sábado, 15 de março de 2014

A VITÓRIA DOS GARIS CONTRA A POLÍTICA SUJA DO PAES - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.

A greve dos garis trouxe uma reflexão, e não só para mim, podemos vencer o sistema. Mesmo atacados pela mídia golpista e por um Governo mentiroso, como o de Eduardo Paes, os garis ensinaram para nós, professores, como a união pode vencer um sindicato comprado e um empregador bandido. Os garis foram grandes professores.


Na semana passada a vitória dos garis do Rio de Janeiro, que conseguiram, depois de uma batalha, 37% de aumento em seus vencimentos, pegou alguns de surpresa. Mesmo em uma luta contra Eduardo Paes e a Globo, os garis ensinaram como se faz uma greve, e o melhor, como trazer a opinião pública para o seu lado. Com união, uma greve vai para frente, mesmo recebendo ataques de uma mídia golpista, que em todas as inserções enaltecia mais o lixo na rua como um prejuízo, do que a, luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho.

Mesmo com todos esses percalços, os “lixeiros”, como muita gente os chamam, não esmoreceram, e ainda tinha o fator de que o Sindicato, vendido, fechava acordos, que não tinha o aval dos trabalhadores, com a Prefeitura. Graças a esse acordo, de 9%, a Greve passou a ser considerada ilegal, e membros do alto escalão da Prefeitura do rio iam para a televisão, lembrar que o acordo já estava fechado, e portanto o trabalho tinha que voltar ao normal. Quando um sindicato serve aos seus interesses pessoais, e não ao trabalhador, fica mais difícil ganhar algo, pois o acordo com o empregador sela o fim da luta. Mas isso não parou os Garis, que voltaram para as ruas e aumentaram ainda mais a greve.

Não escolheram a época por acaso. Cruzar os braços no Carnaval foi uma grande estratégia, e na medida em que o lixo ia acumulando, o desespero do Governo aumentava. Durante alguns dias da Greve, foi anunciado pela imprensa oficial de Paes, que a greve não tinha grande adesão. Logo, esse dado foi claramente desmentido, pois se poucos aderiram a greve, porque as ruas do Rio estavam lotadas de lixo, por todo lado. É bom ressaltar também que essa Greve mostrou muito da falta de responsabilidade ambiental das pessoas.

Se não bastasse tudo isso, assim que o acordo entre o Sindicato comprado e a Prefeitura foi acertado, logo veio a notícia de que aqueles que não voltassem a trabalhar seriam demitidos. Foram anunciados 300, até para dar a dimensão a população, que eram poucos os grevistas. O Governo tentava limpar as ruas da Zona Sul, enquanto o lixo ia se acumulando ainda mais na Zona Norte. Mesmo assim, tudo ia ficando insustentável, e a imagem do Prefeito mais uma vez emporcalhada nas Redes Sociais. Tentaram até vender o Prefeito Eduardo Paes, no site “Bomnegócio.com”, mas nem o site aceitou. Ao mesmo tempo que o Prefeito ia se afogando no mar lixo, ia também sujando a imagem de Cabral, ainda mais, e conseqüentemente de Pezão, candidato a sucessor de Cabral, pelo próprio Cabral. Logo, as manifestações dos Garis na porta da Prefeitura ganharam ainda mais força, e mesmo, mais uma vez, a Globo dizendo que apenas 200 pessoas estavam na passeata, a força dos Garis ia aumentando, e aumentou.

Com o lixo por retirar, o Carnaval manchado e a imagem do Rio para o mundo indo para o saco de lixo, não houve muitas escolhas, fechar um acordo era prioridade, e agora o Sindicato não tinha mais força. Quando veio a notícia de que a proposta, nas negociações tinha chagado a 17%, segundo algumas pessoas na internet, logo a ordem era prosseguir e ir aumentando os valores gradativamente, até que chegou aos 37%. Em uma entrevista logo depois do acordo fechado, o Prefeito Eduardo Paes, disse que não sabia de onde iria cortar para pagar esse aumento, tentando induzir que os cofres da Prefeitura não tinham condições de assumir tal compromisso, e mais uma vez, assim como fez nas manifestações dos ônibus, ameaçou o povo.

