quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma tragédia para ser refletida

Atendendo a sugestão do nosso amigo Belmiro, vamos falar hoje sobre o desabamento dos prédios em Barra Mansa, no bairro Ano Bom que deixou todo mundo perplexo e é claro sensibilizado com o ocorrido. A grande verdade é que não há muito o que falar depois de tudo acontecido. Transcorrendo as notícias nos sites da região, dá para se perceber o sufoco passado pelas pessoas durante aqueles momentos. Uma matéria, ainda no início de toda crise, já falava em desespero e preocupação.
Ainda na cidade de Duque de Caxias, passando férias, recebi uma ligação por parte de um parente que contava que tinha acabado de saber sobre o desabamento. Ao me conectar na grande rede me deparei com o vídeo do desabamento já circulando por todo mundo. A cena é desconcertante, arrasadora.
Achar culpados nessas horas é a atitude mais utilizada por muita gente. Em um blog da região já tinha um artigo comprometedor que relatava uma denúncia sobre os verdadeiros motivos dos desabamentos. Muitos já acharam culpados e tentaram utilizar a tragédia como manobra eleitoral. Neste momento o que esses moradores precisam é de ação do poder público. A grande verdade é que essas situações são reflexo do descaso como são tratados as fiscalizações. Existe muitos motivos para estarmos sempre fiscalizando de tudo um pouco. Mas será que faltou fiscalização? Algumas pessoas falam que os moradores detectaram problemas muito antes do ocorrido, e que nada aconteceu. Logo saberemos o que ocorreu, já que ainda não foi divulgado nenhum laudo pelos técnicos  (DRM – RJ).
Quando achei que esta matéria já tinha sido encerrada e já estava me preparando para publicar no blog, veio a boa notícia que em uma reunião no rio de Janeiro com o Vice-Governador e Secretário Estadual de Obras Luiz Fernando Pezão (PMDB), ficou decidido que as pessoas atingidas por essa tragédia receberão apoio do governo. Uma bela notícia em meio a toda essa turbulência.
A reunião que ocorreu no Palácio da Guanabara na noite ontem, teve a presença de alguns vereadores de Barra Mansa e da Deputada Estadual Inês Pandeló (PT). Na matéria divulgada no site do jornal diário do vale, duas declarações de vereadores presentes apareceram. Uma do vereador Baianinho, onde ele ressalta que se empenhará e acompanhará de perto a situação, e outra declaração de Marcelo Borges, onde o mesmo jura que as causas serão apuradas e os responsáveis punidos.
Graças a Deus a ajuda parece que vem, mas como sempre, tem gente se aproveitando da situação, já que antes que as coisas acontecessem ninguém fez e não faz nada. Vereadores não fiscalizam, mas aparecem para dizer que tudo será resolvido. Pelo que foi dito pelos vereadores e pelo que vemos de suas ações, se depender deles, nada acontecerá, há não ser que uma máquina fotográfica esteja no local
Este blog se sensibiliza com as pessoas atingidas e nos colocamos a disposição desde já, para o que for necessário.

Um comentário:

  1. Toda força do mundo para as pessoas envolvidas nesta tragédia.

    ResponderExcluir