terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eleição do Conselho Tutelar de Barra Mansa - Uma grande oportunidade de vermos que ainda há muito o que mudar


Não podia falar anteriormente, mas participei como candidato da eleição para Conselheiro Tutelar em Barra Mansa. Como regra do pleito não poderia fazer nenhuma menção do assunto via internet, pois poderia caracterizar campanha via internet, algo proibido nesta eleição. Eu segui a risca, apesar de algumas pessoas não seguirem. Decidi participar desta eleição com o grande intuito de entender, que como professor, poderia contribuir para um Conselho Tutelar mais atuante e próximo da educação. Esse meu objetivo é o inverso do que atualmente acontece.
Durante a campanha vi muitas coisas, entre elas, o que as pessoas pensam do Conselho da nossa cidade. Inoperância e incompetência são palavras comuns quando alguém está falando do nosso Conselho. Os semblantes não são os mais agradáveis, quando você vai em uma escola falar do Conselho Tutelar, além é claro, de uma das maiores queixas sobre os Conselheiros, a sua ausência. Isso não foi ouvido por mim uma ou duas vezes, mas em todos os bairros que fomos. Fiz uma campanha diferente. Fui para rua, mesmo sabendo que muitas pessoas não iriam votar, principalmente por causa da distância do local de votação. Fiz isso porque acredito que um Conselheiro tem que estar próximo a comunidade, e não ter medo dela. Acima de tudo essa eleição precisava ser divulgada, e durante minha peregrinação em mais de 15 bairros de Barra Mansa, fizemos  uma discussão, sobre educação, direitos e deveres, e cidadania. Fizemos muito mais um trabalho de conscientização do que uma campanha. E claro paguei um preço caro por isso.
As regras eram muito simples. Os cinco primeiros são eleitos, e os cinco próximos estão na suplência. Não pode boca de urna, utilização de campanha pela internet, e nem os candidatos ficarem próximos ao local de votação. Tudo isso foi desrespeitado. Fui votar exatamente as 8:45 da manhã e fiquei na fila até as 9:25. Votei e fui embora, já que a regra dizia que eu não deveria ficar lá. No local apenas ficaram dois fiscais representando minha candidatura, mas durante a terceira hora de votação recebi uma ligação dizendo que precisaríamos de mais fiscais, já que a boca de urna estava rolando solta. Me recusei a fazer boca de urna e as pessoas que comigo trabalharam no dia da eleição se limitavam a fiscalizar os abusos de candidatos, muitos atuais conselheiros. As fotos não me deixam mentir. Candidatos permaneceram no local de votação, indo contra a determinação da promotora, que na sexta-feira, deixou bem claro que isso não poderia acontecer. Eu fiz questão de respeitar essa determinação, os outros não.
Como uma pessoa poderá exercer tão importante cargo, se não consegue cumprir regras básicas de uma eleição simples? Essas atitudes, principalmente de atuais conselheiros, explicaria porque o Conselho é tão inoperante? Acho que sim. Algum tempo atrás, eu aqui no blog perguntava o porque da falta de compromissos com o que é certo, estava me referindo a pessoas que exercem funções onde precisam cobrar que a lei seja respeitada, mas na verdade não respeitam lei alguma.
O resultado do pleito foi a conseqüência desses abusos. Ficamos em sexto lugar, ocupando a primeira suplência, e quero aproveitar para agradecer a todos os meu mais de 135 votos. Em uma eleição onde o local de votação não é perto das comunidades, longe dos eleitores, o resultado é ótimo. Em uma eleição que foi no mesmo dia do ENEM, foi um grande resultado. Para uma pessoa que fez uma campanha com pé no chão, em uma eleição que não é obrigatória, e com recursos próprios, sem recorrer a qualquer ajuda de algum vereador, ou ao governo, fizemos uma bela campanha.
O resultado desta eleição para mim é uma grande vitória. Fui em lugares que nunca tinha ido. Conheci comunidades e suas necessidades; conheci pessoas que também querem renovação política. Conheci Barra Mansa. Quero também agradecer a aqueles que comigo trabalharam. Não ou citar nomes, pois posso esquecer de alguém e acabar cometendo alguma injustiça. Quero agradecer a Deus que me propiciou força para estar nesta empreitada.
Ainda vai passar muita água debaixo desta ponte. No dia de amanhã postarei aqui no blog novidades sobra as bocas de urnas e seus desdobramentos, assim como outras práticas ilegais que podem acarretar em impugnações. Amanhã também nesta mesma matéria, teremos fotos comprovando o que estou falando.
Para finalizar, vale registrar que essa eleição foi a primeira na história de Barra Mansa que o voto foi popular, e foi uma lástima termos nesta eleição o mesmo vício eleitoral das outras, corrupção e ilegalidade. Mas mesmo assim adorei participar, e o bom número de votos que tivemos, principalmente se compararmos com outros candidatos que são atuais conselheiros, assim como candidatos que utilizaram máquinas administrativas e gabinetes, vemos que o discurso de libertação através da conscientização está dando certo. A leitura que faço é que avançamos, e jamais retrocederemos. O nosso discurso causa medo nos que vivem de vantagens políticas e de atitudes escusas à custa do povo. Então que tremam, porque agora pra cima com mais vontade. É hora de mudar, e a  mudança está chegando.

