terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marley e Eu - Um cachorro de Vista Alegre que não virou livro.

Foto de Marley na areia.

Marley é o cachorro da Poliana, na verdade acho que é da Tainá, mas o que importa é que ele está lá. A Poliana cuida da Beatriz, mas também não é esse o caso, porém o importante é que ele, Marley está lá. De manhã cedo levando Beatriz para a casa da Poliana, sou logo recebido por ele, que ao olhar com seu olho singelo e sem interesses, recebe um afago meu. O portão é aberto, e ele sai, aí fazemos juntos, o caminho de volta. Eu vou andando e ele me segue, não tão de perto assim, mas está lá. Tendo demovê-lo da idéia de continuar me seguindo, é aí que ele recebe mais um afago, e me olha com a ternura de alguém que apenas quer um carinho. Chegamos até a porta de casa, que é para mim a parte mais difícil, pois não posso levá-lo para dentro, e até acho que não é a sua intenção. Com o mesmo olhar, Marley me observa abrir o portão, eu retribuo, ainda com o portão aberto, com o olhar de gratidão por ele ter caminhado ao meu lado e ter me feito companhia. Fecho o portão, ele quase ao mesmo tempo vai embora satisfeito.
Mas nem sempre foi assim, Marley já me seguiu e depois sumiu, correndo atrás de um rastro de fêmea. Já me seguiu e ficou, e ao amanhecer, todo molhado da chuva e sujo de barro, pulou em mim, também me sujando. Marley é mais que um cachorro, é um amigo. É um ser, que diferente dos outros não nos pede nada em troca, apenas amizade. Tem prazer em coisas pequenas, como caminhar ao lado, e não se interessa em estar a frente, como um príncipe triunfante. Marley não pratica bandidagem, nem politicagem. Nunca vi, e nem fiquei sabendo do Marley queimar outro cachorro, ou um homem. Marley com seu olhar singelo, deixa transparecer claramente sua intenção real de ser verdadeiro. Marley, com seu pelo de cor estranha, é um amigo. Já conversamos sobre tudo, já tentei convencê-lo a ser presidente da Associação de Moradores do bairro dele, até porque ele é mais honesto do que os outros bichos que lá estão, mas ele negou. Marley, que tem esse nome por causa do filme, mas isso não torna ele um cão genérico, suas características são únicas. Marley não promete o que não pode cumprir, nem ajuda a destruir a sociedade com clientelismos. Marley não paga 10 reais para ninguém votar. Marley não se envolve em escândalos, e nem deve favores a centenas de pessoas. Marley não tem rabo preso, Marley vale muito mais do que pessoas.
Hoje ainda não levei a Bia para a Poliana, estou aqui escrevendo, mas o importante é que eu sei que ele está lá, e mesmo ficando mais tranqüilo com ele dentro do seu quintal, longe da maldade das pessoas e dos perigos da rua, me sinto ansioso, pois sei que faremos o caminho de volta juntos.

3 comentários:

  1. uma coisa o Marley tem em comum como os bajuladores de vereador que conheço, vive abanando o rabo para ganhar um afago. O Marley se contenta com um abraço amigo, já os Assessores, precisam de ganhar muito né. O dinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Samuel.
    Fico feliz em ver a semente germinar.
    Marley é especial, e dessa forma deve ser tratado.
    Os "outros"? Classifico como "restos".

    ResponderExcluir