quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pão e Circo em Vista Alegre - Por Samuel Marques

Foto: Samuel Marques

Novamente no Bairro Vista Alegre, na Praça do Coreto do Loteamento Aiuruoca, pôde-se observar o “Gabinete itinerante” em ação. O circo da busca por voto. O vereador armou suas tendas e levou seus serviços para a rua. Um circo, porque, como já falei neste mesmo blog mês passado, (leia aqui) um verdadeiro “Gabinete Itinerante”, seria o ato de levar as atividades de um gabinete para fora das paredes da Câmara, ou seja, o vereador atender a população e prestar contas de suas atividades. Mas não é isso que ocorreu. Na realidade, foi armada uma festa, com distribuição de algodão doce e pipoca, Corte de cabelo e atendimento jurídico; tudo grátis. E claro, o atendimento com o senhor vereador. Tudo isso foi feito em uma praça pequena e cheia de brinquedos, dando a impressão de estar lotada.

Esse tipo de evento demonstra mais uma vez que é necessário fazer um show para que as pessoas reconheçam o vereador como seu representante. E também, fica clara a tentativa de fugir de uma verdadeira prestação de contas, que na verdade chegaria a um resultado fatídico ao comprovando que o mesmo vereador não representa a comunidade.
Para representar a comunidade, é necessário trabalho em prol dos interesses daquele grupo, porém quando não há isso, o que se vê é um circo, dando falsa impressão de trabalho através de um assistencialismo eleitoreiro. A política do pão e do circo não é nova, já era utilizada na Roma Antiga, onde para esconder do próprio povo a miséria em que viviam. 

Os governantes davam diversão nas arenas e um pedaço de pão, fazendo assim com que esquecessem suas necessidades e direitos que não eram atendidos. Foi simplesmente isso que vi no dia 16 de julho de 2011, em Vista Alegre. Um vereador se prestando ao papel de entreter a população para que ela não veja que Vista Alegre precisa de mais, mais do que um corte de cabelo de graça, algodão doce, pipoca e pula – pula de graça para as crianças. Precisam da atuação real de políticos comprometidos com eles, de postos de saúde que funcionem, de segurança e de leis que amparem o trabalhador.

Não entendo como essas ações não são notificadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), já que se traduzem em campanha eleitoral. Mas é fácil entender porque que atitudes como essas acontecem e ninguém faz nada. Afinal, quem cria as leis neste país? O poder legislativo. O vereador representa esse poder a nível municipal, e ao invés de fazer leis que poderiam dar à Barra Mansa qualidade de vida, eles estão mais preocupados em se promoverem.

Além do vereador, muitos de seus colaboradores estavam lá. Alguns, inclusive, se incomodaram com a presença de uma câmera. Um deles me interpelou querendo saber se eu era repórter e o motivo pelo qual estava tirando fotos. Tranquilamente, respondi que era para o blog, e a pessoa me perguntou se eu queria falar com o vereador, respondi que não, mas mesmo assim o mesmo veio até mim, e com muita educação, perguntou se estava tudo bem, falei que sim, e lá continuei. A partir daí, não sei se com a autorização do vereador, uma pessoa passou a seguir meus passos pela praça e das pessoas que estavam comigo. É incrível o burburinho causado pela presença de uma câmera. Será que alguém tem a consciência de que algo está errado, por isso mesmo a preocupação com as fotos? É estranho, mas não admirável.

Se não bastassem esses eventos, já foi anunciado que dia 07 de agosto de 2011, haverá um show de prêmios, promovido por outro vereador. Será um “Baú da Felicidade”, um “Roda Roda Vista Alegre”. Bom, se a moda pegar, e tudo indica que vai, ainda vamos falar muito sobre eventos desse tipo em nossa cidade.

Isso é Brasil, um país onde se faz tudo por voto, menos trabalhar de verdade.

13 comentários:

  1. Cintia - Vista Alegre21 de julho de 2011 às 23:41

    Compra de voto descarada. Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Antonio, bairro Cotiara24 de julho de 2011 às 12:07

    Mais um desacreditado em Vista Alegre.
    Faz tudo por voto, mas não faz nada de concreto dentro da Câmra de vereadores. Só se ilude com eles os seus amiguinhos...

    ResponderExcluir
  3. É interessante ver que as coisas não mudaram, antigamente era na Roma antiga que os governantes colocavam espetáculos para distrair as pessoas e não deixar que elas pedissem o que realmente eram as necessidades delas. Isso é uma forma de mascarar a verdade e induzir as pessoas a não buscarem seus direitos básicos.

    ResponderExcluir
  4. Essa palhaçada tem que acabar. Ano que vem acabamos com isso.