O que os garis nos ensinaram? Como fazer uma greve e como derrubar um sindicato pelego. Como professor, não tive como não sentir admiração e vergonha ao mesmo tempo. Admiração pela união, pela garra e pela força de vontade dos caras. E vergonha por tudo ao contrário que os professores são. Mesmo com uma luz no fim do túnel, como vimos no ano passado, onde os professores do Estado e do Município do Rio enfrentaram de tudo, mesmo assim ainda é pouco. Temos ainda sindicatos mais preocupados com uma queda de braço política do que com o interesse maior, que é a Educação. Ainda somos mais desunidos do que quaisquer outros profissionais. E o pior, não conseguimos trazer para o nosso lado a opinião pública. Claro, que não podemos acumular e espalhar os alunos pelas ruas, mas é triste entender que nós mesmos, mas nós mesmo sim, nos tratamos com menos importância do que o lixo. Precisamos rever os nossos conceitos, ter mais ousadia e aprendermos com o que vemos a nossa volta, e os garis foram ótimos professores.



segunda-feira, 10 de março de 2014

2014 COMEÇOU PARA O NOSSO BLOG - ESSE ANO PROMETE !!!

O blog voltou, depois do carnaval, assim como todo Brasil. Esse ano tem Copa do Mundo, eleições e muito, mas muito mais. Dizer o que pensa não é bem uma virtude, mas ter a coragem de firmar seu pensamento é. Assim como no ano passado, queremos bater recorde de acessos, mesmo que muito deles, venham daqueles que tem medo do que escrevemos. Como é bom voltar.


No Brasil o ano só começa realmente depois do carnaval, na Bahia, acho que nem isso. E já indo por esse ritmo, por mais que não quisesse, decidi fazer a mesma coisa com o blog, ou seja, recomeçar depois do carnaval. Não era essa a intenção inicial, mas como professor, os horários demoram a se acertar, além de uma preguiça costumeira, que chega e não quer mais ir embora. O descanso foi bom, e assim como no ano passado, começamos uma nova temporada pelo blog. E essa temporada pode ser um pouco diferente.

2014 é ano de Copa do Mundo.
No ano passado tivemos um recorde de acessos, e para este ano projetamos a mesma coisa. A diferença é que este ano, tentarei ser menos burocrático, nas regras do blog. Teremos um pouco de tudo, futebol, cinema, religião, muita polêmica, e claro, como não poderia deixar de ser, muita política. Em ano de Copa do Mundo muita coisa acontecerá, inclusive a própria Copa, e ela mesmo será motivo de reflexão. E sobre esse tema iremos refletir bastante, tano na parte governamental, quanto na esportiva.

Não se esquecendo, em 2014 também
temos eleições, e elas já estão aí.
Em ano de eleição, muita coisa vai acontecer, e como sempre, não vou ficar em cima do muro, tenho lado, e sempre colocarei ele em evidência, mas claro, todos terão voz, até aqueles que pregam asneiras contra a democracia, mas se ainda tivéssemos na Ditadura Militar, não poderia falar nada. E por falar em Ditadura Militar, esse ano teremos a “Descomemoração do Golpe Militar”, e estaremos de perto acompanhando os últimos fatos, as novidades trazidas pelas Comissões da Verdade espalhadas pelo Brasil.

Como não poderia deixar de ser, a política estadual do rio de Janeiro terá destaque, assim como algumas cidades, como Barra Mansa e Duque de Caxias e Barra do Piraí. Em Barra Mansa darei continuidade a algumas coisas, que desde 2012 não cito, como as pífias atuações de alguns vereadores, que em ano de eleição estadual precisam pagar seus padrinhos com voto e inércia política.

Voltamos e já amanhã, falaremos sobre o assunto da semana, “Os Garis e sua vitória – Não varrendo a sujeira para debaixo do tapete”. E ainda sobre isso, como gostaria de ver vitória parecida com os professores, porém mais desunidos do que ratos de navio pronto para naufragar, não conseguimos avançar, e sucumbimos aos ataques de uma direita imbecil e televisiva.

Esse ano promete, e estaremos nele dizendo o que pensamos, mesmo não agradando a muitos. Um abraço a todos.