18 comentários:

  1. Realmente há muito que mudar em nossa cidade. Ao começar pela politicagem escancarada que existe na maioria das esferas políticas que nos envolve. Como vc disse acima, no caso da votação do Conselho Tutelar de Barra Mansa, “ -Como uma pessoa poderá exercer tão importante cargo, se não consegue cumprir regras básicas de uma eleição simples?"
    Importante msm!!!!!! Pq segundo o ECA, o Conselho é um "órgão autônomo, não-jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”. Mas muitas pessoas usam desse encargo social para se beneficiar futuramente como outros projetos políticos ou apenas como mais uma fonte de renda já que, depois de eleito é remunerado.
    A partir de suas denuncias, vejo que muitos se esquecem da verdadeira função de um conselheiro: Zelar pelas crianças e adolescentes, tendo bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos, agindo corretamente para cessar ou eliminar os riscos que venham ocorrer.
    Quero parabenizar pelas informações aqui postadas, visto que, não se tem tantos informativos sobre as políticas sociais e comunitárias de nossa cidade, e pela sua votação...
    Estou na torcida !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Denuncie!!! Vá às rádios.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Elison Ribeiro - eleitor de Samuel Marques27 de outubro de 2011 às 14:08

    Como eleitor, tive o prazer de votar no meu candidato e conferir a sua atuação exemplar. Amigo que venero com suas qualidades políticas e como cidadão barramansense, esteve no local de votação apenas no horário que votou.
    Cumpriu com ética e cidadania e, sobretudo, o respeito à decisão da promotora que encaminhou o processo da eleição dos novos conselheiros.
    Mas... é decepcionante como eleitor de um órgão tão importante para nossas famílias como o Conselho Tutelar, saber que muitos candidatos, inclusive a eleita, esteve do início ao fim com sua quadrilha de politiqueiros profissionais fazendo boca de urna, sem nenhuma discrição e respeito aos eleitores que transitavam pelo local de votação.
    Estou na torcida para que Ministério Público puna esse péssimo exemplo de candidatos e que a "conselheira eleita" possa ser impugnada de seu mandato. Uma vergonha para nossas famílias e principalmente para Barra Mansa.


    Aos candidatos derrotados que foram apoiados pelos seus vereadores "os ditadores de aldeia", notem que a rejeição dos seus padrinhos foram transmitidas a vocês.

    Isso não é eleição para associação de moradores!

