quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os bastidores do início de uma eleição


A epopéia eleitoral começou, e em meio a muitos papéis e atrasos, o que ainda não se viu foram propostas. Vereador sem propostas é igual a prefeitura em ano de eleição, só existe de fachada.
Quando comecei o desafio de ser candidato já imaginava que as coisas seriam difíceis, até porque escolhi não fazer alianças espúrias em troca de dinheiro e poder. Não fabrico dinheiro e nem compro associações, portanto, o desafio seria enorme. Mas ao começar a preparar a série de documentos que deveria apresentar ao TER descobri que a palavra “sustentabilidade”, não é muito citada na Justiça Eleitoral. Depois de preencher 783 papéis diferentes, iniciei o processo de abertura de conta e confecção do material. Abrir conta para não ter dinheiro é coisa fácil, difícil é fazer a prestação de contas do que você não gastou. Com isso em mãos partimos para rua, mas não sem antes fazer uma análise rápida do cenário eleitoral.
Tem candidato que deveria ser Presidente do Flamengo, porque se o clube rubro-negro não consegue comprar ninguém, com esse candidato a vereador a coisa é diferente, está comprando todo mundo, e com o aval do prefeito. O cenário mostra uma clara vontade de mudança também para o legislativo. Ontem em Vila Orlandélia pude perceber isso com muita veemência. As pessoas querem a mudança, e se colocam a disposição de fazê-la acontecer. As reuniões nas casas são um show a parte. Nesses eventos conseguimos ficar mais próximos uns dos outros, e ouvir as opiniões das pessoas. Ouço perguntas e críticas, e tenho condição de apresentar propostas, políticas, não de compra.
Apesar do ritmo, ainda devagar, a campanha está indo bem, e aceitação é boa, e não preciso mentir para perecer oposição, com alguns candidatos da base fazem, sou sim e pronto.
Mas mesmo vendo isso tudo de muito perto, ainda me espanto com uma série de coisas. Os panfletos que começam a chegar na cidade não são brincadeiras. O prefeito em sua campanha de reeleição, utiliza da frase de que a mudança tem que continuar. Um candidato a vereador de Vista Alegre, coloca o slogan “Esse você já conhece”, e por isso mesmo está mal das pernas. Tem outras pérolas que já estão na rua, e outras que com certeza chegarão, mas ainda não vi propostas. Não vejo candidatos proporem de verdade alguma coisa. Vereador sem proposta?
Essa eleição pode ser complicada em vários sentidos, mas não me parece que será complicado na escolha, até porque, está cada vez mais fácil separar o joio do trigo.

2 comentários:

  1. o vicentinho começou dizer suas mentiras nos panfletos.
    até parece q é ele q faz as obras, é o vereador mais dissimulado da câramara. tá levando um troquinho para não fazer nada contra o transporte público.

    ResponderExcluir
  2. Samuel coloca uma placa na minha casa.
    moro na rua h, vista alegre.

    ResponderExcluir