segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor - Um dia onde se pode aprender algo.

O Dia dos Professores pode nos ensinar muita coisa, até mesmo, que é hora de nos ligarmos, e fazermos algo para mudar a nossa realidade.

 Não existe um dia mais importante do que o de hoje. Muitos não entendem, e alguns fingem não entender, mas o DIA DO PROFESSOR, é mais do que uma data de comemoração. O que existe para se comemorar é o fato de que ainda existem muitos professores que trabalham com muito amor, e não deixam a EDUCAÇÃO se acabar de vez. Esses profissionais, dão suas vidas em troca do sonho de libertação, muito condizente com o legado educacional. Para essas pessoas quero aqui deixar meu agradecimento, e minhas admirações.
Mas por outro lado gosto de aproveitar esses momentos para refletir. A reflexão deve acontecer pelo fato de que somos importantes, então, porque não nos importamos? Somos desvalorizados e jogados para escanteio quando o assunto é política pública. Salários defasados, escolas sem estruturas e falta de esperança de um futuro melhor para a EDUCAÇÃO. São problemas que nos assolam, mas que podem ser explicados por nós mesmos. Não temos união em quase nada, e não conseguimos vitórias, como melhores salários, eleições para diretores, entre outras conquistas necessárias para uma EDUCAÇÃO  melhor. Isso pode explicar o que somos.
Mas somos mais do que professores, somos a mola mestre deste país, que está sedento por EDUCAÇÃO, e que precisa de seus mestres para fazer deste país um lugar mais justo e igual. Falei muito de “mudança” neste últimos dias, e gosto sempre de lembrar que não poderá existir mudança social alguma, sem a EDUCAÇÃO. Por isso podemos entender a nossa importância.
Quero agradecer o convívio que tenho com esses colegas, que me ensinam dia a dia a importância de persistimos. Um agradecimento especial para aqueles que foram meus professores, e hoje são meus colegas. Um abraço especial a todos aqueles que acreditam e vivem o processo de uma EDUCAÇÃO transformadora.
Que este dia tão importante possa simbolizar uma nova visão do nosso papel como educadores e libertadores. PARABÉNS aos professores, e que nos lembremos, e façamos lembrar que não existe futuro sem o nosso presente.


Samuel Marques



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fotos da nossa campanha - Parte II - VAMOS JUNTOS MUDAR BARRA MANSA. VOTE 27.320 !!!!


A nossa segunda parte de fotos da nossa campanha. Política se faz assim, com pé no chão e assumindo compromisso com as comunidade. A mudança de postura é que vai MUDAR BARRA MANSA.

Nós fazemos campanha assim, com verdade e coragem. Comprometemos-nos, com um por um, é assim que fazemos, pensando no coletivo. Nas fotos abaixo veremos um bairro, Vila dos Remédios. Não há esgoto canalizado na maioria da comunidade. E depois dizem que a cidade não pode parar. Outros bairros estão nas fotos, como o Nove de Abril, São Francisco de Assis e a Feira de Vila Nova.
Vamos as fotos:

Campanha na Vila dos Remédios


Campanha na Vila dos Remédios

Caminhada pela comunidade - Vila dos Remédios precisa de atenção.

Campanha na Vila dos Remédios

Campanha no Nove de Abril

Campanha no Nove de Abril

Caminhada pelo São Francisco

Caminhada pelo São Francisco - Muito carinho e uma calorosa recepção.

Caminhada pelo São Francisco

Bairro de São Francisco de Assis

Vamos mudar Barra Mansa

Campanha na Feira de Vila Nova.

Caminhada pelo São Francisco - Laurinha, uma grande amiga.

Caminhada na Feira de Vila Nova - Compromisso firmado com os feirantes de dar valor a feira, retornando a sua importância.

Caminhada na Feira de Vila Nova


Fotos da nossa campanha. VAMOS JUNTOS MUDAR BARRA MANSA. VOTE 27.320 !!!!


A memória é feita de registros, e nossa campanha também tem suas histórias. Registramos em fotos e vídeos, que estão espalhados nas redes sociais. Vamos ao primeiro post.

