segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CIDADES: BARRA DO PIRAÍ - FICHA SUJA ZÉ LUIS GANHA CARGO NO ESTADO.

Ficha Suja Zé Luís, ganha cargo no Estado e imprensa Barrense ainda chama isso de benção do Pezão para Barra do Piraí. Será Mesmo?

Antônio Sérgio -
Barra do Piraí
Tem acontecido em Barra do Piraí uma situação que tem gerado dúvidas da população e eleitores em geral, por causa de uma notícia que foi veiculada na última edição de um semanário barrense chamado “A Voz do Povo”, a respeito de um político cassado pela lei da ficha limpa, que está ocupando um cargo de assessor do vice-governador Luis Pezão.

O político em questão é José Luis Anchite, que nas últimas eleições se destacou como uma grande liderança política regional, semelhantemente a que é exercida por Lula no âmbito federal, assunto ao qual eu tratei no meu artigo anterior. A presença de Anchite foi considerada fundamental para a eleição de Jorge Babo, que mesmo nunca tenha exercido cargo eletivo, foi vencedor das últimas eleições para a prefeitura municipal de Barra do Piraí, debaixo da forte influência que Anchite tem exercido junto ao eleitorado barrense, sendo chamado por alguns de “eterno prefeito”, “paizão”, entre outros apelidos que a classe política  dominante tem usado para alicerçar ainda mais a imagem de grande benfeitor barrense, tornando-o uma liderança  imbatível que tanto poderá ajudar seus aliados políticos.

Mas existe um problema crucial nisso tudo: o Sr. Anchite foi cassado pelo TRE, no ano passado por abuso do poder econômico e dos meios de comunicação, conforme mostra esse trecho da lei extraído do site http://www.fichalimpa.org.br: Praticantes de abuso de poder político, econômico ou dos meios de comunicação      Aqueles que receberam condenação por um Tribunal Regional Eleitoral ou pelo TSE, desde que a decisão não tenha sido modificada posteriormente.8 (oito) anos a contar da eleição em que ocorreu o fato. Sendo assim conforme denunciou o jornal, José Anchite está impedido de exercer cargo político ou qualquer outro cargo de confiança em governo algum, pois segundo a Lei Estadual, alterada pela Emenda 50/11, “ Art. 1°. Fica incluído o inciso XXIX ao artigo 77 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, com a seguinte redação: XXIX- é vedada a nomeação de pessoas que se enquadram nas condições de inelegibilidade nos termos da legislação federal, para todos os cargos de livre provimento dos poderes Executivo”. Além  de ter sido cassado na ação que cassou também Maercio de Almeida(PMDB) e Dr. Junior (PV), Anchite também teve  suas contas de 2010 rejeitadas junto ao TCE/RJ e posterior parecer dos vereadores, no ano passado, acatando as irregularidades apontadas pelo órgão, sendo assim comenta-se na cidade que Anchite é cassado duas vezes o que é um numero bem problemático considerando que Barra do Piraí é um pequeno município, e imagina o “estrago” que faria um político assim no governo do Estado do Rio de Janeiro por exemplo.

Entretanto outro semanário barrense intitulado “O Barrense”, apesar de também ter feito menção aos problemas que o político tem enfrentado na justiça, foi mais generoso com Anchite em relação a notícia de sua nomeação a assessor, com os dizeres : “Sua bênção, Pezão”, demonstrando bastante alegria e contentamento, de ver Anchite galgando mais esse degrau. Será que essa alegria se deve ao fato desse jornal pertencer a família do vice prefeito cassado Dr. Junior, que teve sua campanha cassada pela justiça eleitoral devido ao abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, sendo esse mesmo veículo sendo largamente usado para a promoção política do grupo preferido da elite barrense? Eis a questão...

Porém, o mais alarmante na reportagem do jornal O Barrense foram as explicações dadas pelo vice-governador Pezão para a nomeação de Zé Luis Anchite, leiamos um trecho da reportagem: “Segundo o vice-governador Pezão, a nomeação de Zé Luis Anchite se deu porque ele teria feito um “belo trabalho” à frente da prefeitura de Barra do Piraí e vai colaborar com o direcionamento de investimentos que o Governo do Estado pretende dirigir a região. Anchite foi um ótimo administrador e é um nome importante para nos ajudar...

Um belo trabalho? Quer dizer então que o nosso vice-governador considera um ótimo trabalho um administrador do executivo municipal ter suas contas cassadas pelo TCE/RJ? É dessa forma que o Sr. Pezão considera ser o trabalho de um bom administrador, como ele mesmo disse ser o José Anchite? É dessa ajuda que o vice-governador está precisando? Não tem ninguém mais competente (ou honesto) para ajudar o nosso vice-governador, ou será que é dos cassados políticos com contas rejeitadas pelo tribunal de contas (TCE) que ele gosta e considera crucial para seus planos políticos? É com esse critério que Pezão julga ser competente para ser o governador do nosso estado? É com esse critério e padrão de bom administrador que ele julga ser merecedor de nossos votos? Pra que ele quer ser Governador, pra ser cassado como seu assessor que ele considera ter sido um ótimo administrador? Confesso que até me deu arrepios ver o vice-governador Pezão chamar a administração de um político cassado e com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) de “belo trabalho”, será esse o belo trabalho que Pezão pretende fazer caso seja eleito Governador do Rio de janeiro, tomara que não..


