quarta-feira, 24 de abril de 2013

BARRA MANSA: O ÔNIBUS DO POLÍTICO E A MORTE DO POVO.


A tragédia que matou uma senhora atropelada em Barra Mansa por um ônibus, é o retrato de uma cidade, que teve roubado seus cofres e sua esperança. A São João Batista e muitos vereadores reeleitos em Barra Mansa, fazem a proteção desta empresa, assim como de outras, sempre em troca de financiamentos de campanha e favores eleitoreiros. Leia e entenda porque as concessões das empresas de ônibus em Barra Mansa são de mais de 15 anos, e porque vereadores não costumavam fiscalizar. Em Vista Alegre, local do atropelamento, tem vereador reeleito que defendeu a empresa e seus péssimos serviços.


Mulher morre ao ser atropelada por ônibus em Vista Alegre - Barra Mansa
No dia de ontem, Barra Mansa, que já anda sendo assolada pelos percalços da incompetência administrativa que a cidade vinha sofrendo nos últimos anos, viu mais capítulo da sua sofrida novela. Por volta das 19:30 de ontem (22/04), em Vista Alegre, um ônibus da já famosa empresa São João Batista, atropelou e matou uma senhora. Causa? O ônibus simplesmente perdeu o volante, e assim desgovernado, atropelou a dona de casa Odineia Mariano Vasconcelos, de 54 anos. O ônibus, que fazia a linha Volta Redonda X Vista Alegre, e era conduzida por Rodrigo da Silva. Uma tragédia anunciada, se tratando de uma empresa que está sempre aprontando, com casos de alta velocidades, acidentes, e por tudo mais que se possa imaginar. Mas porém existem muitas indagações neste caso, que para mim, não se trata de apenas uma fatalidade, mas de uma conseqüência da falta de ações, de quem tem que agir.

A morte desta senhora é o retrato de uma série de ações que um dia cobram seu preço, mas o problema, é que as vezes não se cobra a pessoa certa. Sem entrar em muitos detalhes, e sendo rápido gostaria de refletir sobra alguns fatos. Durante os últimos anos as empresas de ônibus de Barra Mansa tem sido protegidas pelo poder público. Por exemplo, elas ganham a concessão de 15 anos. E se eu tiver errado, por favor, quem souber, me corrija, a votação que deu essa concessão foi 12 a 0, na Câmara de Vereadores. Isso tudo com todo o aval da prefeitura, que deu a autorização para esses serviços. Passei o dia inteiro conversando com pessoas, algumas ligadas as empresas de ônibus e outras nem tanto. Existe tanta coisa, que apesar de não existir uma prova assinada, sabemos que é verdade. Coisas que se encaixam, obras que sabemos que só aconteceram porque houveram acordos entre a antiga prefeitura e as empresas de ônibus. Sabemos de pessoas que enriqueceram com negociatas, com relação a multas que as empresas de ônibus recebiam. Isso acontece, por mais que sejamos acostumados a isso tudo, mas isso não é normal, não podemos aceitar tal costume.

Sobre Vista Alegre, sei como é, os vereadores que estavam desde a legislatura passada, são grande amigos dos empresários certos, principalmente para suas campanhas. Acham que é exagero? Então procurem saber quantos amigos desses mesmos vereadores trabalham na São João Batista. Verifiquem suas memórias e lembrem-se de colégios de direções apadrinhadas por esses vereadores e seus muitos ônibus para passeios escolares. Como não lembrar das inaugurações de Zé Renato no último ano de eleição, onde seus comissionados e Associações de Moradores da base do governo, iam de ônibus cedidos por essas empresas. Na inauguração do CTR tinha mais ônibus cedido pelas empresas que prestam serviço a cidade, do que nas ruas de Barra Mansa.

Sobre a São João Batista, as reclamações nunca foram poucas. Eu tinha um programa e uma Rádio Comunitária, chamado Sua Voz, onde levávamos as reclamações da população para o conhecimento de todos, e cobrávamos do poder público uma atuação correta. E chovia ligações reclamando da São João Batista. Sempre andei de ônibus, e via o desespero que era andar nos ônibus desta empresa. Os horários não batiam, assim como a velocidade, que não era condizente com os limites propostos. Na Rua São Pedro, local do acidente do dia 22 de abril, os buracos sempre foram muitos, o bairro nunca foi muito contemplado por Zé Renato, e os vereadores da época, nunca tiveram muito prestígio, e por isso mesmo, os buracos se ploriferavam. Mas isso não impedia a alta velocidade dos ônibus que por ali passavam. Todos os dias tínhamos notícias de acidentes e ônibus quebrados, e por parte da prefeitura nada. Zé Renato e seu pessoal, sempre tiveram um certo manejo com o tratar dessas empresas. O que espanto é como eles conseguiram uma concessão de tantos anos, e mesmo assim, através de um serviço de péssima qualidade, como essa concessão nunca foi cassada?