    ResponderExcluir
  5. Lucinha - Vista Alegre1 de agosto de 2011 às 08:59

    Ser vereador é fazer isso? Acho que a vovó Zilda também pode ser uma boa vereadora. Qualquer um pode ser, dentro desse perfil. Esses showzinhos estão acabando com a política, e o vereador Uesley que ninguém acredita mais em suas palavras é mais um comparsa do Albertassi e os pilantras do Detran. CHEGA DE PALHAÇADA VEREADOR, VOCÊ É RIDÍCULO

    ResponderExcluir
  6. Camilinha , Vista Alegre3 de agosto de 2011 às 22:53

    Não acredito nos vereadores de Vista Alegre, um ameaça retirar a bolsa família da minha mãe se não votar na asociassao, outro fica indo na igreja só para fijir de grente. Tô com muinta raiva desses ladros.

    ResponderExcluir
  7. chiquinho da Vila NOva8 de agosto de 2011 às 20:38

    O Bandidagem danada....
    Albertassi e sua máfia de crentes safados!

    pergunta a ele sobre as pilulas anticonsepsioniais de farinha que vendia como balconista por aí. Aqui no ano bom muita gente sabe de sua istória.

    daí a origem do nome, Uesley da Pilantrage!!!

    ResponderExcluir
  8. Acredito até que o mandato do vereador Wesley poderia ser melhor, mas não posso negar que foi o unico a levantar a bandeira do problema da curva da pedra e realmente resolver, durante a campanha se comprometeu em buscar soluções para esse problema e está aí, a obra prestes a ser concluída.
    Vamos ser justo, eu mesmo fui convidado pelo vereador, junto com outras pessoas para acompanhar a licitação e o projeto no DER, onde fomos recebidos pelo seu presidente Dr. Henrique, que nos falou a respeito do projeto e que esta obra estaria acontecendo graças ao empenho do vereador junto ao deputado Albertassi,
    que disponibilizou o recurso através do governo do estado para execução da obra.
    Muitas pessoas ouviram durante o anuncio da obra que ela tem nome e sobrenome, Wesley da farmacia.
    Por ser comerciante dentro do bairro, não me envolvo políticamente, mas vamos ser justo.
    Quantos já se passaram e não fizeram nada.
    Parabéns vereador Vista Alegre agradece seu empenho nesta realiazção.
    Agora vale lembrar alguns outro compromissos do vereador, como a Av. Critiano dos Reis, Posto de Saúde, Corrego das Laranjeiras e uma creche para o bairro.
    Portanto sr. vereador esperamos que continue trabalhando para buscar esses beneficios para o nosso bairro.

    ResponderExcluir
  9. Renatinha - Vista Alegre15 de agosto de 2011 às 23:22

    Vereador faz obras? Que ridículo...
    A verba vem do PAc recurso do governo federal, acho que vocês se beneficiam de alguma forma com ele na câmara.

    Meu voto vai ser para o prof. Samuel cara que desenvolve uma consiência na juventude....

    É tudo uma cambada de oportunistas. Tem que asfalta é a rua da sua loja né? Muito boa...

    ResponderExcluir
  10. Ricardo - Vila Maria17 de agosto de 2011 às 15:39

    E aí vereadores já deu pra perceber que tem pessoas de olho em vocês!!!!!

    Não vai dar pra ficar sem fazer nada, mentira tem perna curta

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Renatinha, vc realmente não sabe o que está falando, não estou aqui defendendo vereador algum, mas acompanhei todo o processo daquela obra( curva da pedra), e não posso tirar o merito do empenho do vereador Wesley para que ela acontecesse, e mais o recurso daquela obra não é do PAC ( governo federal ) e sim do governo do estado, procure se informar antes de falar o que não sabe.

    ResponderExcluir
  12. Que POMPA Pode ser por se sentir amigo do vereador e por orgulho de ter sido convidado para alguma reunião. Se acho prestigiado por isso. teria é que ter vergonha. O governo do estado fez porque recebeu sim verba do PAC, vc é que deve estar mal informado, ouvindo as mentiras de Uesley e Albertassi. Agora tem mais gente que participou deste evento a INês, O Carlos Nader, Cidinha Campos, MArcelo Freixo e muitos outros. Saia um pouquinho do seu mundinho fechado e oportunista que verás que muita coisa deve mudar.

    Minha família comprava em sua loja, agora percebemos que vocês faz parte de um grupo péssimo que não buscam mudanças. Ninguém em Vista Alegre defende esses Vereadores se não tiver ganhando $$$$$ com eles, como dizem por aí todos são neutros até se benificiar com alguma coisa.
    Renatinha

    ResponderExcluir
  13. Esse vereador nem na Vista Alegre mora mais, vem aqui só para assistir os cultos da Igreja.
    Eles acham que todo mundo da Igreja vota nele, coitados vão perder feios.

    Gosto muito das materias do blog e tambem reconheço que as proposituras sao sem propósitos la câmara. Ninguem ainda teve a coragem de criticar todo o legislativo e com base com voce Samuel.Parabéns. Voce deve vir a canditado para termos opções de verdade.

    ResponderExcluir