A verdade é que Zé Luis Anchite é hoje o maior cabo eleitoral da cidade e um dos maiores da região, já que Barra do Piraí é uma cidade que tem influência em pequenas cidades da região, como Vassouras, Valença, Piraí, Pinheiral e Mendes por exemplo, parte importante do interior sul do estado, reduto de Pezão. Segundo o jornal O Barrense, Anchite teve quase 80% de aprovação ao final de seu mandato e ele chega até mesmo ser mais influente que Lula, Dilma e Cabral juntos. É, parece que mesmo com tantos problemas em sua administração 80% dos eleitores de Barra do Piraí ainda não se dão conta da importância de uma boa administração que zele pelo bom uso do dinheiro público, com contas dignas de aprovação e honestidade e que zele pela justiça em seus procedimentos políticos e que essas características são tão importante quanto obras de asfalto e água encanada e embezamento de praças, coisas essas que são o mínimo esperado de um político que foi eleito para isso, para que cumpra a sua função, e enquanto o povo ficar alheio às competências e deveres dos políticos e se alegrando com migalhas, veremos o surgimento e proliferação de líderes com essas administrações temerárias, com contas rejeitadas, suspeita de enriquecimentos ilícitos (como o suspeitíssimo e contestado enriquecimento de Cabral, por exemplo), casos de cassação pela justiça e inclusão de nomes na lei da ficha suja, e que mesmo assim gozará de prestígio junto a um povo que além de analfabeto funcional parece ser também analfabeto político, que cai nos enganos daqueles que se colocam como salvadores da pátria, grandes benfeitores amigos do povo, quando na verdade não estão fazendo o mínimo necessário que a competência da função lhes exige, e não percebe que por trás do tão esperado asfalto ou água encanada podem estar escondidos milhões de reais desviados dos cofres públicos nos incansáveis casos de corrupção que tanto assolam o nosso país e nossas cidades, ou seja esses grandes líderes além de enriquecerem alimentados pelo engano do inocente e passivo povo ainda se perpetuam no poder desfrutando da falsa imagens de amantes da cidade, do estado ou país e mais mentirosamente ainda se dizem amigos do povo, quando na verdade são amantes de si mesmos, do poder e do dinheiro sujo que esse poder lhes traz. Se o gigante realmente acordou então quando será que nós pequenos cidadãos iremos acordar também?

8 comentários:

  1. Caro Antonio Sergio, a "ficha suja" é para que você se torne inelegível para se candidatar a cargos políticos, tais como: de vereador a presidente. Quando você é nomeado assessor você não está participando de pleito e sim sendo indicado a um cargo que todo político tem direito de colocar quem ele quiser

    ResponderExcluir
  2. INFELIZMENTE EM BARRA DO PIRAÍ, TUDO ACONTECE, URNAS SÃO FRALDADAS E NINGUÉM FAZ NADA, POLÍTICO CASSADO, APOIA CANDIDATO COPA DO MUNDO, E NÃO TEM MAIS JEITO, SOMENTE SODOMA E GOMORRA QUE TALVEZ AJUDE BARRA DO PIRAÍ, ANOS E ANOS PASSAM, E A POLÍTICA É A MESMA, SOMENTE EM MÃOS DE CANALHAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) amigo(a) Anônimo, pode parecer lento e talvez até tenha sido mesmo, mas as coisas estão mudando, um número cada vez mais crescente de pessoas estão se conscientizando e fiscalizando mais e cobrando mais os políticos, e pelo que posso ver no seu comentário indignado você também é faz parte desse número crescente de pessoas e juntos vamos mudar Barra do Piraí

      Excluir
  3. Caro Roni. A sua explicação é interessante e óbvia. Mas apesar da nomeação ser legal, ela é imoral. Na Consocial debatemos isso amplamente, sobre a necessidade de se transformar em lei, que esse "Fichas Sujas", não possam tomar posse em cargo algum.

    Agora, quem nomeia para um cargo importante uma pessoa que é condenado, e vira "Ficha Suja", deve achar certo ele ser assim. Então vale menos que ele.

    ResponderExcluir
  4. CARACA O JÉ LUIS JOGADOR ANCHITE SER COMPARADO AO LULA! É ESTE O NÍVEL DE COMPARAÇÃO QUE UM CIDADÃO BARRENSE CONSEGUE DIRECIONAR AS AÇÕES DO EX PREFEITO? AGORA SEI PORQUE O MUNICÍPIO NÃO SAI DAS MÃOS DO GRUPO ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. HISTÓRIA DE LIDER PÚBLICO DO LULA NOS MOSTRA QUE PRA UM HOMEM PÚBLICO CHEGAR AOS PÉS DO LULA EM BARRA DO PIRAÍ E NO MUNDO TEM DE COMER MUITO ARROZ E FEIJÃO. RSRSRSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) amigo(a) Anônimo, quem fez essa comparação e constatação não fui eu mas sim o jornal O Barrense, talvez eu não tenha deixado isso claro no blog. Acredito que a intenção do jornal não seja a de comparação com a biografia do Lula mas sim com o poder de persuasão de Zé Luis junto ao povo barrense devido ao seu grande prestígio e foi isso que foi mencionado na matéria. Caso você queira ler a página do jornal onde está escrito essa comparação é só entrar em contato comigo que a escanearei e te enviarei ok? Obrigado por ler o blog e um grande abraço

      Excluir
  5. sao nessas horas que me envergonho de ser filha de Barra do Piraí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) amigo(a) Anônimo, pode parecer lento e talvez até esteja sendo mesmo, mas as coisas estão mudando, um número cada vez mais crescente de pessoas estão se conscientizando e fiscalizando mais e cobrando mais os políticos, e pelo que posso ver no seu comentário indignado você também faz parte desse número crescente de pessoas e juntos vamos mudar Barra do Piraí

      Excluir