Vamos começar então a postar nossas fotos de campanha. Faremos assim, dividiremos em vários posts, onde colocaremos as fotos e as legendas. Muitos lugares foram visitados, a grande maioria registrado em forma de fotos, outros até vídeos foram feitos, e devidamente divulgados nas redes sociais.
Vale dizer que nossa campanha se baseia no fato de estar ao lado da população, ir ao encontro das pessoas. Por isso fizemos questão de andar pela cidade apresentando nossas propostas. Acreditamos que política se faz com propostas e debate. Não temos uma campanha milionária, muito pelo contrário. Não temos muitas pessoas trabalhando conosco, e nem adesivo em carros em troca de gasolina. Porém temos a disposição e a coragem de fazer o que é certo para clocarmos Barra Mansa no caminha da mudança.
Então vamos ao início de nosso álbum:

Nossa carreata - Sucesso e sem precisar pagar ninguém para participar e nem colocar gasolina.


Olha a galera da Carreata aí.


Campanha em Amparo  - Falta exames e a espera por uma consulta pode chegar a seis meses.


Campanha em Amparo


Campanha em Amparo

Campanha no Ano Bom - Comércio quer mudanças.

Campanha no Ano Bom

Campanha no Ano Bom

Campanha no Ano Bom

Campanha no Ano Bom

Campanha no Ano Bom


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fotos de campanha



Estarei a partir de agora colocando nossas fotos de campanha nos vários bairros da cidade. É só acompanhar e perceber pelas próprias fotos que a campanha está na rua, porta por porta, eleitor por eleitor e se comprometendo de realmente MUDAR BARRA MANSA.
Também estarei postando novamente os vídeos de nossa campanha. Alguns inéditos e outros já publicados anteriormente.
Nos acompanhe e VAMOS JUNTOS MUDAR BARRA MANSA. VOTE 27.320 !!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Feliz Aniversário Barra Mansa


A cidade de Barra Mansa comemora hoje 180 anos, e a data de hoje, merece mais uma reflexão do que comemoração.

Ponte dos Arcos - Barra Mansa

Em meio a uma eleição que com certeza mudará a história da cidade, Barra Mansa completa 180 anos. Não a dúvida, porém de sua força e importância histórica, mas também é inegável que essa mesma força vem diminuindo drasticamente a cada dia. Barra Mansa é muito mais, ou pelo menos deveria ser, do que uma cidade do interior do Rio. Ela pode ser um pólo cultural, educacional, e porque não, comercial. Mas para isso acontecer as coisas tem que mudar.
Em 180 anos Barra Mansa não passou por pouca coisa, aprendeu a se reinventar, mas continua presa a um sistema de subserviência, indicada pela sua elite local. Elite essa que além de não dar nenhum passo ao desenvolvimento, se agarra ao poder, com o mesmo dom da cidade de se reinventar. Um exemplo disso é o número grandioso de pessoas candidatas nesta cidade que usam o sobrenome como justificativa para sua disputa ao pleito.
Não quero me alongar, até porque um PARABÉNS é uma coisa simples, mas o que vale ressaltar neste aniversário é a importância do seu povo. Em Barra Mansa existe um povo trabalhador, guerreiro e acolhedor. As mudanças devem existir para beneficiar estas pessoas e suas histórias.
Existe muito o que fazer, para podermos dar um Feliz Aniversário com propriedade a nossa cidade. No dia 07 de outubro, podemos dar um presente a altura do nosso município, extirpando do poder essa corja que se encontra hoje nesta prefeitura e nesta câmara com a moral falida. Ainda há o que comemorar, mas é melhor fazermos algo para que a nossa cidade mude seus rumos, porque poderá não sobrar nada a se parabenizar.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Samuel Marques assina compromisso com a Cultura de Barra Mansa


A noite de sexta passada (28/09) foi especial, porque pude me comprometer com nossa cidade mais uma vez, e agora na área cultural. Leia e entenda o papel de nossa campanha e da nossa futura legislatura na cultura de Barra Mansa.