    Felizmente, pra nós, não deu em nada pegar grana com seu vereador e usar da estratégia poliqueira como, pagar as pessoas para votar no dia ou levá-los ao local de votação em Kombis com super lotação.
    Fez boca de urna, perdeu dinheiro do padrinho, e não foram eleitos. rsrs....

    ResponderExcluir
  4. Samuel acho tudo que vc disse é muito bonito e correto, é um direito seu reclamar e também apontar as irregularidades no processo eleitoral.
    Falando em direito eu gostaria de te lembrar que na reunião com o CMDCA, ficou informado aos candidatos que seria proibida a ligação de candidatos (no caso vc) com partidos politicos, so quero te lembrar que na reunião do PSDC, vc esqueceu disso e pediu o partido que te apoiasse. Lembra disso, ou isso não lhe convem? Aguardo sua resposta no blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, antes de mais nada quero te agradecer por estar sempre nos visitando.

    Deixa eu te falar umas coisas. Primeiramente, em nenhum momemento em nenhuma reunião do CMDCA, foi falado sobre ligações de partidos políticos. Com relação a isso, a única coisa mencionada no estatuto que rege a eleição ( o mesmo que proibe boca de urna ), que nenhuma candidatura poderia ser gerenciada por partidos políticos, e a minha não foi. Sobre ser fifliado, tenho certeza que todos deveriam ser filiados a algum partido e discutir política. O Estatuto não menciona o fato de não poder ser. O que fiz em uma das reuniões, foi pedir o voto das pessoas que lá estavam, e posso te garantir que nem todo mundo votou. Pedi voto, como pedi em qualquer outro lugar. Não entendi o que vc quis dizer com ligação. Estar em um partido não quer dizer ligar a sua candidatura a uma sigla. Não estamos falando de candidaturas partidárias.

    Sobre eu cobrar meus direitos, me sinto limpo para fazer isso, e já fiz no Ministério Público. Respeitei as regras das eleições, prática não muito comum em qualquer pleito em Barra Mansa. Gostaria de aproveitar a oportunidade e lhe convidar a uma das reuniões do PSDC, caso vc já não seja de lá. Não usei gabinete do partido para fazer campanha, até porque ele não tem. E mesmo se tivesse, não utilizo destas práticas. O PSDC não tem vereador, portanto não bati na porta de nenhum "grande homem" do legislativo e pedi apoio.

    Quando eu votei no domingo (23), estava a minha frente o vereador Marcelo Cabelereiro. A pessoa em quem ele votou pediu o apoio dele, não foi ? E quer dizer que ele investiu na campanha seja de quem for que ele votou ? Não, absolutamente não quer dizer nada. Antes de sermos indivíduos partidários, as pessoas são simplesmentes indivíduos. MAs acho que vc já sabe disso, só se esquece momentaneamente para continuar mamando na teta povo.

    Para terminar, já leu o nome deste blog. Tem o meu nome. Eu coloco a minha foto. Se esconder atrás de um pseudônimo de anônimo para dizer o que pensa, é covardia demais. Coloca a cara, faça como eu, tenha coragem de dizer o que pensa. Meu caro covarde, eis a sua resposta.

    ResponderExcluir
  6. gabriel vitorino sobreira2 de novembro de 2011 às 12:15

    Sem o apoio de vereadores, de verbas públicas roubadas da saúde e da educação do povo barramanssense, sem gasolina e os carros do poder público, isto é, ATRAVÉS DE UMA CAMPANHA LIMPA, e que me dá orgulho ter participado, SAMUEL MARQUES atraiu em um domingo 137 pessoas que realmente ACREDITAVAM nele para votar em algo que mal sabem o que é e depois de muito tempo numa fila.

    Samuel é, sem dúvida, o maior vencedor dessas eleições.

    ResponderExcluir
  7. Maria de Fátima

    Bom meu caro Samuel senti em você um canditado que trabalha para denegrir a imagem de outros canditados ao invés de fazer como você mesmo diz... uma campanha limpa. Porque ao invés de atacar os demais candidatos você não expõe suas ideais, prospotas, pontos de vista. E eu falo isso com muita propriedade porque um bom canditado que joga realmente limpo, discurssa em prol das sua propostas e não para o ataque pessoal...

