medo???
    O Samuel não tem inveja,tem senso de justiça á todos que merecem,coisa que voce não tem.Em sala de aula,na escola Paulo Basílio,se destaca como um dos melhores professores,assim como em qualquer escola,e disso eu tenho certeza.Antes de ser tão arrogante,ignorante Sandro,você deve engolir sua inveja do Samuel.Porquê ele não segue o sistema de ensinar alunos burros e sim competentes,assim como ele.
    Beijos,Aluna Carinna Vieira,801;

    ResponderExcluir
  11. sandro: vila nova
    Vc não conhece o Samuel,então vc não pode sair assim falando o que der na telha,o samuel é um otimo professor que ensina a seus alunos a serem competentes,responsáveis e a expressar suas opiniões sem ter medo de ser punido, ele nos ensina a pensar no nosso futuro para não sermos BURROS nas escolhas da vida!!!ele não precisa de sala de aula pra garantir sua candidatura se le tiver que ganhar ele vai ganhar porque ele é muito competente e tem muita capacidade pra isso,só professores como o Samuel é que torna a educação de excelente qualidade, engula tudo o que vc falou porque com certeza o Samuel é muito mais competente que você!!!
    ALINE FRANÇA,801

    ResponderExcluir