Foto do momento da assinatura do documento


Na noite do dia 28 de Setembro, tive a oportunidade de assumir mais um compromisso. No evento “Passado – Presente – Futuro – Cultura em Barra Mansa”, que foi realizado no PAC, Ponto de Ação Cultural. Nesta oportunidade conseguimos não só falar sobre as nossas propostas, como também assinar um compromisso com a cultura de Barra Mansa. A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, presidida pela deputada Jandira Feghali, elaborou uma carta-compromisso contendo princípios e metas para as políticas públicas da área, com o objetivo de subsidiar a plataforma dos candidatos às eleições deste ano. As propostas e diretrizes devem servir ao debate entre candidatos e movimentos sociais.Foi este documento qe assinei, me comprometendo entre outras coisas com:
·         Implementar o Sistema Nacional de Cultura, na sua esfera municipal - conselho, plano e fundo municipal de cultura;

·         Apoio à imediata aprovação da PEC 150/2003, que estabelece que 1% dos recursos do orçamento do município deva ser aplicado na Cultura;

·         Fortalecer a Rede dos Pontos de Cultura – Criando um ponto para cada 15mil habitantes;

·         Implantar e/ou manter e fortalecer de Bibliotecas Públicas Municipais (inclusive através da ampliação e atualização de acervos) e Tele Centros;

Samuel discursando no evento

Outros projetos fazem parte da carta, todos de grande relevância para nosso município tão carente de cultura e projetos que fomentem a mesma. Precisamos começar a incentivar a cultura na escola, pois só assim poderemos democratizar a cultura, ponto esse mal interpretado por alguns, principalmente aqueles que pretendem deturpar as nossas palavras. Quando falo sobre democratização, não estou dizendo que pretendo acabar com o “Música nas Escolas”, de jeito nenhum, mas democratizar, significa ampliar as áreas de atuação, não se fixando em apenas uma, ou melhor dizendo, democratizar a cultura da nossa cidade, é dividir verbas para vários segmentos da área cultural, fomentando quantos forem possíveis.
A necessidade de mudança não nos deixa espaço para fugirmos do embate político, e a discussão sobre esta matéria é de suma importância para nossa sociedade. Uma pena porém não termos mais candidatos comprometidos com o assunto, e dispostos a dar a cara a tapa e oficializar esse compromisso, assim como fizemos. Necessitamos modificar  modo de pensar de nossos políticos, e isso só acontecerá com a nossa própria mudança de postura, e isso se dá na medida que mudamos nossas atitudes, e esse exemplo graças a Deus estamos dando.
A “Carta Compromisso” se encontra no PAC, que com certeza nos cobrará cada item, e nós faremos desta legislatura, quatro anos de atuação, e trabalho intenso, rumo a uma revolução educacional e cultural em nossa cidade. Podem cobrar, tem que cobrar, porque iremos trabalhar juntos para mudarmos nossa cidade.

Vídeo com o discurso de Samuel Marques no evento.






segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Samuel Marques envia Carta Compromisso com a EDUCAÇÃO para o SEPE


A  EDUCAÇÃO é prioridade, ou pelo menos deveria ser. Com esse compromisso, enviamos ao SEPE, a nossas propostas, nos comprometendo com o que existe de mais importante no processo de MUDANÇA, a EDUCAÇÃO.
Enviamos no mês passado uma Carta Compromisso com a EDUCAÇÃO. Nesta carta que vocês poderão lera abaixo, listamos nossos compromissos com a educação. Vamos a carta na íntegra:
       
  Carta compromisso de Samuel Marques com a educação

            A educação é uma das principais responsabilidades do município, tem papel fundamental na construção de uma cidade mais justa. Por isso, tem que ser prioridade de qualquer candidato a vereador ou prefeito. Entretanto, não é isso que vemos nessas eleições. Essa carta é um COMPROMISSO de Samuel Marques  com a educação de Barra Mansa, compromisso de colocar a educação como uma PRIORIDADE.

            O atual governo optou por privatizar o fornecimento de material didático ao primeiro segmento do ensino fundamental. É NOTÓRIA a falta de qualidade das apostilas do COC/NAME, a rejeição desse material por parte do professorado e, portanto, o DESPERDÍCIO de dinheiro público. O governo federal já disponibiliza diversas opções de livro didático para todas as séries, material que é profundamente avaliado por especialistas do Ministério da Educação, ao contrário do que acontece com a apostila do COC.