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu não consegui enteder o que você compreende por ética; pois como vocÊ mesmo diz:
    -Diversos canditos fizeram irregularIdades como o transporte de eleitores e incluse a sua maior cabo eleitoral a professora Janice. Que foi vista transportando eleitor praticamente o dia inteiro.
    Isso é ÉTICA?
    Colocar kombi para fazer o transporte de eleitores como você também fez...relatados por seus prórpios eleitores a Sr. Alessandra do bairro Vista Alegre...
    Isso é ÉTICA?
    Ter um blog para criar comentários sensacionaslitas é muito simples, fugindo da verdada.

    ResponderExcluir
  9. Entender sobre a minha ética é fácil. Basta olhar com atenção tudo que foi escrito aqui neste blog, desde seu início. Sobre a minha amiga Janice, desconheço o fato dela ter levado pessoas o dia inteiro. Então ele não estava comigo em torno das 14 horas? Ela estava levando pessoas e falando comigo na porta da sua casa ao mesmo tempo? Eu sempre a admirei por sua competência, mas estar em dois lugares ao mesmo tempo. Agora fiquei mais fã dela ainda.

    Sobre ter uma Kombi para levar pessoas, agora fiquei pasmo. Eu nem carro tenho, imagine Kombi. Não pedi a ninguém este tipo de atitude, e não fiz. Me faça um favor, pedi a Senhora Alessandra para relatar ela mesma os detalhes, poqu tenho certeza que nada disso aconteceu.

    MAs é assim mesmo, depois que vc coloca as provas na mesa, o desespero bate, e não a outra escolha que não seja atacar de maneira desenfreada, para qualquer lado. Tenho certeza de que utilizei práticas corretas e não utilizei de nenhum mecanismo para me beneficiar na eleição para Conselheiro.

    Agora, me faça um outro favor. Se tem uma Kombi "minha" rodando por aí, pede para deixar na minha porta, no sábado antes da 10 horas e abastecida, vou levar a família para dar pipoca ao macaco, mas é uma pena, eu acho tudo isso um saco.

    Obrigado pela visita, e claro, volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. Maria de Fátima, antes de mais nada, gostaria de lhe agradecer pela sua visita e principalemnte, por colocar seu nome. Até pode ser mentira, mas acho que vc não se prestaria a isso. Muito bom. Enfim um debate que vale a pena.

    Não sou um candidato que só sabe falar mal dos outros, se vc verificar em nossos vários posts, você perceberá que temos muitas propostas para BArra Mansa, assim como para o Brasil em geral.Na área da educação, temos que primeiramente valorizar os profissionais de educação, com melhores salários, e investimento de primeira, resgatamdo assim a auto estima daqueles que fazem a educação no nosso país. Na área da saúde, a necessidade emergencial é de ampliação de atendimentos e exames na rede municipal, e isso só pode ser feito através de um plano bem estruturado, com novos postos, e a fiscalização para um bom funcionamnto dos postos existentes atualmente. Na ára econômica, temos que adotar uma po´lítica de busca de novas empresas e ampliação do nosso comércio, atendendo uma demanda interna e de outras cidades, com isso aumentamos também o poder de dompra do nosso município.

