sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sancionada a lei que determina a castração gratuita de animais em Barra Mansa - Uma bela vitória, para muitas histórias. A minha se iniciou ainda criança.


O Projeto de Lei 263/11 foi sancionado e agora é lei a castração gratuita de cachorros e gatos em Barra Mansa. Mas ainda existe muito que fazer, como fiscalizar e cuidar para o projeto seja realmente executado. Uma vitória que prezo muito, pois não é de hoje que aprendi a importância de se respeitar os animais.
Uma vitória é alcançada primeiramente porque alguém decidiu querer vencer. Essa máxima pode ser levada para todas as esferas, durante nossa vida toda. Isso também vale para as empreitadas sociais, e para as várias bandeiras que levantamos.
Nesta semana em Barra Mansa, foi sancionada a PL 263/11 que determina a castração gratuita de cães e gatos no município de Barra Mansa. Não tenho palavras para expressar a emoção desta vitória, porque foi uma grande vitória. Mesmo sabendo que ainda temos que dar muitos passos, uma escada se sobe um degrau de cada vez. A castração gratuita pode não ser a solução de todos os problemas, mas é um avanço enorme na luta por políticas públicas na defesa dos animais. A sanção do prefeito não é obra do acaso, e sim resultado da mobilização em torno de um projeto. Gostaria de agradecer a Mônica Torres, que incansavelmente lutou para apresentar tal projeto. O Grupo Vira-Lata, que não foge da luta, sempre atuando pela causa de uma maneira inteligente e direta.Parabéns a Eloisa Biolchini, que consegue dar voz a todo esse carinho pelas ondas do rádio. Um parabéns a todos que amam, respeitam e trabalham pelos animais.
Quem acompanha o meu blog, sabe o carinho que tenho pelos animais, mas como isso começou? Cresci em uma casa que os animais eram tratados como filhos, e que éramos ensinados a amar os bichos, e respeitar sua natureza. Eles tinham limites, não podiam fazer tudo, o que não impedia do gato “tiquinho”, pegar meus soldadinhos e deitar em cima, me impedindo de brincar. Para uma criança de 6 anos, era estranho, mas me lembro até hoje, da minha mãe me dizendo como tratá-lo, e que não poderia colocar sobre os animais as nossas raivas. Lembro-me de outros animais que conviveram comigo, como a Talita, que já estava lá em casa antes mesmo que eu nascesse, e que viveu conosco até os meus 15 anos. Me lembro com muita clareza dos vários animais que eram jogados em nosso quintal. Me lembro de outros tantos que achamos abandonados pela rua e levamos para a casa, e das várias brigas que tivemos com pessoas que maltratavam os muitos gatos e cachorros abandonado pelas ruas. Não posso esquecer que pelo menos um vez a cada duas semanas eu ia a pé até o Mercado São Sebastião comprar ração. Voltava com um pacote de 15 kg no ombro, pela Rua do Alho, até chegar em casa. Ainda me recordo quando meu pai tentou dar um basta ao fato de termos tantos animais, dizendo que se entrasse mais um ele sairia, e poucos dias depois ele mesmo entrou por adentro com um gato que ele achou pela rua.
Fomos criados assim, entendendo e amando os animais, e não fugíamos da luta por melhores condições a esses bichos que precisavam da nossa ajuda. O tempo passou, minha mãe já não mora mais no Rio, e hoje está em Duque de Caxias, e ainda mantém o nosso vício de amar e cuidar desses animais. Hoje existem menos bichos, minha mãe faz parte de uma rede de amigos, que através do facebook e Orkut, ajudam uns aos outros e tentar conseguir responsáveis para animais abandonados. Mas quando vou até a casa dela, me encontro como “Flock”, um cachorro de 15 anos, que não me deixa esquecer da causa que lutamos.
Lindinha e Bauer - Juntos pegando uma cor.