            Reafirmamos aqui nosso compromisso com uma escola municipal PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. E isso significa, em primeiro lugar, LUTAR PELO ROMPIMENTO COM O NAME. A privatização do livro didático não trouxe benefício algum para a educação.

            O atual governo também optou por uma política de DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, ISOLAMENTO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A SOCIEDADE E INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA COM CRITÉRIO POLÍTICO.
Nosso compromisso com a educação visa remediar todos esses males com as seguintes propostas:

VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO:

·         Criar o PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA, através de projeto de lei, regulamentando assim o artigo 177 da lei orgânica o município que obriga a prefeitura a fornecer cursos da capacitação e formação continuada para os profissionais da educação. Oferecer cursos e patrocinar pós-graduações através de licenças com vencimentos.

·         Lutar pela aprovação do PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS proposto em 2012 pelo SEPE ao prefeito.

·         Criar a lei do REAJUSTE AUTOMÁTICO. Dessa forma os servidores públicos só teriam que negociar o AUMENTO REAL. É uma absurdo ter o salário diminuído pela inflação. Essa lei garantiria que todo dia 1 de maio, o salário do servidor público municipal fosse AUTOMATICAMENTE ajustado de acordo com o índice de inflação mais (+) o índice de variação da arrecadação municipal. Se a prefeitura arrecadar mais, o aumento no salário do servidor será equivalente.

APROXIMAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE

·         Eleições para diretor são ESSENCIAIS para aproximar a escola da sociedade. O momento da campanha eleitoral envolve toda a comunidade nos problemasd a escola. Além disso, eleições para diretor colocam o gerenciamento pedagógico da escola nas mãos de quem realmente entende e se interessa pela questão: professores, pedagogos, alunos e responsáveis. O atual modelo reafirma uma escola autoritária e transforma a educação em moeda de troca política. Faz com que seu funcionamento fique refém dos interesses corruptos que se beneficiam pessoalmente do que é público. Queremos uma escola que LIBERTE e que ajude a construir mais do que mão-de-obra. Queremos formar cidadãos PLENOS de direitos e de prática da CIDADANIA.

·         O investimento em infraestrutura escolar deve em primeiro lugar recuperar as escolas que estão sucateadas e, em segundo, promover a ampliação das unidades e da rede para atender a maior demanda. Isso deverá ser feito com base em estudo sério e as empresas executoras das obras devem priorizar a contratação de funcionários no bairro onde a escola reside.

OUTRAS PROPOSTAS

·         Aplicar corretamente o FUNDEB. Hoje simplesmente não se sabe ao certo pra onde o FUNDEB foi. Há muitos rumores, o que é um absurdo. Como vereador Samuel Marques fiscalizará a gestão e garantirá a transparência dos atos públicos.

·         Realizar o CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: com o objetivo de formular um PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, com representantes de cada unidade escolar envolvendo toda a comunidade escolar.

·         Informatizar as secretarias. O estado de nossas secretarias é deplorável. As máquinas de escrever que foram jogadas no lixo por outros departamentos públicos são usadas hoje em nossas secretarias. Algumas nem botões no teclado possuem mais,  e as secretárias datilografam direto no aço, com esparadrapos nos dedos. Sem contar as milhares de fichas, cartões, boletins e montanhas de papeis que poderiam ser facilmente substituíveis por softwares inteligentes que preencheriam boa parte desses documentos de forma automática.

·         SUBSTITUIR gradualmente (e não adicionar, como faz o governo do estado) os diários de papel pelos diários virtuais. É um absurdo, nos dias de hoje, os professores perderem horas do seu dia preenchendo a mesma informação mais de 3 vezes no mesmo diário. Com diários informatizados, os cálculos seriam automáticos e o preenchimento mais simples.

           
RESUMO DAS PROPOSTAS:

            1- Aplicação do Plano de Carreiras
            2- Reajuste Automático
            3- Programa de Capacitação e Formação Continuada
            4- Eleições para diretor de escola
            5- Conferência Municipal de Educação e Plano Municipal de Educação
            6- Plano de Investimentos em Infraestrutura
            7- Legalizar o FUNDEB
            8- Informatização das secretarias e dos diários escolares
             



Samuel Marques dos Santos – 27.320
Professor e cidadão