sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Agnaldo Timóteo - Um ser estranho em uma terra esquisita.


Agnaldo Timóteo em ação quando era deputado federal. A postura deixa claro a sua humildade e seu comprometimento com o povo.

Na segunda feira (21) após uma bela reunião que tinha acabado em torno das 21:45, resolvi me preparar para dormir, mas não sem antes ver o semanário que mais gosto, o CQC. Com muito humor e inteligência, os caras falam de tudo sem perder a piada e sempre fazendo pontuais cobranças. Confesso que do CQC, o que mais gosto é o Proteste Já, e a capacidade que eles têm de colocar políticos na parede, mesmo que para isso sejam chamados de arrogantes, donos da razão e outras coisas mais que não posso citar no blog. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Também somos chamados disso tudo e um pouco mais aqui no blog, basta de vez em quando dar uma olhada nos comentários e vocês verão. A grande verdade é que qualquer um que se coloca na situação de contestar o sistema é tachado como louco, ou arrogante. Essas nomenclaturas são utilizados por aqueles que não querem perder o poder, e se vêem ameaçados diante da ofensiva de uma imprensa inteligente e sem rabo preso. Tem muita gente em Barra Mansa que torce para que o “Proteste Já” nunca aconteça, pois vai fazer um estrago, já que por aqui, nossos políticos não sabem trabalhar sob pressão, e sem pressão também.
Mas no caso do dia 21, o que mais me chamou a atenção foi no quadro onde a jornalista Mônica Iozzi, foi até a Câmara Municipal de São Paulo, para falar com os vereadores faltosos. As desculpas eram as mais esfarrapadas e ridículas, isso quando tinha desculpa. Alguns tinham a cara dura de negar os dados, que foram fornecidos pelo site do “Transparência Brasil”, algo sério e com credibilidade. Vale lembrar que esses dados foram primeiramente fornecidos pela própria câmara e posteriormente colocados no site. No momento em que Mônica interpela os vereadores, surge um ser inimaginável. Um ser mitológico, estranho, mas que por muitas vezes é a cara do Brasil, Agnaldo Timóteo. O artista – político, agora é vereador de São Paulo. Já que suas lorotas e incompetências não convencem mais ninguém no Rio de Janeiro.
Matéria do CQC na íntegra - Agnaldo Timóteo admite fazer eleição com dinheiro de bicheiro.

Deputado Federal por duas vezes no Rio de Janeiro, Agnaldo Timóteo sempre teve sua vida política pautada na polêmica. Era do PDT, brigou com Brizola, foi para o PDS, e votou em Maluf para presidente, no pleito que elegeu Tancredo Neves. Foi derrotado na eleição para governador do Rio de Janeiro em 1986. Foi eleito vereador da cidade do Rio em 1996. Não consegue se reelege em 2000, e transfere o título para São Paulo, onde é eleito em 2004 e reeleito em 2008. Hoje ele está no PR e apóia com entusiasmo Paulo Maluf, um bandido corrupto que dispensa apresentação. A figura de Agnaldo Timóteo esteve envolvida em mais uma rebordosa. Uma carta emitida pelo vereador com o papel timbrado da câmara municipal de São Paulo foi enviada a um empresário. No conteúdo da carta o indício de que membros do PR pediram propina ao empresário, há inclusive a menção de que o pedido estaria na casa dos R$ 300 mil reias. O MPF pediu que a polícia federal tomasse com urgência o depoimento do vereador sobre o caso.
Na foto vemos Jaqueline Roriz pegando dinheiro para seu caixa dois de campanha - Agnaldo Timóteo defende Jaqueline Roriz

Todos esses fatos assim como a sua história torpe, não é o foco. Como você pode ver no vídeo acima, na matéria do CQC, na íntegra, ficará bem claro que Agnaldo não acha errado faltar as sessões e ainda critica a repórter sobre uma matéria passada onde a mesma indagou Jaqueline Roriz, ( aquela mesma que foi pega recebendo dinheiro ilegal de campanha e foi absolvida por políticos como o cantor). Ele representa o sentimento de estar acima de qualquer uma na sociedade. Assume claramente que faz campanha com dinheiro ilegal. Assume que faz campanha com dinheiro de empresários, e para piorar, o “réu confesso” ainda diz que na hora de declarar é só colocar como se o dinheiro fosse dele. Mas as coisas não param por aí, Agnaldo, ressuscita Castro de Andrade, um dos maiores bicheiros da história brasileira, trazendo a tona a revelação de que Castor era seu amigo íntimo, e que o dinheiro do “Jogo do Bicho” bancou suas candidaturas daquelas épocas. Dinheiro ilegal, sujo, criminoso, mas isso aqui é Brasil, e no Brasil pode tudo, até mesmo confessar crimes em rede nacional.
Agnaldo Timóteo é amigo de Paulo Maluf. Quem com porcos se misturam farelos comem.

E isso acontece porque ele sabe que nada acontece. O povo que o elegeu se liga nisso? Não, mas deveria. As pessoas estão preocupadas com suas vidas, e devem ficar, mas acham que a participação na política se limita a votar. A participação política de qualquer indivíduo, passas pelo acompanhamento do mandato do político eleito por ele ou não. A participação política de qualquer indivíduo passa pela discussão de idéias e mobilização social. Mas isso dá trabalho, requer tempo, e força de vontade. Muitas pessoas não querem se preocupar com política, porque acreditam que ela não influenciará sua vidinha e seus planos para o futuro, mas influenciarão sim. As decisões políticas, seja de Brasília, ou aqui, são determinantes para o nosso futuro, tanto individual, quanto pensado no coletivo. E não adianta dizer que o coletivo não existe, porque existe sim. Somo todos parte de uma máxima coletiva, onde somos dependentes uns dos outros, porém, o ato de cruzar os braços e não fazer nada, só revela a covardia de fazer mudanças necessárias para se chegar a uma sociedade justa e igualitária, ou pelo menos, onde a sombra também exista para todos.
Agnaldo Timóteo é um retrato mais feio do que a “Samara”, em “O Chamado”. Ele é a personificação do político brasileiro. E não é porque estamos falando de uma cara lá de São Paulo, que eu não estou fazendo referência a políticos de nossas cidades pequenas. Agnaldo representa a idéia da impunidade, e principalmente, é fator motivador para o descrédito político em que vivemos.Agnaldo Timóteo e sua música melosa, é muito mais o canto da seria do diabo, do que a voz romântica do Brasil. Agnaldo Timóteo é um ser sem noção do que é ética, assim como a grande maioria do seu eleitorado. Viva o Brasil que será um grande lugar quando retiramos da política esse tipo de gente, e aí sim aproveitar, como diz uma música do próprio Agnaldo Timóteo, os verdes campos da minha terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário