quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Que saudade do tempo em que o PC do B era socialista - Orlando Silva cai na prorrogação do segundo tempo

Com certeza muitos se espantaram com as denúncias feitas contra o ex-ministro dos esportes Orlando Silva (PC do B), mas também, muitos já sabiam. O dito sobre fumaça e fogo sempre se enquadra em Brasília. Orlando Silva apesar de tentar se defender ficou em uma situação insustentável. E como já aconteceu outras sete vezes, só no governo Dilma, um ministro caiu. E não poderia ser diferente, a relação com a presidência acaba sendo desgastada e cobrada, a presidente tem que tomar decisões. Depois de duas semanas de muito desgaste, ontem o Supremo Tribunal Federal autorizou abertura de inquérito, o que com certeza trouxe determinância a decisão de sua saída.
Dilma tem tido a mesma postura em quase todos os escândalos. Tem sido fria e analista, e conseguido manter os escândalos em tom de controle, já que os afastamentos costumam apagar as fogueiras. Com o ex ministro dos esportes não será diferente, até porque tudo isso vêm de porcos falando dos sujos. Que o fato pode ter existido, ninguém coloca a mão no fogo e diz o contrário, porém o denunciante é um bandido que roubou 3 milhões de reais de verbas públicas. A própria “Veja”, que na grande verdade não tem credibilidade , é investigada por utilizar assassinos como fonte, e tem  internamente problemas sérios para resolver é o canal da denúncia. No Brasil, quase sempre quem denuncia também é réu, o Roberto Jeferson que o diga.
Não sou a favor do ex-ministro, sua saída é necessária, porém nada acontece depois da denúncia. A Copa do Mundo está aí, os absurdos já começaram, e o estádio do Corinthians, que será usado na abertura da Copa, será feio com dinheiro público, e quase ninguém fala nada, nem a Veja. O Ministério dos Esportes não é uma casa do PC do B, e quem estiver lá, vai servir aos interesses dos poderosos, disso não tenho a menor dúvida.
O programa Segundo Tempo, do governo federal pode ser considerada mais uma maneira de manobrar o dinheiro público através de ONGs que se sujeitam a qualquer coisa em troca de dinheiro, e se escondem atrás de uma capa de mentiras sociais. Qualquer verba que primeiramente tem que passar por uma ONG, com certeza tem algo de errado. O fato deste escândalo ter passado pelas mãos do PC do B, não é um espanto nem para mim, nem para ninguém, quem já passou por lá sabe como as coisas funcionam. Funcionários fantasmas, lideranças dormindo em hotéis, enquanto a militância está no colchonete dentro de um ginásio, vereadores inoperantes, e muito pouco socialismo, esses são alguns dos grandes problemas que povoam o PC do B atualmente. Em alguns lugares se transformou em partido de aluguel, ou feudos de domínios de elites disfarçados de comunistas.
Com certeza o ministro não caiu à toa, mas novos escândalos virão, e com eles novas quedas. Mas tudo bem, no Brasil isso é normal, é comum.

Um comentário:

  1. gabriel vitorino sobreira3 de novembro de 2011 às 14:22

    Não há dúvidas que existe corrupção no estado brasileiro, é só procurar. Mas há dúvidas se ela existe no ministério dos esportes, da pesca, da educação etc. Onde está a corrupção? Quem é responsável? Essa é uma pergunta que inquérito instalado quer responder, pois inquérito é isso: investigação.

    O que eu acho preocupante é outra coisa. Mais preocupante e ver que basta uma revista publicar uma denúncia qualquer que um ministro cai. Isso demonstra fraqueza política do governo Dilma pois não há nada concreto contra o ministro. Seria melhor se ela saísse da presidência e deixar a nomeação dos ministérios nas mãos da Veja e da Globo que, pelo tamanho e importância econômica dessas empresas, teriam muitos nomes a indicar para defender seus interesses.

    ResponderExcluir