Ônibus sem volante atinge mulher na calçada.
A São João Batista não era por parte da Câmara, se quer incomodada, porque será? Porque bancam políticos, com grandes investimentos, e dinheiro para campanha. Dinheiro esse que entra na campanha lavado, e que é usado na compra de votos. Ônibus emprestados em troca de voto, para enterros e jogos de futebol. Eles investem nestes políticos para realmente não serem incomodados. E quando a fiscalização acontece por parte da prefeitura, esses mesmos vereadores vão até a prefeitura e gritam, pedindo para essa ação cesse. Isso aconteceu aos montes na última legislatura, e qual foi o preço pago? Ônibus em péssimas condições que colocavam em risco seus passageiros e transeuntes nas ruas. Portas que não fechavam e horários com lotações acima da capacidade. Os ônibus amarelos da São João batista sempre passam com mais freqüência do que os azuis, pois os amarelos são intermunicipais, com tarifas mais caras, obrigando assim a população a pegar os ônibus de maior custo, mesmo trafegando dentro do município. Tudo isso aconteceu porque deixaram, e a impunidade cobra seu preço.


E agora? Quem são os culpados. Já vi de tudo na internet, até mesmo pessoas culpando a atual administração. Falta de informação, que atende aos interesses de alguém. Os culpados somos nós, que aceitamos tudo isso calados. Infelizmente nada vai fazer essa moça voltar a ter sua vida, mas fica aqui uma desgraça indignação, muitos tem esse sangue nas mãos. O governo passado que sempre olhou para os buracos de Vista Alegre com desprezo, e que limpou o cofre municipal, não deixando esperança de recuperação para os próximos meses, portanto sem muita esperança de resolução para esses e muitos outros buracos espalhados por esta cidade. Os vereadores de Vista Alegre da legislatura de 2008 a 2012, que se acovardaram diante de suas obrigações e se amasiaram com os interesses próprios, e deixaram de fiscalizar essa empresa, mentindo inclusive, dizendo e vociferando que estávamos vivendo em um paraíso. Dois vereadores de meia pataca, que só serviram para si mesmos, seus amiguinhos de cabresto e seus deputados sugadores de votos. E por últimos, nós somos culpados, pois somos uma tragédia em administrar o nosso voto, e portanto o nosso futuro.

Só me resta fitar o futuro com esperança e prestar meus sentimentos para com a família da vítima. Me resta também procurar mudanças, e vejo em algumas pessoas. O Vereador Pissula, que tem feito um belo trabalho, em seu início de vereança, já anunciou que vai recolher provas e procurar resolver o caso da São João Batista em Barra Mansa, e confio que esta promessa será cumprida. Em conversa com o Secretário de Ordem Pública Ébison Diettrich, ouvi a afirmação que esperava, que ser´aumentada a  fiscalização sobre a empresa. De um amigo, Presidente de uma Associação de Moradores, a lembrança de que algo parecido também acontece com a Viação Auto Comercial, e que ele estará de olho. Só nos resta levar a nossas vidas para frente enquanto ainda nos resta vida.

4 comentários:

  1. Concordo com tudo, alguém precisa dar um jeito nessa empresa, que até hoje vem desrespeitanto e fazendo o que bem entende na cidade, os empresários devem achar que são donos da cidade, tive muito contato com pessoas de dentro dessa empresa, e pra falar verdade já era pra ter fechado há muitos anos, o pior de tudo é que as autoridades só tomam alguma decisão quando acontece alguma tragédia dessas.
    Autoridades por favor, se coloquem no lugar da familia dessa senhora, e se fosse mãe de vcs? O que fariam? Infelizmente essa é a cidade em que vivemos...

    ResponderExcluir
  2. Samuel,
    Como você sabe, aqui no meu bairro fazemos o uso da Viação São João Batista e cá entre nós, nunca estamos satisfeitos com os serviços prestados pela mesma, a última pendência dessa briga tem sido os horarios de ônibus, que não são fixos e que sempre deixam a gente na mão..
    Até ler seu post eu não sabia do acontecido lá na Vista Alegre,meus dias tem sido muito corridos! Fiquei de bobeira, principalmente por saber que apesar de uma vida ter sido perdida, tudo acabará em pizza.

    Essa concessão é antiga, e cheguei a pensar que quando a então Prefeita Inês Pandeló assumisse a prefeitura,isso seria resolvido.Doce ilusão. Ficou tudo na mesma! Ela apenas endossou a permanência dessa empresa operando nas linhas de ônibus da nossa cidade.
    Não mantenho esperanças...acho que tudo mais uma vez acabará em pizza!

    Ótimo post caríssimo, um abraço, Cris

    ResponderExcluir
  3. No dia 02 de dezembro a passagem do Ônibus da são João Batista aumento , mais eles foram mais longe , na tarde do dia 02 de dezembro eles fizeram um reunião e estão dizendo que crianças de colos são obrigado á passar na roleta do ônibus , gestantes também agora é obrigada a passar pela roleta , agora quero saber \', Tem muitos motorista que não esperada os passageiros com crianças de colos e gestantes sentarem , eles dirigem igual uns loucos \', não param no ponto quando você dá sinal ; porque os motorista quando não estão pendurados no celulares estão conversando com outros motoristas e cobradores ; Hoje dia 6 de Dezembro entrei no ônibus pela porta de traz com a minha filha mais nova e minha mãe pela frente com o meu outro filho e o motorista não esperou eu passar na roleta e sentar , ele logo saiu disparado com o transporte \', a minha mãe não consegue passar na roleta com o meu filho \', agora me diz se eu tivesse caído no ônibus com a minha filha ou até mesmo a minha mãe que já é idosa e é obrigada passar pela a roleta com o meu filho ;
    Os ônibus da empresa são joão batista estão com bancos soltos , motoristas antigos e novatos que não tem experiência em dirigir ônibus e não olhando se tem passageiros na escada e fecham a porta do transporte ( eu mesma fiquei com o braço e a bolsa presa porque o motorista não olha pra vê sem tem gente ma escada ) Uma empresa dessa só esse ano matou não sei quanta gente , vai continuar matando mais por aê? O contrato dela está vencendo ; e todos cidadãos que precisa do transporte querem saber vão tirar ela e vai colocar uma empresa de ônibus que não seja tão ruim quando a São João Batista \'; todo ano falam que vã tirar a empresa São João Batista e não tirar , isso já ta uma vergonha e ta um absurdo gestantes e pessoas com crianças de colos passa na roleta

    ResponderExcluir
  4. No dia 02 de dezembro a passagem do Ônibus da são João Batista aumento , mais eles foram mais longe , na tarde do dia 02 de dezembro eles fizeram um reunião e estão dizendo que crianças de colos são obrigado á passar na roleta do ônibus , gestantes também agora é obrigada a passar pela roleta , agora quero saber \', Tem muitos motorista que não esperada os passageiros com crianças de colos e gestantes sentarem , eles dirigem igual uns loucos \', não param no ponto quando você dá sinal ; porque os motorista quando não estão pendurados no celulares estão conversando com outros motoristas e cobradores ; Hoje dia 6 de Dezembro entrei no ônibus pela porta de traz com a minha filha mais nova e minha mãe pela frente com o meu outro filho e o motorista não esperou eu passar na roleta e sentar , ele logo saiu disparado com o transporte \', a minha mãe não consegue passar na roleta com o meu filho \', agora me diz se eu tivesse caído no ônibus com a minha filha ou até mesmo a minha mãe que já é idosa e é obrigada passar pela a roleta com o meu filho ;
    Os ônibus da empresa são joão batista estão com bancos soltos , motoristas antigos e novatos que não tem experiência em dirigir ônibus e não olhando se tem passageiros na escada e fecham a porta do transporte ( eu mesma fiquei com o braço e a bolsa presa porque o motorista não olha pra vê sem tem gente ma escada ) Uma empresa dessa só esse ano matou não sei quanta gente , vai continuar matando mais por aê? O contrato dela está vencendo ; e todos cidadãos que precisa do transporte querem saber vão tirar ela e vai colocar uma empresa de ônibus que não seja tão ruim quando a São João Batista \'; todo ano falam que vã tirar a empresa São João Batista e não tirar , isso já ta uma vergonha e ta um absurdo gestantes e pessoas com crianças de colos passa na roleta

    ResponderExcluir