    Relatei acima poucas coisas, das mais variadas que penso e proponho para Barra Mansa, ainda bem que não tenho propstas. Mas mesmo assim posso garantir como disse acima, que as mesmas propostas estão contidas no nosso blog desde a sua criação. Maria, para finalizar vale a pena explicar que não faço ataques pessoais, apenas exponho questões políticas, até para que as pessoas analisem e tirem susas próprias conclusões, até ndo contra o meu pensamento. Aceito críticas e opiniões, estamos aqui para construir.
    Obrigado pela sua lembrança sobre propostas. Podemos debater isso ainda mais aqui neste blog. Fique a vontade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Entender sobre a minha ética é fácil. Basta olhar com atenção tudo que foi escrito aqui neste blog, desde seu início. Sobre a minha amiga Janice, desconheço o fato dela ter levado pessoas o dia inteiro. Então ela não estava comigo em torno das 14 horas? Ela estava levando pessoas e falando comigo na porta da sua casa ao mesmo tempo? Eu sempre a admirei por sua competência, mas estar em dois lugares ao mesmo tempo é show. Agora fiquei mais fã dela ainda.

    Sobre ter uma Kombi para levar pessoas, agora fiquei pasmo. Eu nem carro tenho, imagine Kombi. Não pedi a ninguém este tipo de atitude, e não fiz. Me faça um favor, peça a Senhora Alessandra para relatar ela mesma os detalhes, poqu tenho certeza que nada disso aconteceu.

    Mas é assim mesmo, depois que vc coloca as provas na mesa, o desespero bate, e não a outra escolha que não seja atacar de maneira desenfreada, para qualquer lado. Tenho certeza de que utilizei práticas corretas e não utilizei de nenhum mecanismo para me beneficiar na eleição para Conselheiro.

    Agora, me faça um outro favor. Se tem uma Kombi "minha" rodando por aí, pede para deixar na minha porta, no sábado antes da 10 horas e abastecida, vou levar a família para dar pipoca ao macaco, mas é uma pena, eu acho tudo isso um saco.

    Obrigado pela visita, e claro, volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. PAULO VICENTE DE SOUZA

    JÁ REPAROU SAMUEL MARQUES COMO OS VICIADOS NA POLÍTICA ANTIGA TE ATACAM?
    ESSE É O GRANDE PROBLEMA DE BARRA MANSA, AS PESSOAS QUEREM SEMPRE OS MESMOS EM TODAS AS INSTITUIÇÕES, OU SE NÃO, REVEZAR ENTRE OS MESMOS POLÍTICOS.
    CONHEÇO POUCO VOCÊ, MAS VEJO QUE SUAS MATÉRIAS, SUA FALA, SUA POSTURA ENQUANTO PROFESSOR E CIDADÃO, INCOMODAR A MUITAS PESSOAS QUE VIVEM DO CONFORMISMO POLÍTICO E DO BENEFÍCIO POLITIQUEIROS.
    CONCORDO COM VOCÊ EM CRITICAR O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO. ELES SÃO INOPERANTE SIM.
    SE ALGUÉM DEFENDE QUE ISSO É POLÍTICA, É POR TER ALGUMAS VANTAGENS, COMO PODER MARCAR SUA CONSULTA NOS PSFs SEM PRECISAR MADRUGAR.
    VEJO MUITOS INDO ATÉ AO GABINETE DE UM VEREADOR DE MERDA E PEDIR PARA ELE LIGAR E MARCAR UM EXAME PARA SEU FILHO DOENTE NA SANTA CASA. O VEREADOR QUE PODERIA LUTAR POR MELHORIA NA SAÚDE PÚBLICA É O PRIMEIRO A ALIMENTAR ESSA DOENÇA DA POLITICAGEM.
    O QUE ESTÁ BOM AQUI, FORA FUTEBOL E O CARNAVAL? A VIA PACÍFICA DE CONVERSA COM ESTE LEGISLATIVO DESFIGURADO, JÁ SE "ESGOTOU".
    TEMOS QUE PARTIR PARA O DISCURSO RADICAL SIM, NÃO DÁ PARA FICAR ESPERANDO ESSES CARNICEIROS A DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS. PRECISAMOS MUDAR ESSA VIA, COM GENTE NOVA COMO VOCÊ SAMUEL.

    O NOSSO MUNDO SAMUEL, É MUITO DIFERENTE DO QUE OS SEUS CRÍTICOS IMAGINAM E VIVEM. ESTAMOS MORANDO EM UM BAIRRO ONDE AQUELES QUE NÃO ACEITAM ESSES VÍCIOS, SÃO VISTOS COMO PREPOTENTES.

    QUEM SÃO OS PREPOTENTES?

    NÃO SERIA ESSES QUE QUEREM OBTER VANTAGENS POR TER UM TÍTULO DE AMIGO DO VEREADOR, ASSESSOR DE TAL VEREADOR, ELEITO PELA AJUDA DO VEREADOR TAL.
    SUAS CRÍTICAS SÃO ACEITAS E CONFIRMADAS POR TODOS AQUELES QUE BUSCAM UMA BARRA MANSA MAIS JUSTA E POPULAR, ONDE PODEMOS VIVER APENAS SENDO CIDADÃOS.

    RAPAZ ACREDITE: VIVA SEUS IDEAIS, SEU BLOG E SUA LUTA TAMBÉM É NOSSA. TERÁ O APOIO DA MINHA FAMÍLIA EM 2012.

    ResponderExcluir
  13. alá caro samuel terminou suas criticas contra o conselho tutelar, ou estar com medo,porque fala demais.

    ResponderExcluir
  14. suas proposta nada mais é repetição de de promesas politicas demagogas sem proposito e nem se da luxo de mudar o mesmo linguajar pobre repetivo sem nenhum argumento,ora faça me o favor...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, não tenho críticas ao Conselho com relação a eleição, mas sim ao comportamento ds candidatos durante o pleito. Parace que o seu entendimento sobre o que está escrito é limitado. Mas para vc saber, no próprio dia 24 de outubro, dei entrada no MP com relação a boca de urna vista e provada. A notícia é de que foi aberto inquérito, e agora nosso papel é esperar e confiar na justiça. Não tenho medo. Quem conhece seus direitos não tem medo.
    Sobre falar demai, pode ser, falo verdade demasi, e isso incomoda.
    Continue nos visitando, em breve vc terá novidades.

    ResponderExcluir
  16. Maria de Fátima, a diferença entre o falar e o fazer é o que conta. E isso vc terá que votar para ver. Agora tenho procupação sobre quem é vc, porque se vc for professora por exemplo, deve ser limitadíssima. Não vejo demagogia em ampliar os atendimentos nos postos de saúde. Provavelmente vc não usa posto de saúde, então não sabe da necessidade disso. Não há demagogi em aumentar o poder de compra da população do município, isso é positivo para todos os setores da economia de uma cidade. Não há demagogia em valorizar profissionais de educação com melhores salários e investimentos físicos e estruturais, só quem trabalha na educação sabe da importância disso acontecer.
    Demagogia é fingir que está tudo perfeito e criticar quem está tentando conscientizar as pessoas. Mas pode criticar sim, estamos aqui para isso também. Aproveita o blog, e dá uma olhada nos arquivos e verás propostas.
    Obrigado pela sua visita, e se mantenha atualizada no nosso blog, tem muita novidade vindo por aí. Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Tá bravinho porque perdeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo, não estou bravinho, até porque para mim não houve derrota. Não peguei dinheiro com vereador, nem fui bancado pela máquina de ninguém. Não fiz acordos estranhos e nem fiz boca de urna. Sou 1º Suplente e com um inquérito aberto pelo Ministério Público contra uma conselheira esperta que fez boca de urna comprovada através de fotos e material concreto. Eu estou é feliz, porque pude ir bairro a bairro, com pés no chão, mesmo sabendo que aquelas pessoas talvez não votariam, pois não teriam como chegar ao local de votação, mas fizemos uma conscientização, e para mim isso é o que vale. Quantas pessoas discutiram o assunto e hoje pensam diferentes sobre muita coisa. Esse é o meu papel. Obrigado pelo seu deboche e por sua visita em meu blog. Ambos me motivam.

    ResponderExcluir