Não tenho mais 6 anos, agente cresce, mas é aí que podemos colocar em prática tudo o que aprendemos. Hoje com uma filha de 11 meses, ensino a ela a amar os animais, e tudo indica que está dando certo. Ela não pode ver o “Bauer”, o gato mais abusado do mundo, que ela já oferece um pedaço do que ela estiver comendo. Quero ela cresça e entenda que amar e respeitar os animais, não é só dar comida, mas lutar para que vitórias como essa citada no início se repita, e que realmente funcione.
E para terminar, vale dizer que a luta em Barra Mansa está apenas começando. Estaremos na fiscalização, e na construção da execução deste projeto. Continuaremos na luta para que esta vitória realmente seja uma vitória, e que ninguém engavetará este projeto, e tão pouco o transformará em mais um rio de dinheiro público utilizado fora dos seus objetivos. E como iniciei este post, vale a pena repetir, esta luta está apenas começando. Outras vitórias virão, já decidimos vencer.

12 comentários:

  1. fico muito feliz em saber dessa vitoria da vida,o respeito pelos animais,é um direito é um dever,e graças a Deus,e a todos os herois protetores os animais estam tendo mais esta vitoria e que deus ,de muitos anos de vida e saude a todos que lutaram para que esta lei fosse aprovada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Samuel, como sempre ótimo texto! Parabéns e obrigada pelo apoio e carinho com os animais.
    Abraço,
    Liz Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Grande notícia. Samuel, curso pós graduação em Direito Ambiental e preciso dessa legislação. Pode mandar por email?
    João Carlos, Pelotas/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro João Carlos, é só me mandar o seu e-mail. Um abraço.

      Excluir
  4. Olá , gostaria de ter acesso a essa legislação. Obrigada, Paula pmagnino@yahoo.com

    ResponderExcluir
  5. bom dia,

    tenho uma cadela, e precisava castrar-lá, porém estou sem condições no momento, como faço para conseguir isso gratuitamente em Barra Mansa?
    favor, responder para christiane@cesbra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vereadora recem eleita em Campo Mourão, no Paraná, também gostaria de receber essa legislação. se for possível, envie para elviraschen@gmail.com. Agradeço desde já. Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! O mundo precisa de pessoas como você.
    Meus pais tem uma faxineira que reside em uma comunidade no caminho Barra Mansa - Rio Claro, que ama muito os animais, e por isso, abandonam cães e gatos em sua porta. Ela sempre os acolhe, mas, honestamente, nem sempre tem condições de fazê-lo.
    Já procurei na Região, campanhas de esterilização gratuita, mas a única que encontrei foi a Equipe Vira-Lata em Volta Redonda. Por sinal, muito competente, mas infelizmente só atendem residentes de VR.
    Gostaria de mais informações sobre esse serviço gratuito em Barra Mansa.
    Abraços,
    Bárbara.

    barbarag@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Samuel, meu nome é Fabiola, resido na Vista Alegre Barra Mansa, adorei sua iniciativa. Eu tenho três gatinhos ( Polly, Mike e Amora)e um cão (Nick) e gostaria de saber como posso fazer para ter acesso à castração gratuita, pois estou desempregada e não tenho como pagar e eles já estão chegando na puberdade e não queria que entrassem no Cio, porque aí é difícil segurar. Por favor, me explica o que devo fazer e aonde ir para castrar eles. No aguardo. Obrigada! Meu email:fabimeneguitti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Samuel, tenho uma cadela e uma gata ambas retiradas da rua se pudesse recolheria todos mas infelizmente não tenho condições financeiras para isso. Se puder me informa sobre a castração gratuita ficarei muito agradecida, necessito fazer isso nos meu animais. Meu email: jsilvavaladares@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Samuel! adotei recentemente duas cadelas de rua e gostaria de castra-las. como o valor ficará muito alto, recorri ao centro de zoonoses da prefeitura de Barra Mansa, e me disseram que não fazem castração! sancionar uma lei foi fácil, o problema é que não disponibilizam nehum lugar para realizar a cirurgia de graça!vc sabe de algum lugar em barra mansa que realize o procedimento?
    obrigada

    ResponderExcluir