domingo, 29 de setembro de 2013

PROFESSORES SÃO ESPANCADOS PELA POLÍCIA E POR CABRAL/PAES - A REALIDADE DA EDUCAÇÃO, UMA LUTA DE TODOS.

Professores são espancados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, em uma ordem arbitrária de desocupação da Câmara de Vereadores na Cinelândia. Mas quem desocupa o Rio destes bandidos do PMDB. Quem comanda essa polícia bandida, que trata o bandido com negociações espúrias, enquanto trata o professor como uma ameaça. Mas é verdade, o professor, assim como a Educação é uma ameaça. Se a Educação vencer esta luta, muita coisa muda. Então, é hora de lutar. Levante, e saia da sua zona de conforto. Essa luta é de todos.

Domingo é um dia de conforto. Dia de descanso de muitas pessoas, pelo qual me incluo. Dia de se divertir, de colocar as pernas para o ar, sair com a família, enfim, fazer o que gosta. Mas como essa sensação me incomoda no dia de hoje. Me incomoda pelo fato, de que dentro de uma auto-crítica, percebo que dentro da minha zona de conforto, não percebo que a minha inércia, diante da sociedade em que vivo, apenas me prejudica, e a todos que amo. Acordar no domingo e ficar sabendo que no final da noite anterior professores que protestavam pacificamente, foram espancados pela Tropa de Cabral é revoltante. Mais revoltante é ver os vídeos, e se sentir dentro de toda aquela atrocidade, onde professores, educadores, são violentamente torturados pela opressão de um governo, e de sua máquina corrupta, a polícia.

No final da noite de ontem professores que ocupavam a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, foram expulsos a base de uma covardia inacreditável. Com agressões e muita violência de todas as ordens, os professores foram expulsos, mesmo diante de uma ordem judicial vencida. Os professores da rede municipal do Rio de Janeiro estão em greve, e apesar de terem voltado para a sala de aula, tiveram que voltar a greve, graças a um Plano de Cargos e Salários furado, apresentado por Eduardo Paes. A Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro está em greve desde o dia 08 de Agosto, e apesar do Tribunal de Justiça tentar obrigar os professores a voltar para a sala de aula, a greve permanece. Assista o vídeo abaixo com a violência da polícia, contra os professores.

A Polícia e a Educação – Perigosos para pessoas diferentes.

Por várias vezes, escrevi aqui neste blog, como a educação pode ser perigosa para aqueles que precisam do poder para sobreviver, e para manter o mesmo, precisam destruir a educação, para poder a cada dia ter um povo mais subserviente. A noite de ontem não foi só a demonstração de que a minha tese está certa, mas também de como pessoas com o poder podem se transformar em algo ainda pior do que são. Cabral/Paes, respectivamente, Governador e Prefeito, se acham os donos do Rio de Janeiro. Destroem o Rio, acabam com a educação, entregam o dinheiro público para seus financiadores de campanha e a cada dia reagem de maneira pior, e deplorável, as críticas, que corretamente recebem. 

Onde está a polícia quando precisamos. Ah, ela
está batendo em professor !!!
Outra face revelada, mas não inédita, é a Polícia, que vive um momento de transe. Na verdade dizer que vive um momento é ser bonzinho demais. A Polícia com seu pífio treinamento, tem se tornado um inimigo cotidiano do povo. Quando não está o assaltando, está o violentando. Nas manifestações que povoam o Brasil desde Junho, a Polícia tem servido como a Tropa oficial dos criticados, e partem para cima de manifestantes, pior do que cachorros loucos, e que os cachorros loucos meu desculpem, pela comparação. Se infiltram em manifestações, atropelam pessoas, batem em manifestantes, e claro, deixam seus patrões felizes. Mas acho que não é só para deixar o patrão feliz que eles fazem isso. É como a realização de suas vidas, o dia, o momento que esperaram por todas as suas vidas. A razão de seus treinamentos. Já parou para pensar no perfil daqueles que fazem prova para a polícia? É um assunto a se tratar mais profundamente, mas não agora. Não esquecerei essa promessa.

Mais um vídeo baixo com a violência da polícia contra manifestantes.

A nossa Zona de Conforto e nossos heróis.

Mais revoltante do que isso tudo, é sabermos que muitos professores ainda estão em sala de aula. Sou professor, e apesar de não estar neste momento na Rede Pública de ensino, me sinto tão lesado, e violentado, quanto qualquer outro professor. Essa sensação vem pela mesma motivação que me fez um professor. Para melhorar ainda mais a história, sou pai, e como tal, me revolta saber que os professores do meu filho, são arrebentados por policiais, enquanto reivindicam melhorias de vida, também para a minha filha. Pode pensar diferente, quem acha a escola pública algo desnecessário, pois vive em uma redoma de vidro, financiada por sua tranqüilidade financeira. Mas nem todos pensam assim, e fico feliz em saber disso.  Precisamos de mais. E o que poderia melhorar as coisas, seria uma participação maior, ou simplesmente, uma participação da sociedade civil. Não podemos ficar parados olhando essas atrocidades acontecer, e apenas assistirmos revoltados via rede social, precisamos fazer mais. Precisamos apoiar, ir as ruas, brigar de verdade por uma educação de qualidade, onde professores valorizados e escolas bem estruturadas atendam nossos filhos, e que a Educação possa realmente atingir seu real objetivo, libertar. Libertar nossa sociedade dessa escravidão assistencialista, onde a Educação vira um souvenir na mão de uma burguesia alienada.



Os nossos heróis não tem capa. Usam livros e fazem de seus dias de descanso, dias de luta. São espancados por bandidos fardados, e roubados por bandidos de gravata. Nossos heróis não fogem de suas missões, e apesar de sues problemas, educam, ensinam, vivem a escola, mesmo a mesma sendo muito distante das que eles mesmos sonham. Nossos heróis vivem todos os dias de lutar contra a vontade própria de seguir suas vidas a diante longe da educação. Nossos heróis ficaram especialistas em continuar vivos, em um sistema que faz de tudo para eles morram. Nossos heróis não usam máscaras, mas a Educação pode desmascarar muita gente. Nossos heróis tem sim, muitos poderes, e o principal, é o de poder mudar a história deste país, expurgando esses bandidos, da nossa educação, libertando o povo, derrubando assim, aqueles que oprimem a população. Só com Educação vamos ter mudanças. Pode vir Cabral, pode vir Paes, mas a horas de vocês está chegando. A Greve continua, e povo na rua. Essa é ordem do dia. Força Professores, obrigado por sua luta.

Para terminar, vejamos um vídeo, do desabafo de um desses heróis. A ação da Polícia na noite de ontem, não foi só uma atrocidade, foi um atentado.


Um comentário:

  1. São episódios como esse que nos entristece a cada dia, uma sociedade que não valoriza quem luta por seus direitos, enquanto isso os verdadeiros bandidos de colarinho branco estão recebendo e roubando sem ao menos serem investigados. Isso é a prova que uma minoria decide por uma maioria, que esta tão acomodada com as injustiças que se tornam cegos e omissos para a sociedade.
    Na verdade a Polícia é mais um fantoche nas mãos dos governantes, eles nem greve podem fazer, é inconstitucional, não podem nem reivindicar seus direitos. E acabam se tornando aliados do lado de um governo que se preocupa somente com politicagem, e nós brasileiros estamos em uma guerra que é em prol do bem para a sociedade . Então podemos perceber o caos que nosso País enfrenta com esses politicos descomprometidos com a sociedade.
    Cynthia Kássia

    ResponderExcluir