quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PTB Barra Mansa - Mais um partido de aluguel

Um partido pode custar uma baba, ou simplesmente pode não custar nada. A democracia é importante, mas continua como sempre, dando aos poderosos cada vez mais poder, principalmente pelo fato de que educação não é a palavra de ordem, nem tão pouco prioridade da política brasileira. Essa minha indagação não vem por acaso.
Não é a primeira vez que falo sobre as manobras de Edson Albertassi para dominar o cenário político regional, e suas asas estão agora sobre Barra Mansa. Está certo que já sabemos que isso não é de hoje. Sobre sua tutela estavam quatro partidos em Barra Mansa. O PRTB, o PTC, PRP e o PT do B. Mas eu disse quatro, e agora chegou mais um na banda do Zé Pretinho, o PTB veio para animar a festa. Partidos de aluguel que servem de siglas de apoio para um grupo de políticos sem o menor compromisso com Barra Mansa e o estado do Rio como um todo.
Na manhã desta terça-feira (20), antes de sair para trabalhar, dei uma olhadinha nas notícias da região, e me deparei com a notícia do Jornal Diário do Vale, em sua versão para internet, com a matéria, onde o novo presidente do diretório do PTB de Barra Mansa, Silvio Daniel, explicou que o partido fará parte do grupo político coordenado pelo deputado estadual Edson Albertassi (PMDB). Ao ver a foto do cidadão, logo o identifiquei. Figura quase sempre vista com Wesley da Farmácia e seus séquitos, que na verdade agem como olheiros políticos da inoperância mandatária barramansense. O PTB agora é o quinto elemento do grupo do deputado estadual Édson Albertassi, que para as eleições municipais do ano que vem, passa a ter mais cartas na manga. A matéria, que depois fiquei sabendo que estava nos jornais da região, também lembra que o mesmo presidente do agora PTB, já foi presidente do PRTB e do PSC. Ou seja, está a serviço das manobras políticas do deputado cristão. O presidente ainda destaca que ainda não decidiram se vão acompanhar o atual prefeito Zé Renato a reeleição, mas se isso acontecer, vão apresentar um vice pelo bloco dos partidos acima citados. É claro que não decidirão se ficarão ou não na base do governo sozinhos, isso depende das negociatas, ou seja, das negociações do seu bloco. Partidos sem vida própria e sem projetos políticos, partidos de aluguel, que servem aos interesses politiqueiros. A democracia deixa com que isso aconteça. Barra Mansa virou um negócio, a política brasileira é uma negociata, onde os poderosos se mantêm no poder.
Em nenhum momento o presidente do PTB explica propostas ou planos para Barra Mansa, mas deixa claro em todos os momentos que a existência do seu partido e de todos que compõem o bloco servem para apoiar Édson Albertassi,e o seu plano no estilo “Cérebro”. Ele porém, também não esconde isso, chega a ser sincero, e eu acredito em sua sinceridade serviçal ao deputado e o seu vereador que nada faz. Essa sinceridade vem do entendimento que ele próprio tem do seu papel. Ele não é um agente político, nem os outros partidos do seu bloco cruzadista, ele é um coadjuvante controlável, que se começar a dançar diferente pode ser convidade a sair da roda, assim como seu amigo de bloco, Elias da Corbama, que pelo que foi citado na matéria foi convidado a se retirar. Dizem as bocas miúdas, que o fatídico acontecimento que o retirou do colo estadual, foi fato do vereador ter apoiado para deputado estadual Roosevelt Brasil, e não Albertassi, mas cai entre nós, a saída de Elias do PRTB, não muda nada para ele e nem para o partido, porque a impressão que se tem é que nenhum dos dois disseram ao que vieram.
Esse papel é um papel triste. Sua sinceridade apesar de louvável, me causa nojo, porém sem espanto. É declarado a nojeira política que esse bloco projeta para Barra Mansa, inoperância em troca de voto para se manterem na Alerj e quem sabe, com uma cadeirinha na câmara municipal de Barra Mansa. Não propõem nada para melhorar, seus vereadores, Wesley e Elias, não fiscalizam, não atuam, e para piorar estão desgastados em seus colégios eleitorais.
A minha indagação é : O que fizeram por Barra Mansa até agora ? O que podem fazer ? A resposta é simples, não fizeram nada, e não vão fazer nada. Estão juntos porque não querem trabalhar.
Barra Mansa não merece isso. Agora, vale lembrar, que qualquer um que se colocar contra esses planos e ousar falar mal deles, é execrado, e citado como aproveitador, arrogante e sem vergonha. Se para me posicionar  tenho que ser chamado de tudo isso, prefiro assim.
Ainda acho que não vão fazer coalizão com Zé Renato, e prefiro que não. Acham que são detentores de toda razão e todo poder, cheios de si mesmos. E na hora “h” vai aparecer um profeta para dizer que Deus vai dar a vitória. Eu gostaria que Deus votasse, pois saberiam que as coisas não são como pensam. Se dizem cristãos e como também sou, quero encerrar este post com a seguinte frase proferida por Jesus e está em Lucas 23:34: “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (...)”.
Leiam o link abaixo com a matéria na íntegra do “diário do vale”, e tirem suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário