sábado, 5 de abril de 2014

DESCOMEMORANDO O INCOMEMORÁVEL !!!!

Não existem motivos para se comemorar o Golpe Militar. Não aconteceu nenhuma revolução, o que ocorreu foi à tortura do futuro do país. Cinqüenta anos se passaram, e as marcas ainda persistem. Porém lembrar é importante, para que nunca mais volte a ocorrer. No Regime Militar houve corrupção e assassinatos, houve a falência dos direitos e da liberdade. A Ditadura atrasou este país, e agora precisamos recuperar o tempo perdido. Pela esquerda vou caminhando, sem medo do discurso reacionário, que prega a volta do retrocesso.


Em cinqüenta anos o Brasil mudou, e muito. Mas a cinqüenta anos atrás, o Brasil vivia com toda a certeza uma transformação sem igual, que marcaria sua história. Em 1964 os ventos anunciavam que nada mais ficaria como estava, de uma maneira ou de outra. Com Jango no poder o Brasil caminhava para mudanças profundas, que poderiam mudar o futuro de um país onde seu povo clamava por terra e por uma independência profunda. Soprava-se os ventos de uma revolução social. A tão sonhada, e digo isso contemporaneamente, Reforma Agrária estava em pauta, terras estavam sendo desapropriadas, e uma elite que sempre se beneficiou do esforço e desgraça do trabalhador, ficava inquieta. Talvez por essas palavras acima, as vezes me parece, que não estou falando do passado, porque podemos observar isso nos dias atuais. Mas voltando, outro preocupado era a superpotência americana, que entende até os dias de hoje, que o mundo é seu, e tudo pode ser feito para que seus interesses sejam alcançados. As mudanças aconteceriam, disso não se tem dúvidas.

Podemos colocar pontos de interrogação em algumas coisas, por exemplo, Jango levaria o Brasil a um regime comunista? Essa é uma pergunta interessante, mas que ficou irrelevante depois do dia 1º de abril de 1964. Com os militares no poder, não morreu o sonho de uma sociedade mais igualitária, mas o futuro também foi comprometido, e claro, torturado. Não vou entrar nos por menores da história, já os conhecemos, e no ano passado mesmo fiz questão de citar, aqui mesmo no blog, na série “A longa noite dos generais”. Quero me ater ao que perdemos, e a necessidade de lembrarmos sempre, do que esse país passou, dos reacionários que até hoje pregam um Golpe Militar, e escondem em seus discursos burgueses, as torturas, os assassinatos e a corrupção do governo militar.  Esses reacionários, a direita deste país, se esquecem que se o Brasil fosse o que eles querem, eles mesmo não estariam pelas redes sociais falando o que pensam. Até para falar as asneiras que falam, só fazem, porque a democracia existe.

Na Ditadura, com a certidão para nascer, e a concessão para sorrir, o Brasil ia se encaminhando dentro de um plano, onde pensar era perigoso, e reagir um suicídio. Espalhando o medo, o Brasil era brutalmente assassinado e claro, apesar de muita gente esquecer, assaltado. A corrupção no Regime Militar existiu e muito, e seus aliados, mesmo após a democracia, continuaram lutando para defender seus patamares elitistas. Só para lembrar, e prometo me aprofundar melhor nos próximos meses, quando a carga de trabalho for menor, a Transamazônica não ficou pronta, e a custo milionário. Ainda temos heranças difíceis da Ditadura Militar. Além de um povo acostumado a ser passivo, confundindo isso com pacífico, temos uma mídia que vive do alimento dado pela direita, em busca de mais poder. Temos polícias militares, que não entendem seu papel, e facilmente são confundidos com os próprios bandidos. Temos uma Educação, que não começou a ser abandonada de uma hora para outra. Ela foi terrivelmente isolada durante o Regime Militar e usada para lavar mentes com suas OSPB’s da vida. A ditadura militar comprou uma idéia, e claro, nós, Brasil, pagamos até hoje, e muito caro, por isso. O produto do falso crescimento se ver até hoje.

Atualmente, 50 anos depois, o que vemos, sem medo de errar, é um país vivendo uma nova transformação. E por mais que muitos tentam negar, essas mudanças nasceram aonde mais o medo da burguesia se instala, na camada mais pobre. Hoje temos negros na universidade, pobres cursando as faculdades. Hoje temos pessoas sonhando e realizando a até então ilusória casa própria. O Brasil cresceu, e claro, precisa, e muito, avançar ainda mais. Mas voltar a Ditadura nunca. Ela na verdade ainda não se foi, e nem irá enquanto as classes conservadoras deste país dominarem a mídia e os bancos.

Na faculdade perguntaram a um professor, que era militar, se o Brasil iria ser comunista se não ocorresse o golpe. Não me lembro de sua resposta, mas como historiador posso dizer que não podemos afirmar que sim, nem que não. A única certeza que tenho, é que teríamos avançado muito na história. Mas os militares torturaram o nosso futuro, e com marcas profunda, vamos seguindo no tempo, tentando reconstruir sonhos, lutando por um país mais justo, onde todos, mas todos mesmo são iguais. Só sonhar já me faz rir, porque na Ditadura, até isso é proibido.

O tempo passou e como citei acima o Brasil mudou, e claro, é bom que mudemos sempre. Mas mudar para ir em frente, e não retroceder. Sonho com esse futuro diferente, e mais que um sonho, faço questão de ser um ator nesta mudança. E todos podem fazer isso, sem até mesmo a necessidade, de se candidatar a algo. Precisamos de início conhecer a nossa história, rever nosso passado, construir um futuro diferente. Não tenho medo de ter um lado, de ter uma opinião, de ter uma posição. Não vejo qualquer mudança para melhor, sem ser pela esquerda, sem ser com a luta contra o capital e sua fome de assassinar o trabalhador. As mudanças vêm com o confronto da nossa própria realidade, com aquilo que queremos ser. E acima de tudo, não existe mudança sem Educação. Portanto, que caminhemos para uma revolução, onde o proletariado seja o protagonista e a burguesia o coadjuvante. Uni-vos !!!!