terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é um projeto de Lei?

Foto: Site Oficial Câmara Barra Mansa

Um projeto de lei ou uma proposta de lei é um conjunto de normas que deve submeter-se à tramitação num órgão legislativo com o objetivo de efetivar-se através de uma lei. Os projetos de lei são feitos por membros do próprio órgão legislativo. Já as propostas de lei são feitas pelo poder executivo.

Isso acontece em Barra Mansa? Muito pouco. A maioria das discussões, que realmente acontecem na Câmara de Vereadores, são apenas encaminhamentos. Algumas perguntas são importantes para você, caro leitor, que as faça, e reflita. Além de ser muito importante repassá-las aos seus familiares e amigos.

- Você se lembra em quem votou na última eleição municipal para vereador?
- Se o seu voto foi para alguém que foi eleito, você sabe o que seu candidato faz?
- Mesmo que o seu voto não tenha ido para alguém que está na câmara hoje, você sabe o que fazem lá?
- Você sabe qual é o papel de um vereador?

Uma dica importante, você pode saber sem sair de casa, o que os vereadores de Barra Mansa, estão fazendo. É só acessar http://www.camarabarramansa.com.br/ e clicar sobre a foto de um vereador e descobrir suas proposituras. Assim você pode ter uma idéia clara sobre o que está sendo discutido na Câmara de Vereadores de Barra Mansa.

Acessando, vocês verão na ordem do dia, ou seja, o que é discutido no dia das sessões. Assim, perceberão que o mais ocorre, são somente encaminhamentos.

A partir da próxima semana, o blog estará comentando algumas proposituras e expondo alguns fatos, dando um pouco de luz a algumas coisas meio obscuras.

Até segunda.

5 comentários:

  1. Muito interessante, eu não sabia q podia ver o que meu vereador faz... alis o que não faz. Mas pelo menos isso vai ajudar na hora de votar novamente

    ResponderExcluir
  2. Sérgio - 9 de abril.24 de junho de 2011 às 19:49

    Acabei de acessar o site da câmara, e vi a vergonha que são os encaminhamentos. Será que eles não sabem que não é esse o papel do vereador ?

    ResponderExcluir
  3. É uma bagunça a cidade em que agente vive. Essa câmara é horrível, são fracos e deficientes de tudo. Me dá pena dos vereadores do PT.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, eu não sei quais os projetos de leis dos vereadores a não ser aquele da coleta seletiva 1 vez por semana em Vista Alegre que o senhor levou na sala. Eu posso morar em Vila Nova, mas tenho vários tios(as) e primos(as) em Vista Alegre.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Ricardo, sobre a coleta seletiva, andei apurando que se trata da coleta de lixo selecionado, o problema é que Vista Alegre precisa ter a seleção deste liso, algo esse que não ocorre, e que transforma a passagem do caminhão sem sentido. Aqui se criam leis sem análise das causas e sem entendimento.

    Obrigado pela participação e continue comentando sempre.

    ResponderExcluir