quinta-feira, 5 de abril de 2012

Castração gratuita de animais é aprovado pela Câmara de Barra Mansa. Uma vitória importante de uma luta sem fim.

O Projeto de Lei 263/11 que determina a castração gratuita de cachorros e gatos em Barra Mansa, foi aprovado, e agora aguarda a sanção ou o veto do Prefeito Zé Renato.
No último dia 03, a Câmara Municipal de Barra Mansa votou a PL 263/11, de autoria de Marcelo Borges, que determina a castração gratuita de cães e gatos no município de Barra Mansa. O Projeto, foi aprovado em unanimidade pelos senhores vereadores, e agora aguarda a sanção do Prefeito Zé Renato.
O Projeto é de suma importância para toda a cidade, e quem diz isso não é um convicto protetor dos animais, nem as várias pessoas envolvidas nessa luta, mas a clara e evidente realidade. Convivemos todos os dias com a realidade do abandono dos animais pelas nossas ruas. Esta situação se agrava, com a proliferação destes animais com o tempo. Existe portanto a necessidade da comunidade de se voltar para cuidar destes que não têm como se proteger, e atende-los com respeito e humanidade.
O Projeto atende a muitos dos pontos que podem dar uma solução a alguns destes vários problemas. É uma conquista sem dúvida, ainda mais para uma cidade como Barra Mansa, e que pode servir de exemplo para outros municípios. Com a plenária cheia a sensação foi de dever cumprido. Estava lá pessoalmente, e pude comprovar esta sensação de perto.
Esta vitória não se deve a uma pessoa, mas a todas envolvidas nesta luta diária, que é cuidar dos que precisam de cuidado, de maneira devota e respeitosa. Pessoas que doam suas vidas para proteger os animais. Pessoalmente falando, vivi em uma casa, onde minha mãe fez isso a vida toda. Aprendi no hábito diário, que as minhas frustrações, não poderiam ser transportadas para os animais. Aprendi que a vida deveria ser feita de olhares sinceros, como os dos animais. Aprendi crescendo que temos que cuidar daqueles que por acaso não podem se proteger. O tempo passou e hoje tento explicar as pessoas o que aprendi. Alguns entendem, e outros insistem em fazer o contrário, e para esses, tento explicar que maltratar animais é crime, assim como abandoná-los.
A luta não pode parar, e não vai parar. Espero com sinceridade que este projeto não seja vetado pelo poder executivo. Por isso mesmo estamos de olho e nos articulando, para que esta situação não ocorra. Gostaria portanto que esta causa, fosse olhada com carinho, e se você quiser se manifestar sobre este assunto, comente a matéria, e se quiser se comunicar com a pessoa que pode vetar, ou executar este projeto, mande um e-mail para: gabinete.prefeito@barramansa.rj.gov.br. Este e-mail é do Prefeito de Barra Mansa, e vale nossa atenção, até para que o mesmo entenda, a importância deste projeto para a nossa cidade.
Antes de terminar, gostaria de dizer o prazer de mais uma vez está ao lado das minhas amigas Mariana Ribeiro e Liz Guimarães, do Grupo Vira-Latas. Também quero aproveitar para dizer o prazer que tive em conhecer Mônica Torres e Eloísa Biolchini. Todas essas pessoas mencionadas, são pessoas engajadas e incansáveis na arte de lutar por aquilo que querem. O que queremos? Ter políticas públicas de qualidade para a proteção dos animais. É um dever do poder público atender esta causa, e não pararemos de lutar por isso.

Acesse também nossas outras matérias que envolvem animais e a luta por políticas púbicas para a proteção dos animais.

Um absurdo - Guarda Municipal de Barra Mansa ateia fogo em cão em Volta Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário